SEMANA 3 PET 2
AULA 10
A ARTE E O ESPECTADOR
No período
Moderno, a Arte deixa de meramente comunicar preceitos religiosos ou afirmar o
poder e as conquistas das monarquias. Além disso, sua produção não fica
restrita a uma exatidão técnica, matemática ou anatômica.
Nesse período, a Arte é produzida para propiciar
uma experiência estética no espectador, na pessoa que aprecia a obra. A
experiência estética é entendida como a potencialidade da obra causar no
apreciador: análises, reflexões e pensamentos sobre si mesmo, sobre a
sociedade, bem como, levá-lo a refletir sobre o contexto de criação da peça
artística. Ou seja, ao vivenciar a experiência estética o espectador, além de
se emocionar, precisa mobilizar conhecimentos prévios para ler e interpretar a
obra.
Nesse
sentido, a Arte deixa de cumprir uma função de comunicação de uma história,
fato do passado, crença, valores cívicos e éticos. Sua intenção é despertar no
espectador a interação com a obra, de-sencadeando análises e produção de
conhecimento por meio da reflexão de si e da sociedade.
1 — Observe a pintura (A persistência da memória (1931) de Salvador Dali) e
responda às questões:
a)
Descreva a imagem: o que você vê nela?
b)
Para você, essa pintura é uma obra de arte? Por
quê?
c ) Que sensações a imagem te provoca?
d) O que
você faria se fosse um crítico de arte e recebesse essa obra para ser avaliada?
SEMANA 2 PET 2
AULA 9
REPRESENTATIVIDADE E IMAGINAÇÃO
Na Idade
Média, as principais obras produzidas na Europa tinham o objetivo de
representar as histórias bíblicas nas igrejas e castelos. Tendo em vista que a
maioria da população era analfabeta, os desenhos, esculturas e pinturas
facilitavam os ensinamentos dos valores cristãos católicos.
Os
artistas atuavam também na realização de obras decorativas com os temas
mitológicos ou exaltando o reinado dos reis. Nesse sentido, ficavam longos
períodos desenvolvendo as encomendas e envolvidos com as construções de
igrejas.
Porém, com
o Renascimento o artista teve mais autonomia para criar, refletindo os ideais
daquela sociedade. Por esse motivo, a obra de um artista só seria considerada
elevada e bela se nela houves-se uma racionalidade expressa por meio da
criatividade, imaginação e subjetividade. Dentro desse período renascentista as
obras deveriam ser desenvolvidas por meio de estudos matemáticos e da anatomia
humana.
1 — Diante dessas definições, classifique as imagens
abaixo como Idade Média ou Renascentista.
Figura 1:
Jesus e os doze discípulos — Museu Nacional da
Catalunha
Figura 2:
Escola de Atenas — Vaticano
Figura 3: Pietà — Vaticano
Figura 4: Madre
Hija — autor
|
desconhecido FIGURA 1- FIGURA 2- FIGURA 3- FIGURA 4-
2 — Escolha uma das imagens e descreva o que está
representado nela, indicando qual o possível discurso/interpretação da obra.
3 — A partir do contexto que foi criado (Medieval ou
Renascentista), discorra sobre a função social (da obra escolhida na questão 2)
de acordo com o texto.
|
SEMANA 1 PET 2 Pág 194
AULA 8
O QUE
APRENDEMOS QUANDO ESTUDAMOS ARTE?
Existem na escola muitas dúvidas sobre o estudo de Arte. Há ainda
opiniões de que a Arte não possa ser concebida como um campo de estudo que
possibilita conhecer o mundo ao qual vivemos e a nós mesmos como seres sociais.
Por isso, muitos confundem a Arte com relaxamento e descontra-ção e a limitam
ao lúdico e ao entretenimento. Dessa forma, se torna necessário pontuar que o
estudo da Arte nos torna conhecedores de distintas maneiras de intervir no
mundo, elaborando expressões de maneiras poéticas, metafóricas, imagéticas,
sonoras e cenestésicas.
