3º1

SEMANA 4 PET 2
AULA 9

Etapas de um trabalho cinematográfico

 

Ao lidar com a linguagem audiovisual, podemos encontrar uma diversidade de produções: vídeo-arte, vídeo-dança, curta-metragem, longa-metragem, dentre outras. O cinema é um dos mais populares, agregando uma variedade de criações e de gêneros. As produções cinematográficas têm procedimentos específicos para a criação de um filme, por exemplo. Todo filme começa com a organização do roteiro que define os detalhes, a descrição técnica das cenas, demonstrando o que é necessário para filmagem, o enquadramento, plano e ângulo de captação de imagens. No roteiro, há o cabeçalho de cena, onde está definido o ambiente onde vai ser filmado (interno ou externo), o local (praça, escola, praia, rio, etc), tempo (ensolarado, nublado, chuvoso, etc) e o período do dia (manhã, tarde, noite, etc). Posteriormente, é descrita a ação que será executada, onde também poderá aparecer o diálogo entre os personagens. No fim de cada cena, demarca-se as transições indicando os cortes de uma cena para outra.

 

1 —   Leia as três cenas extraídas do roteiro do curta metragem “Água-viva” do roteirista Raul Maciel.

 

TELA PRETA:

Ruídos e ambiência: saída de escola, vozes de crianças, motores de carro parados, algumas buzinas, gritos, risadas.

 

 

CRÉDITOS INICIAIS:

 

TÍTULO: ’Água-viva’

 

 

 

CORTE RELACIONADO:

 

 

 

PARTE I

 

 

 

1 EXT. CIDADE GRANDE (PORTA DA ESCOLA) — TARDE

 

 

 

Ruídos e ambiência permanecem ao fundo.

 

ROBERTO, cerca de 45 anos, calvo, espera sentado no banco do motorista. O vidro da janela está molhado.

 

Ruído: um grupo de crianças passa, risadas.

 

Ele olha para o lado, observa-os passarem. Volta a olhar para frente. Pensativo. Alguém entra no carro.

 

 

ELISA (O.S.)

 

Oi, pai, desculpa a demora.


Ruído: ela bate a porta.

 

 

 

ELISA, cerca de 15 anos, magra, vestida de uniforme, coloca o sinto e olha para seu pai.

 

 

 

ROBERTO

 

Então, filha. Você falou que o Cláudio tava estranho, né. Ele morreu hoje de manhã.

 

 

 

O carro sai. Elisa olha pela janela.

 

Ruído: trânsito, carros, buzinas, motores.

 

O vidro da frente do carro está molhado, algumas gotas escorrem. ELISA ajeita o para-sol e olha-se no espelho. Passa a mão no cabelo, colocando-o atrás da orelha. A mão de Roberto entra e fecha o para-sol.

 

 

 

 

CORTA PARA:

 

 

 

2. 2 INT. CASA (CORREDOR) — NOITE

 

 

Nas mãos uma pequena caixa de presente com embrulho e laço. É ROBERTO, que caminha até a porta fechada. Olha para trás. O espelho ao lado está coberto.

 

Ele põe o rosto rente à porta e escuta.

 

Ruído: água corrente, alguém escova os dentes, cospe.

 

 

 

CORTA PARA:

 

 

 

3 INT. CASA (QUARTO) — NOITE

 

 

 

ROBERTO (O.S.)

 

É meio coisa de criança, né?

 

 

 

ELISA, sentada na cama, ergue o móbile com a mão e observa.

 

 

ELISA

 

Ah... é bonito.


Ela guarda o móbile no embrulho ao seu lado.

 

Olha em direção ao pai.

 

ROBERTO está encostado na escrivaninha, ao lado do aquário na estante.

 

 

 

ELISA (O.S.)

 

O que você fez com o Cláudio?

 

 

 

Roberto olha para o aquário.

 

 

 

ROBERTO

 

Enterrei ali na grama. Do lado da piscina.

