AULA 1º1

SEMANA 3 PET 2
AULA 10

A ARTE E O ESPECTADOR

 

No período Moderno, a Arte deixa de meramente comunicar preceitos religiosos ou afirmar o poder e as conquistas das monarquias. Além disso, sua produção não fica restrita a uma exatidão técnica, matemática ou anatômica.

 

Nesse período, a Arte é produzida para propiciar uma experiência estética no espectador, na pessoa que aprecia a obra. A experiência estética é entendida como a potencialidade da obra causar no apreciador: análises, reflexões e pensamentos sobre si mesmo, sobre a sociedade, bem como, levá-lo a refletir sobre o contexto de criação da peça artística. Ou seja, ao vivenciar a experiência estética o espectador, além de se emocionar, precisa mobilizar conhecimentos prévios para ler e interpretar a obra.

 

Nesse sentido, a Arte deixa de cumprir uma função de comunicação de uma história, fato do passado, crença, valores cívicos e éticos. Sua intenção é despertar no espectador a interação com a obra, de-sencadeando análises e produção de conhecimento por meio da reflexão de si e da sociedade.

 

1 —   Observe a pintura (A persistência da memória (1931) de Salvador Dali) e responda às questões:

a)     Descreva a imagem: o que você vê nela?

b)     Para você, essa pintura é uma obra de arte? Por quê?

c ) Que sensações a imagem te provoca?

d)    O que você faria se fosse um crítico de arte e recebesse essa obra para ser avaliada?



SEMANA 2 PET 2
AULA 9

REPRESENTATIVIDADE E IMAGINAÇÃO

 

Na Idade Média, as principais obras produzidas na Europa tinham o objetivo de representar as histórias bíblicas nas igrejas e castelos. Tendo em vista que a maioria da população era analfabeta, os desenhos, esculturas e pinturas facilitavam os ensinamentos dos valores cristãos católicos.

 

Os artistas atuavam também na realização de obras decorativas com os temas mitológicos ou exaltando o reinado dos reis. Nesse sentido, ficavam longos períodos desenvolvendo as encomendas e envolvidos com as construções de igrejas.

 

Porém, com o Renascimento o artista teve mais autonomia para criar, refletindo os ideais daquela sociedade. Por esse motivo, a obra de um artista só seria considerada elevada e bela se nela houves-se uma racionalidade expressa por meio da criatividade, imaginação e subjetividade. Dentro desse período renascentista as obras deveriam ser desenvolvidas por meio de estudos matemáticos e da anatomia humana.

 

1 —      Diante dessas definições, classifique as imagens abaixo como Idade Média ou Renascentista.

Figura 1: Jesus e os doze discípulos — Museu Nacional da Catalunha
Figura 2: Escola de Atenas — Vaticano


Figura 3: Pietà — Vaticano

Figura 4: Madre Hija — autor

desconhecido

FIGURA 1-

FIGURA 2-

FIGURA 3- 

FIGURA 4-


2 —   Escolha uma das imagens e descreva o que está representado nela, indicando qual o possível discurso/interpretação da obra.

3 —   A partir do contexto que foi criado (Medieval ou Renascentista), discorra sobre a função social (da obra escolhida na questão 2) de acordo com o texto.





SEMANA 1 PET 2 Pág 194
AULA 8

O QUE APRENDEMOS QUANDO ESTUDAMOS ARTE?

 

Existem na escola muitas dúvidas sobre o estudo de Arte. Há ainda opiniões de que a Arte não possa ser concebida como um campo de estudo que possibilita conhecer o mundo ao qual vivemos e a nós mesmos como seres sociais. Por isso, muitos confundem a Arte com relaxamento e descontra-ção e a limitam ao lúdico e ao entretenimento. Dessa forma, se torna necessário pontuar que o estudo da Arte nos torna conhecedores de distintas maneiras de intervir no mundo, elaborando expressões de maneiras poéticas, metafóricas, imagéticas, sonoras e cenestésicas.

 

A Europa concentra algumas das definições mais clássicas e mais recorrentes do que é Arte. A princípio, Arte é entendida como uma ação humana, realizada por um artista que utiliza meio estéticos e materiais para concretizar uma obra artística. Esse objeto de arte pode ser uma pintura, escultura, cerâ-mica, sons, movimentos e tecnologias. Além disso, para ser reconhecido como obra de arte o objeto deve utilizar de materiais nobres, estar em lugares legitimados e o artista tem de ter consagrado seu nome como um importante produtor e pensador de Arte. Porém na atualidade as concepções de arte mudaram. O contato com as diferentes culturas, a mudança de relação econômica e o acesso à internet tem gerado questionamentos sobre os padrões clássicos de feitura de arte.