A Europa concentra algumas das definições mais clássicas e mais
recorrentes do que é Arte. A princípio, Arte é entendida como uma ação humana,
realizada por um artista que utiliza meio estéticos e materiais para
concretizar uma obra artística. Esse objeto de arte pode ser uma pintura,
escultura, cerâ-mica, sons, movimentos e tecnologias. Além disso, para ser
reconhecido como obra de arte o objeto deve utilizar de materiais nobres, estar
em lugares legitimados e o artista tem de ter consagrado seu nome como um
importante produtor e pensador de Arte. Porém na atualidade as concepções de
arte mudaram. O contato com as diferentes culturas, a mudança de relação
econômica e o acesso à internet tem gerado questionamentos sobre os padrões
clássicos de feitura de arte.
Na Antiguidade, entre os sec. 400 a.C. a 300 a.C. era predominante o
pensamento de que para ser Arte tinha de ter uma técnica precisa e com padrões
específicos para serem reproduzidos. Ou seja, para ser uma obra de arte deveria
ser feito um trabalho minucioso, cuidadoso e virtuoso, com um aca-bamento
impecável. Deveria ainda expressar uma reflexão moral e ética para ser
considerada bela, pois a beleza só poderia ser acessada por meio dos valores.
É por isso que quando observamos as expressões de arte egípcia, grega,
persa, etc..., constatamos o registro dos valores civis dessas sociedades, bem
como as rotinas e práticas por eles desenvolvidas. Percebemos a narração, por
meio de imagens e esculturas, da relação do ser humano com as divindades por
eles cultuados.
1 — Observe as imagens a seguir e resolva as questões.
Figura 1: Arte egípcia
|
Figura 2: Arte grega
|
A) Descreva as imagens: o que você vê expresso nas
imagens? Figura 1:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Figura 2:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) a) Quais práticas/valores importantes da sociedade
egípcia e grega estão expressas nessas imagens?
C) Fundamentado na leitura do texto, por qual
motivo essas imagens foram produzidas naquela época?
SEMANA 7
AULA 7
História da Arte e Arquitetura do Egito
Edifícios, pinturas, esculturas
e artes aplicadas do antigo Egito, da pré-história à conquista romana no ano 30
a.C. A história do Egito foi a mais longa de todas as civilizações antigas que floresceram
em torno do Mediterrâneo, estendendo-se, quase sem interrupção, desde
aproximadamente o ano 3000 a.C. até o século IV d.C.
A natureza do país — desenvolvido em torno do
Nilo, que o banha e fertiliza, em quase total isolamento de influências culturais
exteriores — produziu um estilo artístico que mal sofreu mudanças ao longo de
seus mais de 3.000 anos de história.
Todas as manifestações
artísticas estiveram, basicamente, a serviço do estado, da religião e do faraó,
considerado como um deus sobre a terra. Desde os primeiros tempos, a crença
numa vida depois da morte ditou a norma de enterrar os corpos com seus melhores
pertences, para assegurar seu trânsito na eternidade.
O intercâmbio
cultural e a novidade nunca foram considerados como algo importante por si
mesmos. Assim, as convenções e o estilo representativos da arte egípcia,
estabelecidos desde o primeiro momento, continuaram praticamente imutáveis
através dos tempos. Para o espectador contemporâneo a linguagem artística pode
parecer rígida e estática. Sua intenção fundamental, sem dúvida, não foi a de
criar uma imagem real das coisas tal como apareciam, mas sim captar para a
eternidade a essência do objeto, da pessoa ou do animal representado.
Construção de complexos funerários para os faraós em Abidos e Sakkara .
Os hieróglifos (escrita figurativa), forma de escrever a língua egípcia, encontravam-se
então em seu primeiro nível de evolução e já mostravam seu caráter de algo
vivo, como o resto da decoração.
·
III dinastia: Construção
de pirâmides, substituíram as mastabas como tumbas reais.
A partir da leitura resolva as questões:
1) ( FURG ) O Antigo Egito é
conhecido pela grandeza de sua arte e arquitetura representadas pelas
pirâmides. Sua religião é estudada por historiadores, arqueólogos,
antropólogos, místicos entre muitos outros. Sobre a religião egípcia podemos
afirmar: (https://youtu.be/r2_bzZPSkJ0) Acesse o link para mais
informações sobre a religião egípcia.
a. O rei era definido como o
centro de todas as coisas, com a religião politeísta no Egito.
b. O rei se definia literalmente
como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros.
c. O rei se definia
literalmente como o centro de todas as coisas, e sua religião era monoteísta.
d. O rei se posicionava como
centro do mundo natural, inclusive dos países estrangeiros, e não tinham
religião.
