SEMANA 4 PET 2
AULA 10
Carrancas
As carrancas, muito comuns em feiras de artesanato ao longo do Rio São Francisco, são consideradas arte popular brasileira. Não se sabe ao certo a origem das carrancas, mas sabe-se que têm influências indígena e negra. Antes de haver um interesse artístico, as carrancas eram utilizadas na parte frontal dos barcos que navegavam ao longo do Rio São Francisco.
Carranca fotografada por Marcel Gautherot em 1946. Acervo Instituto Moreira-Salles Disponível em: https://www.historiadealagoas.com.br/carrancas-do-sao-francisco.html. Acesso: 22 jun de 2020.1 — Pesquise sobre as Carrancas do Rio São Francisco e responda:
a) Quais são as características das carrancas?
b) Qual função possuíam na época em que eram utilizadas na frente dos barcos?
c) Na sua opinião, as carrancas são uma forma de arte? Justifique sua resposta.
Para saber mais assista ao vídeo do Memória Sertão: Carrancas da RTV Caatinga Univasf.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IDmTgcnnkmw. Acesso: 22 jun de 2020.
Caro(a) estudante! Chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima…
Carrancas
As carrancas, muito comuns em feiras de artesanato ao longo do Rio São Francisco, são consideradas arte popular brasileira. Não se sabe ao certo a origem das carrancas, mas sabe-se que têm influências indígena e negra. Antes de haver um interesse artístico, as carrancas eram utilizadas na parte frontal dos barcos que navegavam ao longo do Rio São Francisco.
1 — Pesquise sobre as Carrancas do Rio São Francisco e responda:
a) Quais são as características das carrancas?
b) Qual função possuíam na época em que eram utilizadas na frente dos barcos?
c) Na sua opinião, as carrancas são uma forma de arte? Justifique sua resposta.
Para saber mais assista ao vídeo do Memória Sertão: Carrancas da RTV Caatinga Univasf.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IDmTgcnnkmw. Acesso: 22 jun de 2020.
Caro(a) estudante! Chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima…
SEMANA 3 PET 2
AULA 9“A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo. Mas a arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente.” Ernst Ficher, A Necessidade da Arte.
Historicamente, as obras de arte podiam servir para contar uma história ou para rememorar acontecimentos importantes e instruir para valores religiosos e civis de uma sociedade. Mas no período atual — na contemporaneidade — que vivemos as obras de artes também podem ser feitas para fins de uma experiência estética apenas para apreciar. Vamos distinguir três funções principais das obras de arte.
Função utilitária: uma obra de arte produzida para um objetivo específico não há uma valorização da técnica ou criatividade, a obra é considerada apenas pelos resultados que é esperado dela. Por exemplo, na Idade Média, as pinturas, decorações e arquiteturas das igrejas eram planejadas para ensinar os preceitos da religião católica por meio das imagens, pois a maioria da população não sabia ler nem escrever.
Função Naturalista: a obra tem a função de representar a realidade, não há uma história ou um objetivo a ser alcançado, apenas retratar algo. Na Grécia Antiga foram criadas esculturas de deuses e deusas, de imperadores e pessoas importante com o fim de presentados. Assim, a obra de arte tinha objetivo de “imitar” a vida real, por isso, muitas das vezes, as esculturas eram feitas em tamanho real.
Função Formalista: essa obra de arte tem finalidade estética, no qual a pessoa que à aprecia criará uma interação com seus sentimentos, percepções e intuições. Ao termos contato com “experiência estética” o processo de criação é provocado quando, vemos uma imagem, uma escultura, ouvimos um som, ao assistir uma coreografia ou uma encenação, por exemplo. Ao analisar a obra de arte, as pessoas que a apreciam poderão refletir sobre sua forma, conteúdo, sobre a temática envolvida e também sobre o contexto social e histórico que a obra foi produzida, absorvendo toda a completude da obra.
1 — Analise as imagens abaixo e caracterize-as de acordo com as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro); função (utilitária, naturalista ou formalista) e informe qual o tema da obra de arte.
a)
Autoria Eduardo BretasLinguagem:Função: Tema:
Os Passos da Paixão de Cristo de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) Congonhas/MG.Foto: autoria desconhecida.
“A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo. Mas a arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente.” Ernst Ficher, A Necessidade da Arte.
Historicamente, as obras de arte podiam servir para contar uma história ou para rememorar acontecimentos importantes e instruir para valores religiosos e civis de uma sociedade. Mas no período atual — na contemporaneidade — que vivemos as obras de artes também podem ser feitas para fins de uma experiência estética apenas para apreciar. Vamos distinguir três funções principais das obras de arte.