 

Na Antiguidade, entre os sec. 400 a.C. a 300 a.C. era predominante o pensamento de que para ser Arte tinha de ter uma técnica precisa e com padrões específicos para serem reproduzidos. Ou seja, para ser uma obra de arte deveria ser feito um trabalho minucioso, cuidadoso e virtuoso, com um aca-bamento impecável. Deveria ainda expressar uma reflexão moral e ética para ser considerada bela, pois a beleza só poderia ser acessada por meio dos valores.

 

É por isso que quando observamos as expressões de arte egípcia, grega, persa, etc..., constatamos o registro dos valores civis dessas sociedades, bem como as rotinas e práticas por eles desenvolvidas. Percebemos a narração, por meio de imagens e esculturas, da relação do ser humano com as divindades por eles cultuados.

 

1 —   Observe as imagens a seguir e resolva as questões.

Figura 1: Arte egípcia

Figura 2: Arte grega

A) Descreva as imagens: o que você vê expresso nas imagens? Figura 1:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Figura 2:

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B) a)     Quais práticas/valores importantes da sociedade egípcia e grega estão expressas nessas imagens?

     
      C)     Fundamentado na leitura do texto, por qual motivo essas imagens foram produzidas naquela época?
      

SEMANA 7 
AULA 7

História da Arte e Arquitetura do Egito


Edifícios, pinturas, esculturas e artes aplicadas do antigo Egito, da pré-história à conquista romana no ano 30 a.C. A história do Egito foi a mais longa de todas as civilizações antigas que floresceram em torno do Mediterrâneo, estendendo-se, quase sem interrupção, desde aproximadamente o ano 3000 a.C. até o século IV d.C.

A natureza do país — desenvolvido em torno do Nilo, que o banha e fertiliza, em quase total isolamento de influências culturais exteriores — produziu um estilo artístico que mal sofreu mudanças ao longo de seus mais de 3.000 anos de história.

Todas as manifestações artísticas estiveram, basicamente, a serviço do estado, da religião e do faraó, considerado como um deus sobre a terra. Desde os primeiros tempos, a crença numa vida depois da morte ditou a norma de enterrar os corpos com seus melhores pertences, para assegurar seu trânsito na eternidade.

O intercâmbio cultural e a novidade nunca foram considerados como algo importante por si mesmos. Assim, as convenções e o estilo representativos da arte egípcia, estabelecidos desde o primeiro momento, continuaram praticamente imutáveis através dos tempos. Para o espectador contemporâneo a linguagem artística pode parecer rígida e estática. Sua intenção fundamental, sem dúvida, não foi a de criar uma imagem real das coisas tal como apareciam, mas sim captar para a eternidade a essência do objeto, da pessoa ou do animal representado.

Construção de complexos funerários para os faraós em Abidos e Sakkara .

Os hieróglifos (escrita figurativa), forma de escrever a língua egípcia, encontravam-se então em seu primeiro nível de evolução e já mostravam seu caráter de algo vivo, como o resto da decoração.

·         III dinastia: Construção de pirâmides, substituíram as mastabas como tumbas reais.


A partir da leitura resolva as questões:

 

1)    ( FURG ) O Antigo Egito é conhecido pela grandeza de sua arte e arquitetura representadas pelas pirâmides. Sua religião é estudada por historiadores, arqueólogos, antropólogos, místicos entre muitos outros. Sobre a religião egípcia podemos afirmar: (https://youtu.be/r2_bzZPSkJ0) Acesse o link para mais informações sobre a religião egípcia.

 

a. O rei era definido como o centro de todas as coisas, com a religião politeísta no Egito.

b. O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, inclusive, dos países estrangeiros.

c. O rei se definia literalmente como o centro de todas as coisas, e sua religião era monoteísta.

d. O rei se posicionava como centro do mundo natural, inclusive dos países estrangeiros, e não tinham religião.

 

2)    Qual o motivo da civilização do Egito ser a mais longa de todas as civilizações? E qual a importância do Rio Nilo para os egípcios?

3)    Na III Dinastia, grandes mudanças ocorreram tanto no governo quanto na arquitetura dos povos egípcios. Que monumentos podemos citar como referência dessas substituições?

4)    Assista ao vídeo e pontue características da Arte do Antigo Egito e exponha sua opinião sobre a cultura. (Mínimo 10 linhas). Link de acesso ao vídeo: https://youtu.be/DGEGsd820ds - Egito Antigo - Parte 1



SEMANA 6


AULA 6

Continuação...