2) Qual o motivo da civilização do
Egito ser a mais longa de todas as civilizações? E qual a importância do Rio
Nilo para os egípcios?
3) Na III Dinastia, grandes
mudanças ocorreram tanto no governo quanto na arquitetura dos povos egípcios.
Que monumentos podemos citar como referência dessas substituições?
4) Assista ao vídeo e pontue
características da Arte do Antigo Egito e exponha sua opinião sobre a cultura.
(Mínimo 10 linhas). Link de acesso ao vídeo: https://youtu.be/DGEGsd820ds - Egito Antigo - Parte 1
SEMANA 6
AULA 6
Continuação...
CANOPOS
Os
Vasos Canopos era um recipiente utilizado pelos Egípcios antigos para
colocar órgão retirado do morto durante o processo de mumificação. Esses vasos eram feitos de madeira, pedra,barro e alabastro. Cada tampa apresenta a cabeça esculpida de animal e de homem.
Ø A
tampa com cabeça
de chacal era guardado o
estomago;
Ø A
tampa de babuíno
era guardado o pulmão;
Ø A
tampa de falcão era
guardado o intestino;
Ø A
tampa com a cabeça
de homem era guardado o
fígado.
ATIVIDADES
1-Observe
e quadricule o mapa do antigo Egito e amplie nas medidas:
· 20 x 30 . E incluir no
mapa a Esfinge de Gizé
2-
Observe os canópicos e AMPLIE o desenho na medida
· 10x18 cada um, e pinte com
as cores complementares.:
3-
Amplie Cleópatra 12X15 e pinte (destacar as cores primárias)
4- Amplie a ânfora 12X15 e pinte (
destacar as cores secundarias)
SEMANA 5
AULA 5
A Evolução da Arte
Há
milhares de anos a arte segue evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade.
Algumas representações da arte são
indispensáveis como, por exemplo,
a música que é
capaz de nos alegrar quando estamos tristes. É interessante
pensar que muitas obras admiradas foram
produzidas por comunidades que sequer consideravam aquela atividade como "artística".
É o caso da arte egípcia, ou, mais próxima de nós, da
arte indígena.
No
Egito antigo, a atividade
plástica estava a serviço da
religião, cujas características eram politeísmo, crença na
imortalidade da alma e Juízo Final. Eles acreditavam que após a morte a alma
voltaria para habitar o corpo ou algo que lembrasse o morto. Por isso,
desenhavam figuras nas
paredes - das pirâmides para os faraós, dentro de casa, para os mais pobres. É
o que se chama
"arte tumular".
Os
povos indígenas também são exemplo de comunidades que fazem objetos com
finalidades diversas,
sem o intuito de fazer exposições em galerias, mas igualmente com alto valor
artístico
O Egito
foi assim...
Anúbis:
deus dos mortos e do submundo
Os antigos egípcios já
eram conhecedores das ciências exatas,
da medicina, do cultivo
da terra, do artesanato. Eles desenvolveram
uma escrita com signos
e desenhos, denominada pictográfica, a qual os
gregos chamavam de hieróglifa.
Deuses
Egípcios
No
Egito Antigo, as pessoas seguiam uma
religião politeísta,
ou seja,
acreditavam em vários deuses.
Estas
divindades possuíam algumas
características (poderes)
acima da
capacidade humana. Poderiam,por
exemplo, estar presente em vários locais ao mesmo tempo, assumir várias formas (até mesmo
de animais) e
interferir diretamente nos fenômenos da
natureza. As cidades do Egito
Antigo possuíam
um deus protetor, que recebia oferendas e pedidos da população local.
Pesquise
e faça o desenho de cada um dos Símbolos Egípcios, e pinte !!!
Alguns
Símbolos de eternidade
Em
folhas separadas com margem e identificar o nome de cada um
Udjat-
olho de Hórus, símbolo da proteção e o poder.
Pilar-djed –
estabilidade.
Oslris
- deus da terra é da vegetação. Simbolizava na morte a estiagem e,
no renascimento, a cheia
do Nilo.
Escaravelho -
simbolizava a ressurreição.
Isis -
irmã de Osíris, boa mãe e popular entre as crianças.
Toth -
deus das artes e das lendas, criador da escrita hieroglífica.
_________________________________________
SEMANA 4
AULA 4
Tem muita foto que não precisa trazer mensagem alguma, só a beleza da imagem
já lhe basta. Na verdade, é muito difícil uma imagem que não traga um conceito
por trás, já que toda foto é feita dentro de um contexto, de uma determinada
época. Contudo, esse conceito pode ficar em segundo plano quando o valor da
imagem é mais visual do que teórico. Texto
retirado em:
A foto como prova documental
fotografia, é por natureza um índice. Ou seja, uma foto é um registro de algo
que realmente ocorreu. Por exemplo: se uma pessoa foi registrada numa foto é
porque essa pessoa realmente existiu; se um casamento foi clicado por um
fotógrafo, é porque essa cerimônia realmente aconteceu.
A fotografia cria possibilidades: Sempre que falamos de
fotografia estamos falando do registro da realidade. Mas será que deve ser
sempre assim? Não poderia a fotografia inventar novas realidades, propor novos
mundos, situações improváveis e personagens fantásticos? Claro que sim! Ainda
mais com o advento da tecnologia digital e dos recursos do photoshop.
ATIVIDADE
Qual das imagens fotográficas você mais se
identifica? Faça uma apreciação estética das imagens e justifique sua resposta.
Elaborar um desenho usando como base uma das fotografias do texto.
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SEMANA 3
AULA 3
A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos. Muitos cientistas pesquisaram sobre fotografia, a fim de melhorá-la e aperfeiçoá-la. Por conta disto, não se pode atribuir a apenas uma pessoa a criação ou o desenvolvimento da fotografia, o produto que temos hoje é uma soma de várias técnicas descobertas por algumas pessoas. Os principais nomes do início do desenvolvimento da fotografia foram: Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Hércules Florence, Boris Kossoy e George Eastman.
1) Que tal contribuir também com uma bela fotografia?
a) Escolha um tema para fotografar, exemplo: Foto da natureza e reproduza esta imagem. Use seu celular para fazer este registro.
b) Escreva um pequeno texto relatando o porque da escolha do tema para fotografar. Seja criativo.
c) Compare a sua foto da natureza com outras fotografias reproduzidas por outros fotógrafos.
BOA SEMANA!!!
SEMANA 2
AULA 2
FOTOGRAFIA(continuação)
Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.
O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes. O primeiro filme colorido foi produzido em 1907, mas ainda hoje a fotografia colorida não alcançou a definição da escala de tons que a sensibilidade do filme preto e branco possui.
Com o advento da fotografia digital, muitos paradigmas fotográficos foram alterados. Com aparelhos cada vez menores, mais simples de manipular e que produzem fotografias em alta qualidade, a internet facilitando o fluxo das imagens, a fotografia tornou-se algo muito mais simples e popular do que era.
A fotografia abrange várias áreas da vida e do cotidiano humanos, pois é o mecanismo que permite arquivar um momento. A fotografia, logo que surgiu, não era considerada arte, e atualmente ainda existe uma gama de opiniões adversas quanto a isso. Para alguns críticos, a fotografia não pode ser considerada arte por conta da facilidade que existe em produzi-la, em contrapartida, outros críticos acreditam que ela pode ser considerada como arte a partir do momento em que ela é uma interpretação da realidade, e não apenas uma cópia.
A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos.
Muitos cientistas pesquisaram sobre fotografia, a fim de melhorá-la e aperfeiçoá-la. Por conta disto, não se pode atribuir a apenas uma pessoa a criação ou o desenvolvimento da fotografia, o produto que temos hoje é uma soma de várias técnicas descobertas por algumas pessoas. Os principais nomes do início do desenvolvimento da fotografia foram: Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Hércules Florence, Boris Kossoy e George Eastman.
ATIVIDADE
FOTO1
1) Analise essa fotografia (FOTO1) e comente sobre as suas composições visuais (Objetos e representação).
FOTO 2
2) Analise essa fotografia(FOTO2) e ressalte o que mais lhe chamou atenção nessa composição fotográfica.
3) Faça um comparativo entre as duas fotos destacando as principais mudanças.
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SEMANA 1
AULA 1
FOTOGRAFIA
Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível. A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que os processos da revelação e da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos. Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes. Texto retirado em: (https://www.infoescola.com/artes/fotografia/)
1) O que é fotografia, como e quando surgiu?
2) Que profissionais foram pioneiros na descoberta dessa arte?
3) Você acha que houve muitas mudanças na fotografia de seu surgimento ate os dias atuais? Explique.
** TODA ATIVIDADE DEVE SER FEITA NO CADERNO
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