 

 

 

Ele olha para a filha.

 

 

 

ROBERTO (CONT.)

 

A partir de amanhã você pode ir sozinha pra escola. O que você acha?

 CORTA PARA:


2 —   Utilizando o material que tiver disponível (marca texto, lápis de cor, giz de cera, canetas de cores distintas ou lápis de escrever), diferencie no texto o que identifica os conteúdos de um roteiro:

 

— cabeçalho do roteiro

 

— ação

 

— diálogo

 

— transição

 

Dica: caso não tenha disponível matérias de cores diferentes para identificar cada parte do roteiro, utilizando o lápis de escrever você pode circular, grifar, utilizar símbolos (asterisco *, parênteses (), colchetes [], chaves {}, jogo da velha #) para destacar as partes solicitadas.


Caro estudante, cara estudante, chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima…


SEMANA 3 PET 2
AULA 8

Stop Motion: imagem em movimento

 

O surgimento dos filmes deriva do aprimoramento da tecnologia de captação de imagem por meio da fotografia. A fotografia é o processo de impressão de uma imagem em uma película sensível a luminosidade. Daí o nome: “FOTO”, que vem do grego e significa “luz” e “GRAFIA”, que significa “estilo”. Ou seja, precisa de luz para que as fotografias sejam produzidas. Desde a primeira câmera fotográfica até os tempos atuais, houveram diversas experimentações, pois tinha-se o desejo de conseguir captar o movimento por meio da imagem. Experimentou-se colocar várias câmeras, uma do lado da outra, criando um mecanismo para que cada um fosse acionada uma seguida da outra enquanto um movimento era feito. Esse experimento ficou conhecido como Stop Motion, que é uma técnica de criar movimento em imagens de “quadro-a-quadro”. Isto é, quando a tecnologia ainda era limitada para reproduzir o movimento por meio da captação da imagem, era feito uma imagem para cada alteração do movimento, gerando diversas fotos para produzir um segundo de movimento. São necessárias 24 imagens, mais ou menos, para criar um segundo de movimento. Quantas imagens são necessárias para fazer um minuto de movimento?

Observe que, na imagem acima, são captados um instante diferente do movimento de correr de um gato. Se essa sequência for sequenciada, teríamos 1 segundo de imagem em movimento. É assim que filmes de animação são feitos, tanto por foto quanto por computadores. Faz-se imagens que se repetem e se modificam gerando os movimentos desejados. Quais filmes de animação você conhece? Quanto tempo você imagina que dura um processo de criação de uma animação, desde o roteiro até a exibição?

 

1 —   Responda:

 

a)    O que é fotografia?

b) O que é Stop Motion?

c) Como se gera uma imagem em um filme de animação?

d)  O que você acha dos filmes de animação? Quais são suas experiências com esse gênero cinematográfico?

SEMANA 2 PET 2 PÁG 181
AULA 7

 

O uso da câmera na filmagem: planos e enquadramentos

 

Ao iniciar uma filmagem, precisamos decidir o que queremos que apareça nas imagens captadas. Tais escolhas chamamos de enquadramento, que consiste na deliberação do que vai aparecer em cada cena e como elas serão assistidas posteriormente. Nesse sentido, o enquadramento depende diretamente do plano, da altura e do ângulo que está sendo filmado. Ao escolher o plano, estamos decidindo qual a distância entre a câmera e o objeto que está sendo filmado, o que influenciará o modo como o espectador compreenderá a cena. Os principais tipos de planos são:

 

Plano geral: a câmera fica longe dos objetos, de modo que é possível filmar todo o cenário.

 

Plano de conjunto: o ângulo é aberto, assim como o plano geral, pegando boa parte do cenário, mas é possível identificar os rostos e objetos mais distantes.

 

Plano médio: a câmera está posicionada a uma distância média do objeto/pessoa, ocupando boa parte da imagem.

