AULA 6º 2 R

SEMANA 4 PET 2

AULA 10

Carrancas

 

As carrancas, muito comuns em feiras de artesanato ao longo do Rio São Francisco, são consideradas arte popular brasileira. Não se sabe ao certo a origem das carrancas, mas sabe-se que têm influências indígena e negra. Antes de haver um interesse artístico, as carrancas eram utilizadas na parte frontal dos barcos que navegavam ao longo do Rio São Francisco.

Carranca fotografada por Marcel Gautherot em 1946. Acervo Instituto Moreira-Salles Disponível em: https://www.historiadealagoas.com.br/carrancas-do-sao-francisco.html. Acesso: 22 jun de 2020.

1 —   Pesquise sobre as Carrancas do Rio São Francisco e responda:

 

a)  Quais são as características das carrancas?

b)  Qual função possuíam na época em que eram utilizadas na frente dos barcos?

c)  Na sua opinião, as carrancas são uma forma de arte? Justifique sua resposta.


Para saber mais assista ao vídeo do Memória Sertão: Carrancas da RTV Caatinga Univasf.

 

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IDmTgcnnkmw. Acesso: 22 jun de 2020.

 

 

 

Caro(a) estudante! Chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima…


SEMANA 3 PET 2 

AULA 9

A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecer e mudar o mundo. Mas a arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente.” Ernst Ficher, A Necessidade da Arte.

 

Historicamente, as obras de arte podiam servir para contar uma história ou para rememorar acontecimentos importantes e instruir para valores religiosos e civis de uma sociedade. Mas no período atual — na contemporaneidade — que vivemos as obras de artes também podem ser feitas para fins de uma experiência estética apenas para apreciar. Vamos distinguir três funções principais das obras de arte.

 

Função utilitária: uma obra de arte produzida para um objetivo específico não há uma valorização da técnica ou criatividade, a obra é considerada apenas pelos resultados que é esperado dela. Por exemplo, na Idade Média, as pinturas, decorações e arquiteturas das igrejas eram planejadas para ensinar os preceitos da religião católica por meio das imagens, pois a maioria da população não sabia ler nem escrever.

 

Função Naturalista: a obra tem a função de representar a realidade, não há uma história ou um objetivo a ser alcançado, apenas retratar algo. Na Grécia Antiga foram criadas esculturas de deuses e deusas, de imperadores e pessoas importante com o fim de presentados. Assim, a obra de arte tinha objetivo de “imitar” a vida real, por isso, muitas das vezes, as esculturas eram feitas em tamanho real.

 

Função Formalista: essa obra de arte tem finalidade estética, no qual a pessoa que à aprecia criará uma interação com seus sentimentos, percepções e intuições. Ao termos contato com “experiência estética” o processo de criação é provocado quando, vemos uma imagem, uma escultura, ouvimos um som, ao assistir uma coreografia ou uma encenação, por exemplo. Ao analisar a obra de arte, as pessoas que a apreciam poderão refletir sobre sua forma, conteúdo, sobre a temática envolvida e também sobre o contexto social e histórico que a obra foi produzida, absorvendo toda a completude da obra.

 

1 —  Analise as imagens abaixo e caracterize-as de acordo com as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música ou teatro); função (utilitária, naturalista ou formalista) e informe qual o tema da obra de arte.

 a)

Autoria Eduardo Bretas
Linguagem:
Função: 
Tema: 

 

Os Passos da Paixão de Cristo de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) Congonhas/MG.
Foto: autoria desconhecida.
Linguagem:
Função: 
Tema: 
Escultura de Jorge dos Anjos. Lagoa da Pampulha BH/MG. Foto: Glenio Campregher.

Linguagem:
Função: 
Tema:


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SEMANA 2 PET 2 Pág 98

AULA 8

ATIVIDADES


Na história da humanidade a Arte assumiu diferentes funções. Essas funções foram mudando ao longo do tempo de acordo com as necessidades da sociedade, que se atualiza de tempos em tempos. Ou seja, a Arte e a sociedade estão ligadas e uma interfere na outra. Por isso cada povo vivendo em sociedade produz e reproduz Arte de maneira diferente, de acordo com a sua cultura. Isso nos faz pensar que, às vezes, o que é Arte para uma sociedade pode não ser Arte para a outra.

 

Agora responda:

 

1 —   O que é Arte para você?

2 —  Em sua cidade, tem alguma manifestação artística que é importante para a identidade da região? (Igrejas, festas, casas de cultura, artesanatos, comidas típicas, etc.)