CANOPOS
Os Vasos Canopos  era um recipiente utilizado pelos Egípcios  antigos para  colocar órgão retirado do morto durante o processo de mumificação. Esses vasos eram  feitos de madeira, pedra,barro alabastro. Cada tampa apresenta a cabeça esculpida de animal e de homem.
Ø A tampa com cabeça
de chacal era guardado o
estomago;
Ø A tampa de babuíno
era guardado o pulmão;
Ø A tampa de falcão era
guardado o intestino;
Ø A tampa com a cabeça
de homem era guardado o
fígado.

ATIVIDADES

1-Observe e quadricule o mapa do antigo Egito e amplie nas medidas:
·  20 x 30 . E incluir no mapa a Esfinge de Gizé

2- Observe os canópicos e AMPLIE o desenho na medida 
·  10x18 cada um, e pinte com as cores complementares.:

3- Amplie Cleópatra 12X15  e pinte     (destacar as cores primárias)



 4- Amplie a ânfora 12X15 e pinte     ( destacar as cores secundarias) 








SEMANA 5
AULA 5
A Evolução da Arte


Há milhares de anos a arte segue evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade. Algumas representações da  arte  são  indispensáveis como, por exemplo,  a  música que  é  capaz  de  nos alegrar quando  estamos tristes. É  interessante  pensar que  muitas obras admiradas foram produzidas por comunidades que sequer consideravam aquela atividade como "artística". É o caso da arte egípcia, ou, mais próxima de nós, da arte indígena.
No Egito  antigo, a  atividade  plástica estava  a  serviço da  religião, cujas características eram politeísmo, crença na imortalidade da alma e Juízo Final. Eles acreditavam que após a morte a alma voltaria para habitar o corpo ou algo que lembrasse o morto. Por isso, desenhavam figuras nas paredes - das pirâmides para os faraós, dentro de casa, para os mais pobres. É o que se chama "arte tumular".
Os povos indígenas também são exemplo de comunidades que fazem objetos com finalidades diversas, sem o intuito de fazer exposições em galerias, mas igualmente com alto valor artístico

O Egito foi assim...

Anúbis: deus dos mortos e do submundo



Os antigos egípcios já eram  conhecedores das ciências exatas, da  medicina, do  cultivo  da  terra, do artesanato. Eles  desenvolveram  uma  escrita  com signos e  desenhos, denominada  pictográfica,  a  qual os gregos chamavam de hieróglifa.

Deuses Egípcios
No Egito  Antigo, as pessoas seguiam  uma  religião politeísta, ou  seja,  acreditavam  em  vários deuses. 
Estas divindades possuíam  algumas características (poderes) acima  da  capacidade  humana. Poderiam,por exemplo, estar presente  em  vários locais ao mesmo  tempo, assumir  várias formas (até  mesmo  de animais)  e  interferir diretamente  nos  fenômenos da  natureza. As cidades  do  Egito  Antigo possuíam um deus protetor, que recebia oferendas e pedidos da população local.

Pesquise e faça o desenho de cada um dos Símbolos Egípcios, e pinte !!!
Alguns Símbolos de eternidade 

Em folhas separadas com margem e identificar o nome de cada um
Udjat- olho de Hórus, símbolo da proteção e o poder.
Pilar-djed estabilidade.
Oslris - deus da terra é da vegetação. Simbolizava na morte a estiagem e, no renascimento, a cheia do Nilo.
Escaravelho - simbolizava a ressurreição.
Isis - irmã de Osíris, boa mãe e popular entre as crianças.
Toth - deus das artes e das lendas, criador da escrita hieroglífica. 

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SEMANA 4
AULA 4


Tem muita foto que não precisa trazer mensagem alguma, só a beleza da imagem já lhe basta. Na verdade, é muito difícil uma imagem que não traga um conceito por trás, já que toda foto é feita dentro de um contexto, de uma determinada época. Contudo, esse conceito pode ficar em segundo plano quando o valor da imagem é mais visual do que teórico. Texto retirado em:


A foto como prova documental fotografia, é por natureza um índice. Ou seja, uma foto é um registro de algo que realmente ocorreu. Por exemplo: se uma pessoa foi registrada numa foto é porque essa pessoa realmente existiu; se um casamento foi clicado por um fotógrafo, é porque essa cerimônia realmente aconteceu.

A fotografia cria possibilidades: Sempre que falamos de fotografia estamos falando do registro da realidade. Mas será que deve ser sempre assim? Não poderia a fotografia inventar novas realidades, propor novos mundos, situações improváveis e personagens fantásticos? Claro que sim! Ainda mais com o advento da tecnologia digital e dos recursos do photoshop.


ATIVIDADE

Qual das imagens fotográficas você mais se identifica? Faça uma apreciação estética das imagens e justifique sua resposta.

Elaborar um desenho usando como base uma das fotografias do texto.

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SEMANA 3
AULA 3

A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos. Muitos cientistas pesquisaram sobre fotografia, a fim de melhorá-la e aperfeiçoá-la. Por conta disto, não se pode atribuir a apenas uma pessoa a criação ou o desenvolvimento da fotografia, o produto que temos hoje é uma soma de várias técnicas descobertas por algumas pessoas. Os principais nomes do início do desenvolvimento da fotografia foram: Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Hércules Florence, Boris Kossoy e George Eastman.

1) Que tal contribuir também com uma bela fotografia?
a) Escolha um tema para fotografar, exemplo: Foto da natureza e reproduza esta imagem. Use seu celular para fazer este registro.
b) Escreva um pequeno texto relatando o porque da escolha do tema para fotografar. Seja criativo.

c) Compare a sua foto da natureza com outras fotografias reproduzidas por outros fotógrafos.


BOA SEMANA!!!


SEMANA 2

AULA 2
FOTOGRAFIA(continuação)

Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. A busca pela acessibilidade da fotografia também era grande preocupação logo em seu surgimento, a busca era intensa por materiais duráveis, eficazes e de baixo custo e pela aceleração no processo de revelação.
O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes. O primeiro filme colorido foi produzido em 1907, mas ainda hoje a fotografia colorida não alcançou a definição da escala de tons que a sensibilidade do filme preto e branco possui.
Com o advento da fotografia digital, muitos paradigmas fotográficos foram alterados. Com aparelhos cada vez menores, mais simples de manipular e que produzem fotografias em alta qualidade, a internet facilitando o fluxo das imagens, a fotografia tornou-se algo muito mais simples e popular do que era.
A fotografia abrange várias áreas da vida e do cotidiano humanos, pois é o mecanismo que permite arquivar um momento. A fotografia, logo que surgiu, não era considerada arte, e atualmente ainda existe uma gama de opiniões adversas quanto a isso. Para alguns críticos, a fotografia não pode ser considerada arte por conta da facilidade que existe em produzi-la, em contrapartida, outros críticos acreditam que ela pode ser considerada como arte a partir do momento em que ela é uma interpretação da realidade, e não apenas uma cópia.
A fotografia contribui positivamente em muitas coisas, vários âmbitos profissionais a agregaram como meio de amplificar as possibilidades e produzir estudos detalhados e precisos. A fotografia é utilizada na medicina, no jornalismo – fotojornalismo – e na ciência, para o desenvolvimento de vários estudos.
Muitos cientistas pesquisaram sobre fotografia, a fim de melhorá-la e aperfeiçoá-la. Por conta disto, não se pode atribuir a apenas uma pessoa a criação ou o desenvolvimento da fotografia, o produto que temos hoje é uma soma de várias técnicas descobertas por algumas pessoas. Os principais nomes do início do desenvolvimento da fotografia foram: Joseph Nicéphore Niépce, Louis Jacques Mandé Daguerre, William Fox Talbot, Hércules Florence, Boris Kossoy e George Eastman.

ATIVIDADE

FOTO1

1) Analise essa fotografia (FOTO1) e comente sobre as suas composições visuais (Objetos e representação).

FOTO 2

2) Analise essa fotografia(FOTO2) e ressalte o que mais lhe chamou atenção nessa composição fotográfica.

3) Faça um comparativo entre as duas fotos destacando as principais mudanças.


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SEMANA 1

AULA 1

FOTOGRAFIA

Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível. A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que os processos da revelação e da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos. Com o passar do tempo a essência da forma de fazer fotografia não mudou, no entanto, os avanços tecnológicos permitem cada vez mais melhorar a qualidade da fotografia, aumentar a resolução e a realidade das cores. O desenvolvimento da fotografia colorida foi também um processo lento e que necessitou de muitos testes. Texto retirado em: (https://www.infoescola.com/artes/fotografia/)
1) O que é fotografia, como e quando surgiu?
2) Que profissionais foram pioneiros na descoberta dessa arte?
3) Você acha que houve muitas mudanças na fotografia de seu surgimento ate os dias atuais? Explique.

** TODA ATIVIDADE DEVE SER FEITA NO CADERNO

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