 

Plano americano: a imagem é produzida captando do joelho para cima da pessoa.

 

Plano fechado ou close up: a câmera foca o objeto ou a pessoa de maneira muito próxima, sendo possível ter muitos detalhes do que é filmado.

 

1 —   Analise as imagens a seguir e classifique-as de acordo com os planos de filmagem (geral, conjunto, médio, americano, fechado).

IMAGEM 1                                          IMAGEM 4                           IMAGEM 7

IMAGEM 2                                         IMAGEM 5                            IMAGEM 8

                 IMAGEM 3                                                 IMAGEM 6

 A) IMAGEM 1_____________________________
 B) IMAGEM 2_____________________________
 C) IMAGEM 3_____________________________
 D) IMAGEM 4_____________________________
 E) IMAGEM 5_____________________________
 F) IMAGEM 6_____________________________
 G) IMAGEM 7_____________________________
 H) IMAGEM 8_____________________________

SEMANA 1 (PET2) Pág 177
AULA 6

Criação e produção de um filme

As artes visuais, a dança, o teatro e a música são linguagens artísticas que estão presentes na hu-manidade desde tempos remotos. A realização dessas ações artísticas faz parte da experiência so-cial humana e é por isso que estudamos as mesmas, para compreender as distintas maneiras que as sociedades se expressam artisticamente. A linguagem audiovisual surge devido ao desenvolvimento tecnológico. Os primeiros filmes foram feitos por meio de Stop Motion, que consiste na sequência de muitos com diferenças mínimas, que quando exibidas em sequência, geram movimento na imagem. Ou seja, atualmente, com acesso a distintas tecnologias, tem-se a possibilidade de criar artisticamente diversos tipos de obras.

Para um filme ser feito, tudo começa por um roteiro. Antes de pensar a história propriamente dita, é necessário planejar a sequência de cenas e quais ações vão estar contidas nelas. Ou seja, o roteiro é o planejamento da filmagem como um todo. Depois disso é que são pensados os diálogos, iluminação, trilha sonora, movimento de câmera, dentre outras coisas. Desse modo, podemos compreender que o audiovisual possui técnicas específicas de produção, que vão ser aplicadas de acordo com os desejos estéticos do roteirista e do diretor. O diretor, por sua vez, exerce um papel importante na concepção da filmagem, pois a partir do roteiro, ele desenvolve a narrativa e acompanha todo o processo de filma-gem, orientando tanto a captação de imagens como a ação dos atores.

1 —  De posse dessas informações técnicas sobre a produção do audiovisual, desenvolva um roteiro de filmagem com o tema “Em quarentena”. Para isso, siga os passos abaixo:

a)     Descreva qual é a sua rotina nesse período de isolamento social durante a pandemia de COVID-19.
b)     Escolha as três coisas que você considera mais importante de sua rotina para se tornarem cenas do seu roteiro.

Exemplo: 1 Acordar, levantar, lavar o rosto e tomar café; 2 Olhar redes sociais e assistir televisão; 3 Ajudar nas tarefas de casa.

CENA 1_____________________

CENA 2_____________________

CENA 3_____________________

c)     Agora, descreva com o máximo de detalhes quais ações são executadas em cada uma das cenas.

Exemplo: 1. Joana acorda com o despertador tocando, desativa o alarme, verifica as horas e olha rapidamente as redes sociais, ainda deitada. Joana coloca o celular em cima do travesseiro, senta na beira da cama, calça os chinelos e dirige-se para o banheiro. Ela usa o vaso sanitário, dá descarga e vai para pia, onde lava as mãos e o rosto, fecha a torneira, enxuga o rosto com a toalha e sai do banheiro, dirigindo-se para a cozinha para pegar um xícara. Senta-se à mesa e começa a tomar o café da manhã.


CENA 1 _________________________

CENA 2 _________________________

CENA 3 _________________________


SEMANA 5
AULA 5

COMPREENDENDO A MÚSICA 

O que é som?

O som é um fenômeno acústico. Sons são ondas produzidas pela vibração de um corpo qualquer, transmitida por um meio (gasoso, sólido ou líquido), por meio de propagação de frequências regulares ou não, que são captadas pelos nossos ouvidos e interpretadas pelos nossos cérebros.

Como os sons são produzidos?

Todos os sons conhecidos são produzidos por vibrações. Quando agitamos ou tocamos algum instrumento, uma parte dele vibra. As vibrações produzidas se deslocam formando ondas sonoras que são captadas por nossos ouvidos. Essa propagação é semelhante às ondulações que se formam na água de um lago quando jogamos uma pequena pedra.
Cada instrumento possui uma característica diferente, por isso são tocados de formas diferentes. Os instrumentos podem ser dedilhados, percutidos, sacudidos, soprados ou produzidos por interferência eletrônica.


ELEMENTOS FORMAIS

Os elementos formais são características próprias que dão forma à música, percebidas pelos nossos ouvidos. São cinco os elementos formadores do som, e é articulando esses cinco elementos que se criam músicas:

Timbre
O Timbre é a “cor” do som. Aquilo que distingue a qualidade do tom ou voz de um instrumento ou cantor, por exemplo, a flauta do clarinete, o soprano do tenor.
Cada objeto ou material possui um timbre que é único, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz, tão individual quanto as impressões digitais.

Intensidade
A intensidade é a força do som, também chamada de sonoridade. É uma propriedade do som que permite ao ouvinte distinguir se o som é fraco (baixa intensidade) ou se o som é forte (alta intensidade) e ela está relacionada à energia de vibração da fonte que emite as ondas sonoras. Ao se propagar, as ondas sonoras transmitem energias que se espalham em todas as regiões. Quanto maior é a energia que a onda transporta, maior é a intensidade do som que o nosso ouvido percebe. É semelhante ao que habitualmente chamamos de volume.

Altura
É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves. São essas vibrações que definem cada uma das notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si; assim, a velocidade da onda sonora determina a altura do som, por isso cada nota tem sua frequência (número de vibrações por segundo). A altura de um som pode ser caracterizada como definida ou indefinida. Em ambos os casos, os sons podem ser agudos ou graves. Os instrumentos de altura indefinida são incapazes de produzir uma melodia, visto que a maioria deles emite um som, que a voz humana ou outro instrumento de altura definida não conseguem imitar.

Densidade
A densidade sonora é a qualidade que estabelece um maior ou menor número de sons simultâneos. Quando ouvimos um grande conjunto de timbres simultaneamente dizemos que a música em questão tem uma grande densidade sonora.

Duração
A duração é o tempo que o som permanece em nossos ouvidos, isto é, se o som é curto ou longo. É a característica que revela o tempo de emissão de um som. Depende do tempo que duram as vibrações do objeto que os produz. As diversas durações são utilizadas em combinação com uma regularidade básica chamada de pulso ou pulsação. Essas variações são comumente chamadas de ritmo.
Alguns sons possuem ressonância curta, isto é, continuam soando por um breve período de tempo, como o som dos tambores, e outros tem ressonância longa, como os sons dos sinos que permanecem soando por um período de tempo maior.

Agora vamos analisar!

01-  O que são e quais são os elementos formais da música?

 02-  De acordo com o texto quais os diferentes tipos de instrumentos? Você toca algum desses instrumentos? Qual? Se não toca qual gostaria de aprender e porquê?

 03-  Faça um resumo em seu caderno com cada um dos elementos da música citados no texto. 

04- Abaixo segue um trecho de uma música que fala sobre a realidade nas comunidades
periféricas.

A)            Analise o trecho e descreva quais sentimentos ele aguça em você.


Nosso Plano (Tribo da Periferia)
(...)
Ela é o meu equilíbrio emocional A tempestade e o final feliz
Porque nós somos a chave, a porta é a rua De menos promessa
De mais aventura
A vida é só uma o medo é cadeado Segue o plano adiante
Mas se tudo der errado (...)

B). Se a letra da música fosse sua como completaria a rima?





Dica: Ouça músicas de estilos variados, isso aumenta a sua bagagem cultural!
            Bom trabalho e boa semana!


SEMANA 4
AULA 4
                                     A arte do filme silencioso

O filme da era silenciosa era geralmente de natureza simplista; agiu em movimentos excessivamente animados para atrair os olhos; e acompanhada de música ao vivo, tocada por músicos no teatro, e títulos escritos para criar um clima e narrar uma história. Dentro dos limites desse meio, um cineasta em particular surgiu para transformar o filme mudo em uma arte e para desbloquear o seu potencial como um meio de expressão séria e persuasão. O Cinema mudo é referência “O som aniquila a grande beleza do silêncio.” Charles Chaplin. Quando se fala de trilha sonora, temos que ter como referência vários compositores do mundo cinematográfico, e também é impossível deixar de citar o famoso cinema mudo como grande exemplo. O cinema mudo veio para que as pessoas tomassem gosto de ir ao cinema e assistir a um filme onde havia emoção, aventura, comédia, etc., ele é uma junção da imagem com a música que a cada tipo de cena muda o tipo de sonorização para que provocasse um efeito de mudança das cenas. Com destaque para Charles Chaplin, um homem humilde cuja dignidade vai além de seus trajes maltrapidos, folgados sapatos, um chapéu-coco e uma bengala, suas marcas registradas e imortalizadas na história do cinema mudo. Acesse aqui : https://youtu.be/fCkFjlR7-JQ (Charlie Chaplin Tempos Modernos (Dublado) | Versão Brasileira - Herbert Richers).

1)    Com base no texto, quem foi Charles Chaplin? E qual a sua contribuição para o Cinema mudo?
Porque o Cinema mudo é tão interessante de se assistir? Que recursos tecnológicos foram utilizados na ausência da fala dos personagens?

Embora as técnicas de tingimento e pintura manual tivessem sido métodos disponíveis para adicionar cor aos filmes por algum tempo (Georges Méliès, por exemplo, contratou uma equipe para pintar à mão muitos de seus filmes), nenhum dos métodos pegou. A técnica de pintura à mão tornou-se impraticável com o advento do cinema produzido em massa, e o processo de tingimento, que os cineastas descobriram que criaria uma interferência na transmissão do som nos filmes, foi abandonado com a ascensão do talkie. No entanto, em 1922, a empresa Technicolor de Herbert Kalmus introduziu uma técnica de transferência de corantes que lhe permitiu produzir um filme completo, The Toll of the Sea, em duas cores primárias (Gale Virtual Reference Library). Apesar do sucesso de certos filmes coloridos na década de 1930, Hollywood, como o resto dos Estados Unidos, estava sentindo o impacto da Grande Depressão, e as despesas de câmeras especiais, equipes e processamento do laboratório Technicolor tornaram os filmes coloridos impraticáveis ​​para os estúdios tentando para cortar custos. Portanto, não foi até o final da década de 1940 que Technicolor iria substituir amplamente o filme em preto-e-branco.
 Os Três Porquinhos da Disney (1933): https://youtu.be/npH0WnZRH-Y
A Branca de Neve e os Sete Anões (1936): https://youtu.be/_l5B4bZIM60
1)   Em relação ao cinema ganhar cor, responda: Você considera o cinema colorido mais atraente do que o cinema mudo? Justifique.
2)   Segundo o texto, o que se tornou impraticável com o advento do cinema produzido em massa? Explique.
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SEMANA 3
AULA 3

A ORIGEM DA MÚSICA NA HUMANIDADE

A música faz parte da vida da maior parte da população mundial, seja apenas como fundo em bares e festas ou como forma de expressar os sentimentos mais internos. Contudo, a música que nós conhecemos hoje é uma derivação de um código inicial, um sistema que aparenta ser simples, porém ajuda a construir a complexidade cultural do ser humano.



Pintura egípcia retratando o uso de alguns instrumentos musicais.


A música sempre esteve presente no universo, antes mesmo da chegada do homem no ambiente terrestre. Os sons da natureza, tais como o barulho das ondas do mar, a brisa serena, o canto dos pássaros, etc, representaram por muito tempo uma canção puramente natural, mas que ajudou na origem da música como marca cultural da sociedade moderna.
A música sempre esteve presente no universo, antes mesmo da chegada do homem no ambiente terrestre. Os sons da natureza, tais como o barulho das ondas do mar, a brisa serena, o canto dos pássaros, etc, representaram por muito tempo uma canção puramente natural, mas que ajudou na origem da música como marca cultural da sociedade moderna.

Os antigos hominídeos foram capazes de distinguir os sons da natureza para a sua sobrevivência no ambiente, e por instinto, descobriram o mais precioso dos instrumentos musicais: a voz. Naquele período, a voz ainda não era utilizada como uma combinação de notas para formar uma harmonia, era principalmente uma forma de comunicação por impulso, tal como a de outros animais.

Com a evolução do homem primitivo,vieram instrumentos para facilitar o dia-a-dia (utensílios, instrumentos de caça e pesca, etc) e posteriormente, houve a criação de equipamentos que faziam barulhos interessantes. Pouco a pouco, o homem criou a sensibilidade necessária para juntar batidas desalinhadas e o silêncio a fim de construir notas e a partir delas a harmonia.
Nos destroços deixados pelas cidades da antiga Mesopotâmia, historiadores encontraram o que julgaram ser harpas de 3 a 20 cordas de origem assíria. Em símbolos cuneiformes, o povo de 800 a.C foi capaz de criar um acompanhamento de harpa para duas e três vozes.

O foco da linguagem musical nas civilizações primordiais era expresso para fins religiosos. No Egito, a música estava presente em cerimônias de cunho religioso, pessoas utilizavam ''discos'' e ''paus'', harpas, flautas diversas e a voz, havia até mesmo corais para homenagear os deuses durante os rituais sagrados. A escala egípcia era constituída de tons e semitons (diatônica).
Na Grécia, a música era utilizada como forma de adoração às belezas da natureza, à sua perfeição e forma. Foi na Antiguidade Clássica que a teoria musical surgiu. A sua representação se dava por quatro sons com as letras do alfabeto (tetracordes), os gregos também uniram a matemática para a criação de períodos e notas musicais. Além disso, os poemas tinham o acompanhamento de instrumentos musicais nacionais (lira e citara).



Durante a Idade Média, mais precisamente no século XI, o movimento literário e poético chamado de ''Trovadorismo'' originou as cantigas, que inspiradas na Antiguidade Clássica, eram constituídas por poemas cantados com auxílio da voz e outro instrumento, como viola, lira, harpa, flauta, alaúde, etc. Essas cantigas, apresentadas em jograis, tinham como tema, o amor cortês por alguém intocável (cantiga de amor), a glorificação da natureza como uma personificação do sentimento real por uma outra pessoa(cantiga de amigo), críticas indiretas ou diretas e de cunho zombeteiro (cantigas de escárnio e maldizer).

O ápice da fé na Idade Média, proporcionou que a igreja tivesse uma grande influência sobre as produções musicais da época. Com isso, nasceu o famoso canto gregoriano que era cantado em latim e por isso, sua composição era pouco acessível às camadas populares, que eram formadas por uma maioria analfabeta e que preferiam falar em um dialeto informal (mais tarde, dará origem às línguas nacionais). Ao lado uma partitura de um canto gregoriano.