Na antiguidade, a definição de Arte está ligada a tudo aquilo que é belo, perfeição e verdade, o que traz a ideia de modos específicos do fazer artístico, algo que depende de uma rigorosidade técnica. Na Grécia Antiga a Arte assumiu a função de comunicação e transmissão da cultura grega utilizando-se de pinturas, arquiteturas, cerâmicas, músicas e teatros para ensinar os conhecimentos daquele povo. Por isso, ainda temos a ideia de que arte necessita ser algo belo, atingir a perfeição e deve comunicar uma verdade. Porém, na atualidade, a Arte adquire conotações diferentes para cada cultura e região, além de ter diferentes funções para cada uma dessas sociedades.

 

3 —  Pesquise sobre uma das manifestações artísticas que você indicou no exercício anterior, indicando suas características principais e sua função (ou motivo). Comece essa atividade conversando com parentes e complemente com consultas em livros, panfletos, jornais e revistas, se for necessário.



SEMANA 7 (PET 2) Pág 94.

AULA 7


Artes e suas funções nas sociedades


1 —   Leia o texto sobre alguns aspectos e funções da Arte e responda as questões

 

A Arte está presente em vários momentos da nossa vida. Se você observar ao seu redor poderá analisar os móveis, a decoração, a pintura e perceber o que há neles que pode ser arte. A Arte é um modo de expressão e de criar relação com outros. A Arte é uma necessidade humana de comunicação e tradução dos sentimentos por meio da criatividade. Ou seja, ao criar algo estou estabelecendo uma relação com os outros ao mesmo tempo que tem-se a intenção de expressar algo, seja um sentimento, um fato ou uma reflexão de algum tema, dentre outras coisas. A música, as artes visuais, o teatro e a dança são algumas das linguagens que utilizamos para criar artisticamente.

 

a)  Após ler o texto e conversar sobre o tema com seus pais/responsáveis, observe o que tem em sua casa e escolha 05 (cinco) itens que na sua opinião é Arte e caracterize como sendo artes visuais, música, teatro ou dança.

Exemplo:

 

1. Quadro com uma pintura — Artes visuais

 

2.  Tapete — Artes visuais

 

3. Violão — Música

 

4.  Mesa — Artes visuais


Agora, é a sua vez!

 

 

1.

 

2.

 

3.

 

4.

 

5.



 2 —   Observe as imagens abaixo e classifique-


as como artes visuais, dança, música ou teatro.



Figura1__________________

 

Figura 2 _________________

 

Figura 3_________________

 

Figura 4 _________________



SEMANA 6

AULA 6

Tipos de arte indígenas


Atualmente existem cerca de 3 centenas de etnias de índios no Brasil. Embora cada uma delas seja detentora de costumes diferenciados, em virtude do desenvolvimento de características próprias, muitos desses costumes são encontrados em várias tribos. Desta forma, cerâmica, máscaras, pintura corporal, cestaria, culinária e plumagens resultam em uma arte tradicional comum: a arte indígena. Vale lembrar que a utilização de partes de animais no artesanato é exclusiva dos povos indígenas, mas sua comercialização é proibida.
Arte Plumária: Objetos confeccionados com penas e plumas de aves e são utilizados por muitos índios brasileiros, durante rituais ou como ornamentos. Representa uma técnica muito antiga, repleta de significados, sendo um artesanato essencialmente feito de penas.
·  Penas: Retiradas das asas e da calda das aves, considerada as maiores.
·  Plumas: Retirada das costas e peito das aves, sendo arredondadas, menores e mais largas.
·  Plumagens: Retiradas dos pescoços, costas e abdômen aves menores e de diversos tamanhos. Essa técnica é específica de determinadas tradições.
O Cocar: A disposição e as cores das penas do cocar são aleatórias. Além de bonito, ele indica a posição de chefe dentro do grupo e simboliza a própria ordenação da vida em uma aldeia indígena. Em forma de arco, uma grande roda a girar entre o passado e o presente. É uma lógica de manutenção e não de progresso. A aldeia também é disposta assim. Cada um tem seu lugar e sua função determinada.
· Vermelho: Representa os homens.
· Amarelo: Representa as mulheres.
· Verde: As matas.
· Azul: Os rios.
3.3  A Cestaria: A cestaria é uma arte milenar. Cada grupo indígena expressa, por meio dos mais diferentes materiais, suas diferenças culturais, nas múltiplas formas e técnicas de trançado.
A Arte do trançado: Técnica de interpor alternadamente,    elementos         vegetais previamente preparados, para construir manufaturas planas ou recipientes. A composição desses elementos (palha, tala), a maneira pela qual interceptam um ao outro, e o seu espaçamento, provém a chave das técnicas do trançado. Os cestos são utilizados para uso doméstico, na manutenção e transporte de alimentos. É mais praticado pelas mulheres, que desenvolvem variadas formas de trançado e em diferentes formatos.
Os tipos mais comuns de objetos que são produzidos através do trançado são:
·  Trançado para uso e conforto doméstico: Abano, apá, balavo, cesto, defumador, esteiras, redes, paneiros etc.
·  Trançado para caça e pesca: Arapuca, caniçada, covo, nassa, socó, etc.
·  Trançado para processamento da mandioca: cumatá, peneira, tipiti, tipiti de torção, tuavi, etc.
·  Trançado como meio de transporte de carga: aturá, cesto-cargueiro, gaiolas, jamaxim, tipóia, etc.
·  Trançado para adorno: aro, braçadeiras, cintas, coroas, patuá, patrona, pingente, pulseira, sandálias etc.
Trançado específico para comércio: Cestos, abanos, tipiti, etc.
3.5  A arte da cerâmica: cerâmica é um exemplo de arte que não está presente em todas as
tribos indígenas. Os índios que a desenvolveram fizeram com tal experiência que suas formas e pinturas são o resultado dessa qualidade. Importa referir que os índios não utilizam a roda do oleiro e, mesmo assim, conseguem desenvolver belas peças. A cerâmica é praticada principalmente pelas mulheres, que criam recipientes, bem como esculturas. E para tornar mais bonitas, costumam pintá-las.
3.6  A arte das máscaras: Elas são utilizadas em cerimônias, no momento das danças, com o objetivo de afastar espíritos. Diz a lenda que as máscaras representam as entidades que conflitavam com os índios no passado. Deste modo, as festas e danças são feitas para alegrar ou acalmar essas mesmas entidades.
3.7 A Pintura corporal: A pintura corporal é usada em certos rituais e, de acordo com o gênero e a idade. Sua finalidade é indicar os grupos sociais, ou a função de cada individuo na tribo. As tintas utilizadas nessa arte são geralmente naturais, ou seja, são feitas de plantas e frutos. O jenipapo é o fruto mais utilizado para fazer tinta. Os índios a utilizam para escurecer a pele, enquanto o urucum, por sua vez, da o tom vermelho. São as mulheres que pintam os corpos, cujos desenhos carregam valor simbólico, visando retratar um momento ou sentimento específico.
3.8  A Culinária indígena: Frutas, verduras, legumes, raízes, carnes de animais caçados na floresta e cereais. Entre os pratos típicos temos:
·Tapioca: Espécie de pão fino feito com a fécula de mandioca.
·Pirão: Caldo grosso feito de farinha de mandioca e caldo de peixe.
Pipoca Bijú: Espécie de bolo de formato enrolado feito com massa de farinha de mandioca fina.

ATIVIDADES
1.  Na arte plumária, quais são os três exemplos de penas usadas pelos índios?

2.  O cocar simboliza também uma ordenação da vida dos índios em suas tribos. Cite as 4 cores utilizadas no cocar e seus respectivos significados.

3. Escreva 3 exemplos de trançados aplicados à arte milenar da cestaria indígena.
4. Na arte da cerâmica, quem são as responsáveis pela produção de recipientes e esculturas?

5.Qual é a função das máscaras na arte indígena?

6. Escreva um exemplo de prato típico da culinária indígena. Você já experimentou algum deles?

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SEMANA 5

AULA 5

ARTE INDÍGENA BRASILEIRA

Quando os portugueses  chegaram ao Brasil,  o território brasileiro era habitado por indígenas. Com o processo de colonização, buscou-se  impor a  arte  e  cultura europeia. Isso impediu a manifestação de outras culturas  ancestrais,  como a  indígena  e  africana, que  estão enraizadas  em  nossa  formação cultural. No Brasil, algumas regiões apresentam maior presença de cultura  indígena,  outras,  da  cultura africana no cotidiano das  pessoas. É importante destacar que não há uma cultura indígena, mas várias, e cada povo desenvolveu suas  próprias  tradições religiosas, musicais,  de  festas,  artesanatos,  entre outras. A arte indígena se confunde com a cultura brasileira, que é resultado da miscigenação de  vários grupos, dentre eles os índios. A arte indígena  está presente na essência do povo brasileiro, sendo um dos pilares para a cultura do país, que é resultado da miscigenação de vários grupos, dentre eles  os  povos indígenas -  os primeiros  habitantes  do território nacional. Atualmente, existem cerca de 3 centenas de etnias de índios no Brasil. Cada uma delas é detentora de comportamentos diferentes,  por conta  do desenvolvimento de costumes  próprios. Entretanto, existem várias características comuns encontradas em diversas tribos. 


Leia com atenção o conteúdo apresentado sobre Arte Indígena e responda as seguintes            
Copie as perguntas e responda cada uma delas em seu caderno.
1. Como o processo de colonização do Brasil impediu a manifestação das culturas ancestrais?


2. Segundo o texto,  podemos  afirmar  que  existe  uma  só cultura  indígena?  Justifique sua resposta. 


3. Qual é a importância da arte indígena para o povo brasileiro? 

4. Observe  e  copie  o desenho  do  cocar  em  seu  caderno. Depois de  desenhado, aplique as cores vermelho  (representa os homens),  amarelo(representa as mulheres), azul (os rios  e  lagos)  e  verde  (a floresta) nas penas.  




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SEMANA 4

AULA 4

DANÇA INDÍGENA

Aspecto cultural

dança indígena tem o objetivo de realizar rituais que podem ser por várias razões, como: fazer homenagem às pessoas mortas, agradecer pela colheita, pesca, além de outros motivos.
Dessa maneira, entende-se que a dança indígena possui intenções diferentes de outras danças porque é uma prática que abrange rituais e costumes.

A singularidade da dança indígena

A dança é uma ato artístico que envolve a expressão corporal, realizada por diversos movimentos. Essa ação pode ser acompanhada por música de diferentes ritmos. Dançarinos usam esse artifício para, na maioria das vezes, executarem apresentações sejam em teatros, ruas, ou em outros lugares.
Ao tratar da dança indígena entende-se que  ela  possui  uma  singularidade  comparada  a  outras danças brasileiras ou qualquer outro estilo. Os índios realizam esse ato com o objetivo de praticar um ritual. Os intuitos são os mais variados, como: espantar maus espíritos, expulsar doenças, agradecer a colheita, a caça, marcar mudança de fase do jovem para a idade adulta, dentre outros motivos.
A dança indígena é realizada tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. É comum que eles utilizem adereços para praticar os rituais. Os mais conhecidos são: amuletos, símbolos, instrumentos musicais, além de outros itens. A depender do objetivo do ritual, as peças podem variar.

As danças mais conhecidas
Existem diversas danças praticadas pelos indígenas no Brasil. No entanto, algumas tornaram-se mais conhecidas. Duas delas são: toré e o Kuarup.

Kuarup
No Brasil, uma das danças mais conhecidas e praticadas pelos índios é o Kuarup. Ele foi é um ritual celebrado pelos indígenas do Alto do Xingu, com a finalidade de fazer homenagens às pessoas mortas. Essa prática é fundamentada a partir da imagem de um deus chamado de Mawutzinin.
O Kuarup, em resumo, é uma dança que tem a finalidade de trazer aqueles que morreram à vida. No começo da celebração, os índios recebem com danças outros indígenas de outras aldeias. Após isso, eles cortam um troco chamado de Kuarup e nele são feitas decorações específicas.
Obs.: a dança indígena Kuarup tem vários estágios. Mas o final é marcado pela ação dos índios laçarem o tronco às águas.
Toré
Não apenas o Kuarup, mas o toré também é visto como um dos rituais mais conhecidos. Essa dança está associada a união entre os índios da região nordeste do país e a cultura de diversos povos indígenas.


Agora que você conheceu um pouco sobre a dança indígena responda as seguintes questões: 

01 - Qual o objetivo das danças indígenas?




02   – O que é essa dança?





03   - Quais são as mais conhecidas e quais as suas finalidades?






Você já viu alguma dança indígena, nos novelas, filmes ou desenhos? Se ainda não viu ou quer ver novamente acesse o link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=8&v=P19razaEaRg&feature=emb_title

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SEMANA 3

AULA 3

PONTILHISMO

Muitos artistas do Movimento Impressionista no final do século XIX utilizaram a técnica do Pontilhismo para construírem as suas imagens. Exemplos são Georges Seurat e Paul Signac. Observe as imagens abaixo, veja como os artistas exploraram os elementos da linguagem visual e faça os seguintes exercícios:



 1 - Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte                                 2 - Place des Lices, 1893, Carnegie Georges Seurat                                                                                             Paul Signac

01 - Descreva a imagem 1. Escreva o que você vê e destaque os elementos da linguagem visual que foram usados pelo artista:
02 - Descreva a imagem 2. Escreva o que você vê e destaque os elementos da linguagem visual que foram usados pelo artista:
03 - De qual imagem você mais gostou? Por quê?
04 - As imagens 1 e 2 pertencem a um estilo chamado Impressionista que utiliza a técnica do Pontilhismo. Faça uma pesquisa sobre a técnica do pontilhismo e anote as suas principais características:
05 - Muito bem agora que você ja teve o oportunidade de conhecer esta técnica, que tal praticar um pouco? Faça uma ilustração bem bacana usando muito capricho e dedicação. 

**TODA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA NO CADERNO

BOM TRABALHO E BOA SEMANA!!!

SEMANA 2

AULA 2

Como vimos anteriormente a arte é dividida em quatro partes, artes visuais, dança, música e teatro. Veremos agora alguns pontos da arte visual.

A arte visual pode ser entendida como qualquer tipo de arte que podemos ver, ela está intimamente relacionado ao conceito de visualizar – “ver”. Observe alguns exemplos:



Se observarmos as obras e os objetos criados pelos artistas veremos que eles são compostos por diferentes elementos da linguagem visual, tais como pontos, linhas, formas, cores e entre outros.

ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL

Ponto – é o elemento mais simples da linguagem visual.
Ele é o primeiro elemento importante para a produção artística. Todo artista usa o ponto na realização de suas obras, assim como a linha, a forma e a cor. Muitas vezes, não damos a devida importância a esses recursos, até percebermos o quanto são indispensáveis para que a obra produzida tenha um significado estético. Vamos estudar esses elementos um a um, começando pelo ponto.

Quando citamos essa palavra “ponto”, você poderá pensar em um ponto final ( ) ou de interrogação ( ) ou de exclamação  ( ! ) que fazem parte da pontuação na escrita. Ou você ainda pensará em um ponto de ônibus, em um ponto de chegada ou de partida, em um ponto de encontro... Esses pontos, que determinam um lugar, também são significativos.

Mas, vamos pensar no ponto ou nos pontos que usamos para realizar um desenho, uma pintura, enfim uma composição artística.

Os pontos na composição artística não têm dimensões definidas, pois se apresentam de diferentes formas. Eles podem ser redondos, ovais, quadrados, pequenos ou grandes. Se você usar esses recursos, conseguirá efeitos interessantes na sua produção artística. Sendo assim, podemos afirmar que um simples toque da ponta do lápis no papel forma um ponto, que pode, como falamos, variar de forma e de tamanho.

Então, chamamos de ponto gráfico aquele em que sua forma e dimensão são definidas pelo artista.

Existe ainda o ponto geométrico que não tem definição, ele é usado na Geometria para determinar um lugar no plano ou no espaço.



Quanto à utilização:

Em seus trabalhos, você pode utilizar o ponto para conseguir diversos efeitos. Por exemplo:

1 - Contornar: é pontilhar o contorno da figura.
2 - Delinear: é pontilhar o contorno e os detalhes da forma.
3 - Sombrearé preencher o espaço interno, dando a noção de volume.




Observação: Este exercício pode ser feito com lápis de cor, caneta hidrográfica e caso queira usar o computador, copie esta imagem e trabalhe em algum programa gráfico (como paint). 
Use a ferramenta de pincel para criar pontos e varie o tamanho nos outros espaços.





Semana 1

Aula 1

INTRODUÇÃO À ARTE 

Desde a pré-história a arte é um importante passo para o ser humano compor a história da sociedade. Através dela o ser humano cria objetos que ajuda a superar as suas necessidades e vencer desafios. Abaixo vemos alguns exemplos de arte criados ao longo do tempo pelo ser humano.



A arte pode ser compreendida como uma forma do ser humano expressar sua cultura, suas histórias e suas emoções. Podemos observar a arte expressada pelo ser humano em desenhos, pinturas, esculturas, jogos, danças, músicas, cinemas, teatros, escritas entre outros.


Para uma melhor compreensão e facilitar os estudos a arte pode ser dividida em quatro partes:
ARTES VISUAIS

DANÇA
MÚSICA

TEATRO

Sugestão de vídeo:






ATIVIDADES
Questão 01 – Observe as imagens abaixo e depois responda:



                                  



   A)  Qual a relação entre elas?
B)  Em sua opinião porque antigamente os seres humanos pintavam as rochas?
C)  Por que os objetos da última imagem podem ser considerados arte?
D)  Em sua opinião a arte é importante para o ser humano? Por quê?

Questão 02 – O que é arte?
Questão 03 – De que forma o ser humano pode expressar a arte?
Questão 04 – Em quantas partes a arte é dividida? Quais são elas?

Questão 05 – OBSERVE A IMAGEM E RESPONDA 
A)    O que você sente ao ver essa imagem?
B)  Você gostou dessa imagem? Por quê?
C)  O que você consegue ver nessa imagem?

**TODA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA NO CADERNO

BONS ESTUDOS
Prof. Nei



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