Função utilitária: uma obra de arte produzida para um objetivo específico não há uma valorização da técnica ou criatividade, a obra é considerada apenas pelos resultados que é esperado dela. Por exemplo, na Idade Média, as pinturas, decorações e arquiteturas das igrejas eram planejadas para ensinar os preceitos da religião católica por meio das imagens, pois a maioria da população não sabia ler nem escrever.
Função Naturalista: a obra tem a função de representar a realidade, não há uma história ou um objetivo a ser alcançado, apenas retratar algo. Na Grécia Antiga foram criadas esculturas de deuses e deusas, de imperadores e pessoas importante com o fim de presentados. Assim, a obra de arte tinha objetivo de “imitar” a vida real, por isso, muitas das vezes, as esculturas eram feitas em tamanho real.
Função Formalista: essa obra de arte tem finalidade estética, no qual a pessoa que à aprecia criará uma interação com seus sentimentos, percepções e intuições. Ao termos contato com “experiência estética” o processo de criação é provocado quando, vemos uma imagem, uma escultura, ouvimos um som, ao assistir uma coreografia ou uma encenação, por exemplo. Ao analisar a obra de arte, as pessoas que a apreciam poderão refletir sobre sua forma, conteúdo, sobre a temática envolvida e também sobre o contexto social e histórico que a obra foi produzida, absorvendo toda a completude da obra.
1 — Analise as imagens abaixo e caracterize-as de acordo com as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro); função (utilitária, naturalista ou formalista) e informe qual o tema da obra de arte.
a)
SEMANA 2 PET 2 Pág 98
AULA 8
ATIVIDADES
Na história da humanidade a Arte assumiu diferentes funções. Essas funções foram mudando ao longo do tempo de acordo com as necessidades da sociedade, que se atualiza de tempos em tempos. Ou seja, a Arte e a sociedade estão ligadas e uma interfere na outra. Por isso cada povo vivendo em sociedade produz e reproduz Arte de maneira diferente, de acordo com a sua cultura. Isso nos faz pensar que, às vezes, o que é Arte para uma sociedade pode não ser Arte para a outra.
Agora responda:
1 — O que é Arte para você?
2 — Em sua cidade, tem alguma manifestação artística que é importante para a identidade da região? (Igrejas, festas, casas de cultura, artesanatos, comidas típicas, etc.)
Na antiguidade, a definição de Arte está ligada a tudo aquilo que é belo, perfeição e verdade, o que traz a ideia de modos específicos do fazer artístico, algo que depende de uma rigorosidade técnica. Na Grécia Antiga a Arte assumiu a função de comunicação e transmissão da cultura grega utilizando-se de pinturas, arquiteturas, cerâmicas, músicas e teatros para ensinar os conhecimentos daquele povo. Por isso, ainda temos a ideia de que arte necessita ser algo belo, atingir a perfeição e deve comunicar uma verdade. Porém, na atualidade, a Arte adquire conotações diferentes para cada cultura e região, além de ter diferentes funções para cada uma dessas sociedades.
3 — Pesquise sobre uma das manifestações artísticas que você indicou no exercício anterior, indicando suas características principais e sua função (ou motivo). Comece essa atividade conversando com parentes e complemente com consultas em livros, panfletos, jornais e revistas, se for necessário.
ATIVIDADES
Na história da humanidade a Arte assumiu diferentes funções. Essas funções foram mudando ao longo do tempo de acordo com as necessidades da sociedade, que se atualiza de tempos em tempos. Ou seja, a Arte e a sociedade estão ligadas e uma interfere na outra. Por isso cada povo vivendo em sociedade produz e reproduz Arte de maneira diferente, de acordo com a sua cultura. Isso nos faz pensar que, às vezes, o que é Arte para uma sociedade pode não ser Arte para a outra.
Agora responda:
1 — O que é Arte para você?
2 — Em sua cidade, tem alguma manifestação artística que é importante para a identidade da região? (Igrejas, festas, casas de cultura, artesanatos, comidas típicas, etc.)
Na antiguidade, a definição de Arte está ligada a tudo aquilo que é belo, perfeição e verdade, o que traz a ideia de modos específicos do fazer artístico, algo que depende de uma rigorosidade técnica. Na Grécia Antiga a Arte assumiu a função de comunicação e transmissão da cultura grega utilizando-se de pinturas, arquiteturas, cerâmicas, músicas e teatros para ensinar os conhecimentos daquele povo. Por isso, ainda temos a ideia de que arte necessita ser algo belo, atingir a perfeição e deve comunicar uma verdade. Porém, na atualidade, a Arte adquire conotações diferentes para cada cultura e região, além de ter diferentes funções para cada uma dessas sociedades.
3 — Pesquise sobre uma das manifestações artísticas que você indicou no exercício anterior, indicando suas características principais e sua função (ou motivo). Comece essa atividade conversando com parentes e complemente com consultas em livros, panfletos, jornais e revistas, se for necessário.
SEMANA 7 (PET 2) Pág 94.