A fim de contrariar a forma que imperava no período, o Romantismo na música, tal como na literatura, idolatrava a liberdade na concepção musical e na sua estrutura. O conteúdo das composições românticas tinha como essência a expressão exacerbada de emoções e críticas. Foi com o Romantismo que surgiu a música nacionalista, folclórica.
Portanto, conclui-se que a música contemporânea fez, e faz, parte de uma seleção e adaptação. A música é recriada

de geração em geração, influencia e é influenciada por diversas sociedades, assim como qualquer outro aspecto do ser humano, é complexa e mutável, evolui diariamente para refletir os anseios do homem e deixar a marca de uma história, de um tempo, de uma vida.

Muito bem! Este foi apenas um resumo bem simplificado da evolução da música na história da humanidade. Agora vamos analisar.

01-   Qual as principais funções da música ao longo de sua história?

 02-   Levando em consideração as usas experiências e com base no texto, quais as mudanças entre a música de antigamente e hoje em dia?
  
03-Para você quais as funções e as aplicações da música no mundo contemporâneo?


Bom trabalho e boa semana!


SEMANA 2
AULA 2
CINEMA (continuação)
Nos primeiros anos, os cinemas ainda rodavam filmes de um único rolo, que chegavam a um comprimento padrão de 1.000 pés, permitindo cerca de 20 minutos de reprodução. No entanto, as empresas começaram a importar filmes de vários rolos de produtores europeus por volta de 1907, e o formato ganhou aceitação popular nos Estados Unidos em 1912 com o bem-sucedido Queen Elizabeth, de Louis Mercanton, um "recurso" de três rolos e meio, estrelado pela atriz francesa Sarah Bernhardt. À medida que os expositores começaram a mostrar mais recursos - como o filme de múltiplas bobinas passou a ser chamado -, descobriram umas séries de vantagens em relação ao curto de um único rolo. Por um lado, o público viu esses filmes mais longos como eventos especiais e estava disposto a pagar mais pela entrada.

Atividades

1) Conforme o texto afirma, responda: Qual o motivo do público ver os filmes mais longos como eventos especiais?
2) Em sua opinião, qual a maior vantagem de hoje ter o cinema com o acesso facilitado?
3) Você costuma ir ao cinema? Que tipo de filme mais gosta? Relate.

**TODA ATIVIDADE DEVE SER FEITA NO CADERNO
Copiar as perguntas e responder, não há a necessidade de copiar o texto.

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SEMANA 1
ATIVIDADES

CINEMA


A história do cinema, tal como a conhecemos hoje, originou-se no início do século XIX através de uma série de desenvolvimentos tecnológicos: a criação da fotografia, a descoberta da ilusão do movimento através da combinação de imagens fixas e individuais e o estudo da locomoção humana e animal. Em 1891, o inventor Thomas Edison, junto com William Dickson, um jovem assistente de laboratório, saiu com o que eles chamaram cinetoscópio, um dispositivo que se tornaria o predecessor do projetor de filmes cinematográficos. O kinetoscópio era um armário com uma janela através da qual os espectadores podiam experimentar a ilusão de uma imagem em movimento tira de filme de celulóide com uma sequência de imagens, foi rapidamente enrolada entre uma lâmpada e uma lente, criando a ilusão de movimento.
Para saber mais sobre a história do cinema, acesse o link:https://www.youtube.com/watch?v=APe8x6ctmFU&feature=youtu.be


A SÉTIMA ARTE - A história do cinema de animação.

1) Faça um breve resumo sobre a história da sétima Arte ( O cinema).
2) Onde e quando originou-se o Cinema e quem foi o inventor do aparelho tecnológico cinetoscópio?
3) Retrate atráves de um desenho seu filme preferido.

*Todas as atividades devem ser realizadas em seu caderno

Um comentário:

  1. Venho aqui justificar minha ausência a partir de hoje (09/07/2020) nos grupos de whatsapp.
    Meu celular estragou estarei acompanhando as atividades pelo blog, pois ainda não tenho previsão de quando comprar outro.
    Att: Nicolly de Souza Mangia
    3º1

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