AULA 7º2 R

SEMANA 4 PET 2
AULA 10

Arte na cidade


A Arte está presente nos diferentes momentos do nosso dia-a-dia, desde a embalagem de um produto, nas propagandas, nas novelas exibidas na televisão, das músicas ouvidas nos rádios e plataformas on-line. Cada região tem uma particularidade na produção desses objetos artísticos. O que você conhece sobre as Artes que são produzidas em cidade? É importante ressaltar que as produções de artes não são somente aquelas consideradas eruditas e com alto valor financeiro. Os artesanatos, os teatros de rua, um grupo de dança em uma festa, dentre outras.

 

Busque em sua memória alguma experiência artística ou um objeto de arte que é feito na cidade. Você pode pedir ajuda os pais ou responsáveis, vizinhos e parentes para ajudar a identificar alguma manifestação artística de sua cidade. Após escolher uma experiência ou objeto artístico, responda as questões.

 

1 —   Qual é a experiência artística ou objeto de arte escolhida por você?

2 —   Essa experiência ou objeto artístico se enquadra melhor em qual linguagem artística (artes visuais, dança, música ou teatro)?

3 —   Descreva as principais características da arte escolhida.

4 —   Você se interessa por esse tipo de arte? Por quê?


  Caro(a) estudante! Chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima...



SEMANA 3 PET 2 Pág 102
AULA 9

JORGE DOS ANJOS




 Jorge Luiz dos Anjos (Ouro Preto MG 1957). Pintor, escultor e desenhista. Inicia sua formação artística ainda menino, na Fundação de Arte de Ouro Preto, onde estuda com Nuno Mello, Ana Amélia e Amilcar de Castro. Suas obras têm sempre como referência básica elementos minerais. Sofre influência do imaginário africano em suas esculturas em ferro oxidado e no óxido gravado nas telas. Desde 1993 tem feito experiências na área do design, criando luminárias com estrutura metálica e nylon translúcido, que conservam muito de sua linguagem como escultor.

 

1 —   Observe algumas das obras de Jorge dos Anjos e analise suas formas:

Jorge dos Anjos — Sem título

Jorge dos Anjos — Portal da Memória

a)   Inspirado em Jorge dos Anjos, crie uma imagem no espaço abaixo que contenha símbolos e formas geométricas. Lembre-se de, ao final, dar um título para a obra criada.

Desenhar um retângulo com 18x 24 cm. E fazer o desenho.

                                                                   










                                                                  

Título:_____________________________________


SEMANA 2 PET 2 Pág 100

AULA 8

OSCAR NIEMEYER


 

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho (1907-2012) foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna nacional. Niemeyer ficou muito conhecido pelo planejamento da cidade de Brasília, a capital do brasil no século XX. A cidade de Belo Horizonte tem diversas obras do arquiteto, distribuída em diferentes lugares, porém a Lagoa da Pampulha é o local onde há um conjunto de obras pensadas por ele, no qual a Igrejinha da Pampulha foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade.

As obras de Niemeyer são caracterizadas pelas curvas. A sinuosidade era algo que domina as obras do arquiteto, como mesmo disse o arquiteto: “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível... o que me atrai é uma curva livre e sensual”. Na Igrejinha da Pampulha o arquiteto cria o design da capela inspirado nas montanhas mineiras e busca retratá-las nas sinuosidades características da obra.

A Arquitetura, portanto, é uma área que vinculou a Arte e a Ciência. A Ciência pois necessita dos cálculos e dados exatos matemáticos para concretizar as obras e a Arte pois ao criar o designe utiliza--se de elementos poéticos, sensíveis para justificar e finalizar a proposta arquitetônica.

 

Agora responda:

1 —   Em sua cidade, há algum lugar que pode ser considerada uma obra arquitetônica? Qual é o nome? Onde está localizado? Qual é a importância dela para a cidade? (por exemplo: igrejas, praças, casas de pessoas importantes, casarões, fazendas, etc.)

2 —      Se em sua cidade houver alguma obra arquitetônica, descreva-a:



SEMANA 7 (PET2) Pág- 96

AULA 7

Arte e Arquitetura

1 —   Com suas palavras, escreva o que você considera que é Arte e Arquitetura:

Arte: 
Arquitetura:

   2 —   Pesquise em dicionários ou em outros

 meios a definição de Arte e Arquitetura:

Arte:

Arquitetura:


3 —   Observe as imagens abaixo e realize as atividades:
“Prédio do Congresso Nacional Brasileiro — Brasilia DF Fonte: By Mario Roberto Duran Ortiz - Own work, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2476577”

Cidade Administrativa de Minas Gerais — Belo Horizonte MG Foto Divino Advincula, https://www.flickr.com/photos/portalpbh/6093752503

Igreja de São Francisco — Belo Horizonte MG Foto Marcelo Rosa,

https://www.flickr.com/photos/portalpbh/6277478274

a.  Quem é o arquiteto idealizador dessas obras:

b.  Quais são as características que mais chamam sua atenção nessas obras:

  
c.  Escolha uma das obras e descreva o máximo de detalhes que você consegue observar nela.


SEMANA 6

AULA 6

A Arte Pré-Histórica – O Neolítico – Idade da Pedra Polida

Características do período neolítico: Cultivo da terra, manutenção de manadas, domesticação dos animais, desenvolvimento das primeiras instituições familiares e de sociedade e desenvolvimento da cerâmica.

2.2 – A Pintura no Neolítico:                                                                                
A pintura do período neolítico possuía um caráter utilitário. Com aparição de formas geométricas e o abstracionismo nos objetos artísticos. Os temas da arte neste período são as cenas do dia a dia do grupo social. A figura humana, que era rara no Período Paleolítico, tornou-se mais frequente no Neolítico. Os trabalhos já eram feitos na entrada das grutas, o que significa que já desejavam que eles fossem vistos. A figura ficou menos realista, tornou-se sistemática. De mágica passou a ser decorativa, as formas naturalistas passaram a ser simplificadas, esquemáticas, geométricas, simbólicas, as figuras são antropomórficas, e os rostos não são detalhados. Não se preocupavam mais em copiar a realidade, mas sim em interpretá-la, expressando sentimentos e ideias.

2.3 – A Arquitetura no Período Neolítico:
Considerado os primeiros arquitetos da humanidade. A arquitetura do neolítico serviu para fixação do homem em construções de abrigos e casas. No neolítico encontramos os Dolmens e os Menires.
Dolmens: Os Dolmens são construções que também fazem parte do período neolítico. Sua formação arquitetônica consistia em duas ou mais pedras grandes fincadas verticalmente no chão, como se fossem paredes, e uma grande pedra colocada na horizontal sobre elas, parecendo um teto. As informações que temos sobre essas construções são de que serviam para rituais místicos, culto aos deuses e templos para sacrifícios. Existem diversas lendas e mitos acerca dessas construções.


Menires: Em vista disso, fazia sentido para o homem da pré-história criar certos monumentos com objetivos religiosos, ritualísticos ou fúnebres. São chamados de Menires os monumentos que não tinham a intensão de serem funerários e são geralmente encontrados alinhados ou em círculos e se destinavam a prática de variadas funções como rituais de fertilidade, comemorações ou centros de análise astronômica.

 2.4 – A arte no Período Neolítico:

· O Homem deixa de ser nómada e passa a fixar-se num lugar, tornando-se sedentário.
·   Instrumentos de pedra polida, enxada e tear.
· Primeiros passos na agricultura.
· A pintura é utilizada como elemento decorativo e cenas da vida quotidiana. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos sem serem as próprias mãos, como espátulas.
· As esculturas ganham um maior realismo, embora se destaque sempre o primitivismo em todas elas.
· Cerâmica (peças com forma de vasos e conchas, cuja decoração se baseia em motivos geométricos gravados na superfície, á volta do objeto) e tecelagem.

A Arte Pré-Histórica – A Idade dos Metais

A principal característica desse período foi sem dúvida, o desenvolvimento da metalurgia, que começa a mudar consideravelmente a vida em sociedade, afinal, com os metais os instrumentos possuíam grande rigidez e vida útil, embora a principal caraterística era que podiam ser moldados, ou atingir formas que antes a pedra não conseguia produzir. O cobre foi o primeiro metal a ser fundido pelas sociedades pré-históricas desse período. Por conseguinte, o bronze, mais resistente que o cobre, era obtido através da mistura de cobre e de outro metal, o estanho. Já o ferro, foi o último metal a ser fundido, pois possuía um manuseio mais complicado que os outros, no entanto, tornou os materiais produzidos mais resistentes.

ATIVIDADES
Depois de ter feito a leitura atenta dos textos e observado as imagens ilustrativas responda em seu caderno às seguintes perguntas. Lembre-se de que você pode consultar também o assunto em sites de pesquisa na internet. Cada pergunta possui, no início, o texto no qual ela foi tirada. Copie as perguntas e responda-as no caderno.
1.     Quais eram os temas mais comuns na pintura do período neolítico?
2.     Qual era a função da arquitetura durante o período neolítico?
3.     Escreva as definições de “Dolmens” e “Menires”.
4.    Cite as características da cerâmica no período neolítico.
5.    Quais são os três metais utilizados na fabricação de utensílios durante da Idade dos Metais?

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SEMANA 5
AULA 5

A Arte Pré-Histórica – O Paleolítico

A duração da Pré-História foi muito longa, os historiadores a dividiram em períodos, baseados nas culturas encontradas na Europa:
·    Paleolítico.
·    Neolítico (Idade da Pedra Polida).
·    Idade dos Metais.

1.2  A Pintura no Paleolítico - As Pinturas Rupestres:
A principal característica dos desenhos deste período é o naturalismo. 
A arte fazia parte do processo de magia. Chamamos de arte rupestre as criações artísticas feitas durante a Pré-História. Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre. Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.).
Também foram encontrados exemplos de manifestações artísticas europeias ou pré- colombianas. Essas imagens podem ser vistas em todos os continentes e provavelmente surgiram após o aparecimento de objetos artísticos móveis, como utensílios e esculturas em pedras, ossos, chifres, etc.

1.3 A escultura no paleolítico:

Os artistas do Paleolítico Superior realizaram também trabalhos em escultura. Mas, tanto na pintura quanto na escultura, nota-se a ausência de figura masculina. Predominam as figuras femininas, com a cabeça surgindo como prolongamento do pescoço, seios volumosos, ventre saltado e grandes nádegas.
As esculturas do Paleolítico representaram única e exclusivamente animais e figuras humanas nas quais se nota a ausência de figuras masculinas e a predominância de figuras femininas com seios e ventre volumosos e grandes nádegas (símbolos da fertilidade feminina); objetos religiosos e utensílios domésticos.

Depois de ter feito a leitura atenta dos textos e observado as imagens ilustrativas responda em seu caderno às seguintes perguntas. Lembre-se de que você pode consultar também o assunto em sites de pesquisa na internet. Cada pergunta possui, no início, o texto no qual ela foi tirada. Copie as perguntas e responda-as no caderno.
1.    (Texto 1) Quais são os três períodos em que a Pré-história está dividida?
2.    (Texto 1.2) Escreva a definição de “Arte Rupestre”.
3.    (Texto 1.3) Descreva as características da escultura no período paleolítico.

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SEMANA 4
AULA 4

A ARTE E A COVID -19

O impacto da pandemia de coronavírus na arte e na cultura é grande no mundo todo. Museus, galerias e centros culturais foram fechados, assim como eventos, feiras e festivais também. Mas escultores, fotógrafos, designers e ilustradores, apesar desse cenário, não têm ficado de braços cruzados e vários trabalhos, inclusive, que refletem sobre a amplitude da doença estão circulando em redes sociais como o Instagram.
Abaixo, o Magazine lista alguns perfis de artistas com suas respectivas obras, que às vezes comentam, provocam o riso, reforçam um cuidado de saúde ou ironizam as situações de quarentena, e também homenageiam os profissionais responsáveis por cuidar dos pacientes da Covid-19: os enfermeiros e os médicos.
O escultor britânico Luke Jerram, por exemplo, vem ganhando destaque por conta de uma réplica do vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19. A escultura em vidro com 23 cm de diâmetro – algo dois milhões de vezes maior que o microorganismo – foi construída, a pedido de uma universidade norte-americana, antes de a epidemia se espalhar pelo mundo. Totalmente transparente, a peça, segundo ele, tem como objetivo mostrar às pessoas, de maneira mais fidedigna, a forma do novo coronavírus.

O artista afirmou que o dinheiro a ser recebido pelo trabalho comissionado deverá ser doado para os Médicos Sem Fronteiras.
Releituras de obras de artes inspiradas em tempo de pandemia viralizaram nas mídidas sociais.
Veja alguns exemplos dessas obras primas da criatividade artística:








Em algum momento você  deve ter visto uma arte baseada na pandemia ou no Corona Virus, agora chegou a sua vez de usar toda a sua criatividade para criar sua própria arte. Recolha referências, busque outras inspirações e “mãos na massa”!
Você pode criar um desenho, pintura, fotografia,etc, desde que o tema principal seja: em tempos de pandemia.
OBS: Faça em uma folha branca para destacar e valorizar a sua arte.

SEMANA 3
AULA 3
CUBISMO

Sabendo que: A elaboração de uma imagem para comunicar uma ideia ou informação pressupõe o uso de uma linguagem visual. Assim como as pessoas podem "verbalizar" o seu pensamento, elas podem "visualizar" o mesmo usando a linguagem visual. Um diagrama, um mapa, uma fotografia, uma escultura e uma pintura são exemplos de usos da linguagem visual, e podem incluir o ponto, linha, forma, cor, movimento, textura, espaço e proporção. Mas como as imagens são construídas? Se prestarmos atenção a um desenho, veremos que nele há pontos, linhas e cores. As formas em artes visuais são constituídas por pontos, linhas, planos e cores e ao combiná-los entre si podemos criar imagens. Esses elementos são usados e explorados nas obras de artistas de diversos movimentos artísticos.

Observe exemplos do Cubismo:
O CUBISMO é um movimento artístico que surgiu no século XX. Os principais artistas são Pablo Picasso e Georges Braque. Esse movimento se expandiu e influenciou a literatura e a poesia. O quadro Les demoiselles d'Avignon, de Picasso, 1907, é conhecido como marco inicial do cubismo. Nele ficam evidentes as referências a máscaras africanas, que inspiraram a fase inicial do cubismo, juntamente com a obra de Paul Cézanne.
O cubismo representava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. Historicamente o cubismo se originou na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Assim, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das
coisas.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, usando formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa de forma real, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos, sendo possível perceber planos, volumes, linhas, cores e outros elementos da linguagem visual.




Observe atentamente as obras de três artistas cubistas abaixo:



01 – Após a leitura observe as figuras 1, 2 e 3. Quais elementos ou características do Cubismo você consegue identificar?

02 - Na figura 2, Porto em Normandy, de Georges Braque, cena da primavera de 1909. Em lugar de um espaço aberto preenchido com cor, o céu representado na pintura Porto em Normandy é cheio de formas como a paisagem.
Você consegue identificar elementos de um porto na imagem? Cite-os.

03   - E agora você é o artista! Use sua imaginação, se o artista “Braque” estaria aqui em Minas Gerais hoje, qual espaço ele representaria numa tela? Uma rodoviária? Uma fazenda? Um estacionamento de shopping? Uma estação de trem? Uma escola? Crie um desenho/pintura usando elementos do Cubismo e represente um espaço que você gosta no seu bairro ou cidade. (Pesquise uma imagem na internet, para se orientar) #fiqueemcasa




** TODA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA NO CADERNO

Bom trabalho e boa semana!   Prof.Nei





SEMANA 2

AULA 2



GÊNEROS MUSICAIS

No Brasil, a população possui uma relação intensa com a música. O povo brasileiro, de forma geral, é bastante musical, apreciando essa forma de arte em seu dia a dia e nos momentos de lazer.
O país é muito diverso e heterogêneo culturalmente, e apresenta distintos estilos musicais dependendo da região. Entretanto, alguns se destacam e fazem sucesso em todo território.
Confira abaixo a história, as principais características e os maiores representantes dos principais gêneros musicais do Brasil.

SERTANEJO

O estilo de música sertaneja teve sua origem no Brasil a partir da década de 1910. Ela foi produzida por compositores do campo e da cidade utilizando principalmente a viola caipira. Chamada também de embolada ou moda de viola, esse gênero musical se segmentou em diversos tipos:
• Sertanejo raiz (ou música caipira)
• Sertanejo romântico
• Sertanejo dançante
• Sertanejo universitário
Hoje em dia, o sertanejo universitário é o tipo de música mais ouvido no Brasil. Nos anos 90, esse gênero ganhou muita projeção com algumas duplas, como Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, entre outros. A partir dessa época, outras duplas surgiram e consolidaram ainda mais o sertanejo no país. Recentemente, duplas de mulheres têm surgido e feito sucesso na cena da música sertaneja, trazendo também temas do universo feminino para esse estilo musical.

MPB ( Música Popular Brasileira)

Com o Golpe Militar de 1964, esse tipo de música também se constitui um forte instrumento de luta contra a repressão. Com um conteúdo contestador, as músicas se posicionavam de maneira contrária às injustiças sociais e à ditadura imposta no país. Os artistas Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, nomes muito importantes na história da MPB e no contexto sócio-político da época, foram obrigados a se exilar( deixar o país) . Outros artistas notáveis são Elis Regina, Djavan, Milton Nascimento, Gal Costa, Maria Bethânia e muitos outros.

SAMBA

O samba é um tipo de música inteiramente brasileiro, criado sobretudo pelos negros a partir de influências africanas no período colonial.Por bastante tempo foi visto como uma cultura inferior, marginalizada por conta de suas origens. Entretanto, como sempre fez parte da identidade do povo brasileiro, esse estilo de música (e de dança também) resistiu e segue forte no país, sendo que hoje o samba de roda baiano e o samba carioca foram elevados a patrimônio imaterial brasileiro.
Ao longo dos anos esse gênero musical também sofreu várias subdivisões, resultando em:
• Samba de Roda
• Pagode
• Samba de Partido Alto
• Samba-enredo
• Samba-canção
• Samba-exaltação
• Samba de Breque
• Samba de Gafieira
São muitos os cantores e compositores que fazem samba. Alguns nomes importantes desse gênero são: Arlindo Cruz, Alcione, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Paulo César Pinheiro, Clara Nunes, entre outros.

FORRÓ

O estilo de música e de dança forró é uma manifestação cultural típica da região Nordeste e muito tocada na época das festas juninas e quadrilhas. Apreciada em todo o Brasil, foi disseminada pelo país através dos migrantes nordestinos que saíam de seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida, principalmente na década de 1960 e 1970.
Segundo o historiador e antropólogo Câmara Cascudo, o termo forró provém da palavra "forrobodó", que significa divertimento, farra. O forró tem como base instrumental a zabumba, o triângulo e a sanfona; é subdividido nos ritmos xote, baião e xaxado. Com o tempo também se incluiu outros instrumentos e características a esse tipo de música, o que gerou ainda o forró universitário e eletrônico, surgidos na década de 1990. Como representantes do forró tradicional temos os artistas Dominguinhos, Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro.

FUNK

O funk teve origem nos anos 60 nos EUA e surgiu a partir de influências da música negra. O nome de maior destaque na época foi James Brown. A maior característica desse estilo é o ritmo marcado e empolgante, com forte apelo à dança. Esse gênero foi sofrendo várias transformações ao longo das décadas e hoje é bem diferente do que era no início.
Em solo brasileiro, o funk aparece nos anos 70 através de cantores como Tim Maia e Tony Tornado. Até que na década de 80 surge o funk carioca, que mesclava o hip hop com um som eletrônico. De lá para cá muitos elementos foram incorporados, como letras que tratavam de interesses da juventude suburbana. Assim, o funk tornou-se, sobretudo, parte da cultura periférica brasileira.
Bom, agora que você conheceu um pouco sobre os estilos musicais mais presentes em nosso país, vamos revisar!

ATIVIDADES

01 - Qual o gênero de sua preferência?
02 - Cite outros gêneros musicais que você conhece e que não foram citados.
03 - Anote abaixo quais os artistas de cada gênero (Sertanejo, MPB, Samba, Forró e Funk) que você conhece (não cite os que já estão nos textos).
04 - Exercitando e experimentando! Agora tire um tempinho para ouvir músicas de diversos gêneros, preste atenção nas letras, no ritmo e perceba quais as emoções você consegue sentir ao ouvi-las.


* TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO


Bom trabalho e boa semana! Prof Nei

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SEMANA 1

AULA 1

A ARTE POR TRÁS DA MÚSICA

Em Arte, muitas vezes artistas criam com base no que sentem ou percebem. Muitos desses sentimentos e sensações não têm ou não precisam ter descrição ou explicação exata.
Lhes proponho a ouvir uma música. Durante a escuta, permita-se observar quais sensações elas podem trazer. No primeiro link, você terá apenas a escuta da música, sem imagens.


Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar 
Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar 
Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar 
Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar 
Natureza, deusa do viver
A beleza pura do nascer
Uma flor brilhando à luz do sol 
Pescador entre o mar e o anzol 
Pensamento tão livre quanto o céu Imagino um barco de papel
Indo embora pra não mais voltar 
Tendo como guia Iemanjá
Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar 
Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar 
Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar 
Shimbalaiê, toda vez que ele vai repousar 
Quanto tempo leva pra aprender
Que uma flor tem vida ao nascer 
Essa flor brilhando à luz do sol 
Pescador entre o mar e o anzol
Shimbalaiê, quando vejo o sol beijando o mar 
Shimbalaiê, toda vez…

Depois de ouvir ou ler, pense e responda. Se precisar, você poderá ouvir mais uma vez.
01 - Quais instrumentos você consegue identificar? Liste-os.
02 - A palavra shimbalaiê foi criada por Maria Gadú quando tinha 10 anos de idade. Um dia ao olhar para o mar, ela brincou de criar palavras e, segundo a artista, até existem palavras parecidas, mas sem ligação com essa criada. Qual outro significado você daria para a palavra “shimbalaiê”, que se encaixaria na música?
03 - Reproduza uma frase da música que mais lhe chamou a atenção. Justifique.
04 - Qual hora do dia a música representa para você?
05 - Existem pessoas ou animais nesse cenário? Quais outros elementos você imaginou? Descreva.
Agora, você vai ouvir a mesma música, mas desta vez com clipe, ou seja, com imagens que ilustram cada trecho. É bom lembrar que nem sempre ilustram o que imaginamos:



06 - Você consegue listar as principais diferenças das suas sensações e das descritas no clip oficial? Quais são?

* TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO

Bom trabalho! Prof Nei

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