AULA 7
Artes e suas funções nas sociedades
1 — Leia o texto sobre alguns aspectos e funções da Arte e responda as questões
A Arte está presente em vários momentos da nossa vida. Se você observar ao seu redor poderá analisar os móveis, a decoração, a pintura e perceber o que há neles que pode ser arte. A Arte é um modo de expressão e de criar relação com outros. A Arte é uma necessidade humana de comunicação e tradução dos sentimentos por meio da criatividade. Ou seja, ao criar algo estou estabelecendo uma relação com os outros ao mesmo tempo que tem-se a intenção de expressar algo, seja um sentimento, um fato ou uma reflexão de algum tema, dentre outras coisas. A música, as artes visuais, o teatro e a dança são algumas das linguagens que utilizamos para criar artisticamente.
a) Após ler o texto e conversar sobre o tema com seus pais/responsáveis, observe o que tem em sua casa e escolha 05 (cinco) itens que na sua opinião é Arte e caracterize como sendo artes visuais, música, teatro ou dança.
Exemplo:
1. Quadro com uma pintura — Artes visuais
2. Tapete — Artes visuais
3. Violão — Música
4. Mesa — Artes visuais
Agora, é a sua vez!
1.
2.
3.
4.
5.
2 — Observe as imagens abaixo e classifique-
as como artes visuais, dança, música ou teatro.
AULA 7
Artes e suas funções nas sociedades
1 — Leia o texto sobre alguns aspectos e funções da Arte e responda as questões
A Arte está presente em vários momentos da nossa vida. Se você observar ao seu redor poderá analisar os móveis, a decoração, a pintura e perceber o que há neles que pode ser arte. A Arte é um modo de expressão e de criar relação com outros. A Arte é uma necessidade humana de comunicação e tradução dos sentimentos por meio da criatividade. Ou seja, ao criar algo estou estabelecendo uma relação com os outros ao mesmo tempo que tem-se a intenção de expressar algo, seja um sentimento, um fato ou uma reflexão de algum tema, dentre outras coisas. A música, as artes visuais, o teatro e a dança são algumas das linguagens que utilizamos para criar artisticamente.
a) Após ler o texto e conversar sobre o tema com seus pais/responsáveis, observe o que tem em sua casa e escolha 05 (cinco) itens que na sua opinião é Arte e caracterize como sendo artes visuais, música, teatro ou dança.
Exemplo:
1. Quadro com uma pintura — Artes visuais
2. Tapete — Artes visuais
3. Violão — Música
4. Mesa — Artes visuais
Agora, é a sua vez!
1.
2.
3.
4.
5.
2 — Observe as imagens abaixo e classifique-
as como artes visuais, dança, música ou teatro.
Figura1__________________
Figura 2 _________________
Figura 3_________________
Figura 4 _________________
SEMANA 6
AULA 6
Tipos de arte indígenas
Atualmente existem cerca de 3 centenas de etnias de índios no Brasil. Embora cada uma delas seja detentora de costumes diferenciados, em virtude do desenvolvimento de características próprias, muitos desses costumes são encontrados em várias tribos. Desta forma, cerâmica, máscaras, pintura corporal, cestaria, culinária e plumagens resultam em uma arte tradicional comum: a arte indígena. Vale lembrar que a utilização de partes de animais no artesanato é exclusiva dos povos indígenas, mas sua comercialização é proibida.
Arte Plumária: Objetos confeccionados com penas e plumas de aves e são utilizados por muitos índios brasileiros, durante rituais ou como ornamentos. Representa uma técnica muito antiga, repleta de significados, sendo um artesanato essencialmente feito de penas.
· Penas: Retiradas das asas e da calda das aves, considerada as maiores.
· Plumas: Retirada das costas e peito das aves, sendo arredondadas, menores e mais largas.
· Plumagens: Retiradas dos pescoços, costas e abdômen aves menores e de diversos tamanhos. Essa técnica é específica de determinadas tradições.
O Cocar: A disposição e as cores das penas do cocar são aleatórias. Além de bonito, ele indica a posição de chefe dentro do grupo e simboliza a própria ordenação da vida em uma aldeia indígena. Em forma de arco, uma grande roda a girar entre o passado e o presente. É uma lógica de manutenção e não de progresso. A aldeia também é disposta assim. Cada um tem seu lugar e sua função determinada.
· Vermelho: Representa os homens.
· Amarelo: Representa as mulheres.
· Verde: As matas.
· Azul: Os rios.
3.3 A Cestaria: A cestaria é uma arte milenar. Cada grupo indígena expressa, por meio dos mais diferentes materiais, suas diferenças culturais, nas múltiplas formas e técnicas de trançado.
A Arte do trançado: Técnica de interpor alternadamente, elementos vegetais previamente preparados, para construir manufaturas planas ou recipientes. A composição desses elementos (palha, tala), a maneira pela qual interceptam um ao outro, e o seu espaçamento, provém a chave das técnicas do trançado. Os cestos são utilizados para uso doméstico, na manutenção e transporte de alimentos. É mais praticado pelas mulheres, que desenvolvem variadas formas de trançado e em diferentes formatos.
Os tipos mais comuns de objetos que são produzidos através do trançado são:
· Trançado para uso e conforto doméstico: Abano, apá, balavo, cesto, defumador, esteiras, redes, paneiros etc.
· Trançado para caça e pesca: Arapuca, caniçada, covo, nassa, socó, etc.
· Trançado para processamento da mandioca: cumatá, peneira, tipiti, tipiti de torção, tuavi, etc.
· Trançado como meio de transporte de carga: aturá, cesto-cargueiro, gaiolas, jamaxim, tipóia, etc.
· Trançado para adorno: aro, braçadeiras, cintas, coroas, patuá, patrona, pingente, pulseira, sandálias etc.
Trançado específico para comércio: Cestos, abanos, tipiti, etc.
3.5 A arte da cerâmica: cerâmica é um exemplo de arte que não está presente em todas as
tribos indígenas. Os índios que a desenvolveram fizeram com tal experiência que suas formas e pinturas são o resultado dessa qualidade. Importa referir que os índios não utilizam a roda do oleiro e, mesmo assim, conseguem desenvolver belas peças. A cerâmica é praticada principalmente pelas mulheres, que criam recipientes, bem como esculturas. E para tornar mais bonitas, costumam pintá-las.
3.6 A arte das máscaras: Elas são utilizadas em cerimônias, no momento das danças, com o objetivo de afastar espíritos. Diz a lenda que as máscaras representam as entidades que conflitavam com os índios no passado. Deste modo, as festas e danças são feitas para alegrar ou acalmar essas mesmas entidades.
3.7 A Pintura corporal: A pintura corporal é usada em certos rituais e, de acordo com o gênero e a idade. Sua finalidade é indicar os grupos sociais, ou a função de cada individuo na tribo. As tintas utilizadas nessa arte são geralmente naturais, ou seja, são feitas de plantas e frutos. O jenipapo é o fruto mais utilizado para fazer tinta. Os índios a utilizam para escurecer a pele, enquanto o urucum, por sua vez, da o tom vermelho. São as mulheres que pintam os corpos, cujos desenhos carregam valor simbólico, visando retratar um momento ou sentimento específico.
3.8 A Culinária indígena: Frutas, verduras, legumes, raízes, carnes de animais caçados na floresta e cereais. Entre os pratos típicos temos:
·Tapioca: Espécie de pão fino feito com a fécula de mandioca.
·Pirão: Caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe.
Pipoca Bijú: Espécie de bolo de formato enrolado feito com massa de farinha de mandioca fina.
ATIVIDADES
1. Na arte plumária, quais são os três exemplos de penas usadas pelos índios?
2. O cocar simboliza também uma ordenação da vida dos índios em suas tribos. Cite as 4 cores utilizadas no cocar e seus respectivos significados.
3. Escreva 3 exemplos de trançados aplicados à arte milenar da cestaria indígena.
4. Na arte da cerâmica, quem são as responsáveis pela produção de recipientes e esculturas?
5.Qual é a função das máscaras na arte indígena?
6. Escreva um exemplo de prato típico da culinária indígena. Você já experimentou algum deles?
_________________________________________________________________________________________
SEMANA 5
_______________________________________________________
SEMANA 4
_______________________________________________________
SEMANA 3
AULA 3
PONTILHISMO
Muitos artistas do Movimento Impressionista no final do século XIX utilizaram a técnica do Pontilhismo para construírem as suas imagens. Exemplos são Georges Seurat e Paul Signac. Observe as imagens abaixo, veja como os artistas exploraram os elementos da linguagem visual e faça os seguintes exercícios:
1 - Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte 2 - Place des Lices, 1893, Carnegie Georges Seurat Paul Signac
01 - Descreva a imagem 1. Escreva o que você vê e destaque os elementos da linguagem visual que foram usados pelo artista:
02 - Descreva a imagem 2. Escreva o que você vê e destaque os elementos da linguagem visual que foram usados pelo artista:
03 - De qual imagem você mais gostou? Por quê?
04 - As imagens 1 e 2 pertencem a um estilo chamado Impressionista que utiliza a técnica do Pontilhismo. Faça uma pesquisa sobre a técnica do pontilhismo e anote as suas principais características:
05 - Muito bem agora que você ja teve o oportunidade de conhecer esta técnica, que tal praticar um pouco? Faça uma ilustração bem bacana usando muito capricho e dedicação.
**TODA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA NO CADERNO
BOM TRABALHO E BOA SEMANA!!!
SEMANA 2
ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário