SEMANA 4 PET 2
AULA 10
Álbum de Família.
Com o auxílio dos
pais/responsáveis, escolha 3 fotos para analisar. Para cada uma delas você
deverá descreve o mais detalhado possível a foto, dizendo quem está na foto e o
que está acontecendo. Contextualize a foto, informando quando ela foi tirada e
por quem foi tirada (caso saibam). Informe qual tipo de câmera e de fotografia,
salientando se a imagem produzida é analógica ou digital.
FOTO 1
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FOTO 2
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FOTO 3
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SEMANA 3 PET 2
AULA 9
Tipos de Fotografia
1 — Pesquise sobre os diferentes tipos de fotografia, depois responda as
questões.
RETRATO__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FOTOGRAFIA DOCUMENTAL____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FOTOJORNALISMO __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PUBLICITARIO __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) Para que servem as fotografias?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Vocês
têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Nos
tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SEMANA 2 PET 2
AULA 8
Antigamente, as câmeras não
eram digitais e sim analógicas, neste tipo de câmera a luz que é capturada no
momento da foto incidia sobre um filme fotográfico, para posteriormente ser
revelada em um estúdio fotográfico.
Nas câmeras digitais não se
usa mais o filme, o que temos é um sensor que capta a luz e a interpreta,
transformando-a em uma imagem digital bem próxima do real. O sensor pode ser de
tamanhos diferentes, o que irá influenciar na sua capacidade de captar mais ou
menos luz e também no resultado final, ou seja, na qualidade da imagem.
1 — Analise as imagens e classifique em câmera analógica e câmera digital.
IMAGEM 1 IMAGEM 4 IMAGEM 7
IMAGEM 2 IMAGEM 5 IMAGEM 8
IMAGEM 3 IMAGEM 6
FIGURA 1____________________FIGURA 5_____________________
FIGURA 2____________________FIGURA 6_____________________
FIGURA 3____________________FIGURA 7_____________________
FIGURA 4____________________FIGURA 8_____________________
2 — Para você qual é a função da fotografia?
3 — Qual a importância da fotografia no seu cotidiano? Como você utiliza?
SEMANA1 (PET2 SEE)
AULA 7
Arte se desenvolve ao longo
do tempo acompanhando o surgimento de novas tecnologias e adequando as novas
demandas da sociedade. A fotografia é um procedimento artístico que surgiu do
desenvolvimento tecnológico da sociedade e tem tido diversas funcionalidades na
vida das pessoas. Com o celular, por exemplo, podemos tirar fotos e registrar
os acontecimentos e, com o auxílio da internet, publicar em redes sociais.
Em meados do século XIX, temos
o surgimento da fotografia, que consiste na captação de luz sob uma película
sensível a luminosidade, gerando a imagem no papel fotográfico. Daí o nome: “FOTO”,
vem do grego que significa “luz” e “GRAFIA” que significa “estilo”. Logo, a
fotografia precisa de algum nível de luminosidade para criar a imagem desejada.
A fotografia acabou por
substituir a contratação de pintores retratistas (aqueles que apenas faziam
retratos das pessoas), que eram contratos para pintar as famílias. Porém, as
primeiras fotografias eram em preto e branco o que fez surgiu a “fotopintura”,
uma técnica de pintar fotos em preto em branco que ficou muito popular no
Brasil.
Você já viu uma foto pintura, como essa?
Fotopintura
Mas a tecnologia
fotográfica evoluiu muito nos últimos anos, possibilitando várias possibilidades
de criação artística fotografia e de registro de memórias.
1 — Analise as imagens abaixo e para cada uma dê uma possível data de
realização da foto.
2020 — 1920 — 2000 — 1990
2 — Responda:
a)
Existem diferenças entre elas? Comente e exemplifique (o que há de
diferente nelas).
b) Qual
das fotografias é a mais antiga? Por quê?
c) Em sua
opinião qual é a fotografia atual? Explique por quê.
d) E as fotografias que costuma tirar nos dias
de hoje, seus familiares guardam em álbuns ou no computador? Qual sua opinião
sobre essa forma de guardar fotografias?
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SEMANA 6
AULA 6
Imagem: É tudo aquilo que
registramos pelo sentido da visão, tanto realidade quanto imaginação.
Representação imagética: São imagens carregadas de
significados com valores artísticos.
Significados e intenções na criação: Variam de acordo com o contexto histórico. Na Pré-história
as imagens tinham finalidades místicas e de sobrevivência. Na Idade Média,
elas possuíam fim educativo a serviço da religião. No Renascimento elas
procuravam elevar a condição do ser humano. No Romantismo e Modernismo
eram de protesto e denúncias dos problemas políticos e sociais.
A
arte na atualidade: Atualmente, além das formas tradicionais (desenho,
pintura, escultura, gravura e arquitetura), existe o cinema, a TV, o computador
e a Internet. Essas novas tecnologias trouxeram muitas inovações no campo das
artes.
A arte na TV: Através dela encontramos
várias manifestações artísticas
como as telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Esse tipo de
representação é denominado de “audiovisual”, que une som e imagem.
Arte nas publicações gráficas: Nas publicações
gráficas como jornais, revistas, livros, outdoors, etc, encontramos várias
formas de representação, que vão desde o desenho até a fotografia. Nos jornais
nos divertimos com as tirinhas e charges, mas também podemos nos chocar com
imagens violentas captadas pelo fotógrafo. As histórias em quadrinhos
apresentam um elevado padrão artístico.
ATIVIDADES
1) O que é uma representação imagética?
2) Relacione:
a)
Pré-história.
b)
Idade Média
c)
Renascimento.
d) Romantismo e Modernismo.
|
( ) Elevação do ser
humano.
( ) Misticismo e
sobrevivência.
( ) Protesto e denúncia
dos problemas sociais.
( ) Educação a serviço da religião.
|
3)Quais são as formas tradicionais de arte?
4)Cite uma inovação tecnológica que beneficiou a arte.
5) Como se denomina a representação artística que une
som e imagem?
6) Cite uma publicação
gráfica.
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SEMANA 5
AULA 5
A ILUSTRAÇÃO
Ilustração é a ação e o efeito de ilustrar
(desenhar, adornar). O termo permite fazer referência ao desenho, à estampa ou
à gravação que adorna, documenta ou decora um livro. Uma ilustração é uma
imagem que passa uma mensagem, que pretende informar, explicar ou auxiliar no
entendimento de algo. As ilustrações podem acompanhar textos ou podem ser
imagens que, por si só, cumprem a função de comunicar. Os livros infantis e
materiais didáticos são exemplos de materiais que costumam possuir texto e
ilustração. Nesses casos, as ilustrações têm o objetivo de auxiliar na
compreensão do conteúdo ou na construção de significados. As ilustrações também
estão em capas de livros, revistas, cartazes de filmes e peças de teatro. Uma
ilustração não é, necessariamente, um desenho, pode ser uma foto, uma colagem,
uma pintura. Apesar de geralmente serem utilizados como sinônimos, ilustração e
desenho são conceitos diferentes. A diferença essencial entre esses dois termos
é que a ilustração desempenha uma função, já o desenho não.
O Logotipo
Logotipo, ou
logo, é o conceito da área da publicidade, marketing e branding que consiste na
representação visual ou gráfica que identifica uma marca ou empresa. O logotipo
tem o objetivo de diferenciar uma marca dos seus concorrentes, criando uma
ligação com os consumidores e potenciais consumidores. A criação de um logotipo
é essencial para uma empresa, sendo que não basta ser visualmente agradável, o
logotipo tem que significar alguma coisa. Para isso, a criatividade é
essencial, e as cores, formas e letras introduzidas no logotipo devem ser
cuidadosamente ponderados. Muitas vezes, com o passar do tempo, os logotipos de
uma marca ou empresa podem mudar, de forma a se adaptar a uma nova filosofia,
mentalidade ou forma de atuação no mercado. No universo do marketing e da
publicidade existe uma antiga discussão sobre os conceitos de logotipo e
logomarca. Alguns dizem que são sinônimos, outros afirmam que são conceitos
distintos e ainda existe um grupo que indica que o conceito de logomarca não
deveria existir.
OS SIMBOLOS
A palavra símbolo admite vários usos em nosso
idioma, no entanto, a forma mais utilizada para essa imagem pretende
representar um conceito que seja intelectual ou moral, através da realização de
uma analogia, ou a partir de uma convenção social. Isto é, o símbolo é a
manifestação de uma ideia ou a expressão de um significado convencional que
estabelece semelhança com esse significado. É importante destacar que os
símbolos são amplamente empregados por grupos, associações, indivíduos, entre
outros, para representá-los, então, a exibição desse símbolo permite às pessoas
reconhecê-los de modo rápido e simples. Por exemplo, uma cruz vermelha é o
símbolo mais reconhecível da Associação Humanitária Internacional da Cruz Vermelha,
e quando a vemos é claro indicador da presença desta agrupação em cena. Também
há alguns artistas que utilizam símbolos em
vez de nomes artísticos. Por outra parte, os países dispõem de vários
símbolos nacionais, locais, que os singularizam perante o resto, tal é qual, o
caso da bandeira, o escudo, entre outros. E a religião em geral também emprega
uma fabulosa quantidade de símbolos para expressar diversas ideias.
Depois de ler atentamente os textos apresentados
para o assunto, responda as seguintes perguntas:
1.Cite exemplos das diferentes técnicas artísticas
que podem ser aplicadas na ilustração.
2. Cite um exemplo de material que podemos encontrar
textos com ilustrações.
3.Cite diferentes lugares onde podemos encontrar ilustrações.
4. Qual é a diferença entre a técnica do desenho e
a técnica da ilustração.
5. Escreva a definição de logotipo, apresentada pelo texto.
6. (Texto 2) Como o logotipo pode ajudar à uma empresa?
7 .(Texto 3) Procure
no dicionário ou em sites de busca o significado da palavra “Analogia”.
8. Cite exemplos diversos de símbolos que estão
presentes no nosso dia a dia.
SEMANA 4
AULA 4
O MAMULENGO
O Mamulengo é a forma
popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Nasceu nos interiores do
Nordeste e, de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. É chamado de
Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes
pelo Brasil. É Babau, na Paraíba; João Redondo ou Calunga, no Rio Grande do
Norte; e Cassimiro Coco, no Ceará, Piauí e Maranhão.
Mamulengo é um tipo de
fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco.
A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão
molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais
manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.
Suas apresentações eram em praça pública,
em geral nos arrabaldes durante
os festejos religiosos, apresentando temática em
geral bíblica ou sobre atualidades.
A brincadeira, como é chamada a apresentação de Mamulengo, é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de
mestre para aprendiz. Em 2015, foi reconhecido como patrimônio cultural
imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan), sendo batizado de forma unificada como Teatro de Bonecos
Popular do Nordeste.
Mamulengo é brinquedo Divertimento e expressão Boneco que vira gente Madeira talhada à mão
É causo de amor e guerra De fé e libertação
01-
Você já tinha visto um Mamulengo? O que achou desta técnica teatral?
02- A cultura brasileira é
realmente muito rica. Vimos um tipo de teatro da região nordeste e aqui em
Minas Gerais você conhece algum grupo teatral que faça um trabalho parecido? E
diferente com outras técnicas? Pesquise e descubra grupos teatrais mineiros
para compartilhar conosco.
03 - Mãos à obra vamos fazer o nosso Mamulengo!
Desfio da semana: tente criar um
Mamulengo, pesquise como fazer ou crie você mesmo. Tire fotos para compartilhar
posteriormente! Ahh e guarde para fazermos uma exposição!
Bom trabalho e boa semana!
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SEMANA 3
AULA 3
A ARTE COMO
FORMA DE REIVINDICAÇÃO E MANIFESTAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
Qual é a
função da arte? Educar, informar e entreter? Essa é talvez a mais polêmica
questão que envolve o tema - e não há respostas fechadas.
A arte pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações artísticas, seja de ordem estética
ou comunicativa, realizadas por diversas formas
de linguagens. Talvez uma pergunta mais pertinente seja: qual o potencial da
arte? Umas das respostas possíveis
se dá na relação entre
arte e meio ambiente, em que a arte exerce
o papel de questionar ações e
exigir mudanças de comportamento.
A agência de publicidade
peruana Lion’s Heart criou para o Greenpeace a campanha “Polution Footprint”.
É… seria esse o legado que a humanidade está deixando para o mundo?
A pergunta foi feita através
acompanhando essa impressão digital formada por lixos em mídias impressas.
A arte impulsiona os
processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação. Tem o
poder de sensibilizar e proporcionar uma experiência estética, transmitindo
emoções ou ideais. A arte surge da necessidade de observar o meio que nos
cerca, reconhecendo suas formas, luzes e cores, harmonia e desequilíbrio.
Ela pode propagar e
questionar estilos de vida, preparar uma nova consciência por meio da
sensibilização, alertando e gerando reflexões. As manifestações artísticas são
representações ou contestações oriundas das diversas culturas, a partir do que
as sociedades, em cada época, vivem e pensam.
Nesse contexto, podemos
inserir a importância da arte como mais uma ferramenta do ativismo ambiental. Ao confrontar o público com informações desagradáveis, muitas vezes difíceis
de serem digeridas (como as
mudanças climáticas), convergidas em uma experiência estética, a sensibilização
ultrapassa a barreira do racional e realmente toca as pessoas. É mais fácil
ignorar estatísticas do que ignorar imagens e sensações. Quando a arte representa
a relação perturbada da sociedade com a natureza, fica explícita a urgência de ação.
A arte é realmente
transformadora!
Agora vamos criar!
Use recortes de jornais,
revistas ou outros materiais e crie a sua própria arte, tendo como base todas as informações que você adquiriu
ao ler os textos acima.
Seja criativo e instigue a sociedade,
a política ou o desrespeito ao meio ambiente.
OBS: Muito capricho e
dedicação.
Bom trabalho e boa semana!
SEMANA 2
AULA 2
A CULTURA AFRICANA
A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico. A diversidade cultural da África refletiu- se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas. Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados a se converter ao catolicismo.
Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada em virtude da migração dos escravos.
A influência da cultura africana é também evidente na culinária regional, especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o caruru e o acarajé. Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu, terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais brasileiros, como o berimbau, o afoxé e o agogô, que são de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que acompanha os passos da capoeira, mistura de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colonial.
AS FORMAS DE ARTE AFRICANA
A pintura é empregada na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas. Seus motivos, muito variados, vão desde formas essencialmente geométricas até a reprodução de cenas de caça e guerra. Serve também para o acabamento das máscaras e para os adornos corporais. A mais importante manifestação da arte africana é, porém, a escultura. A madeira é um dos materiais preferidos. Ao trabalhá-la, o escultor associa outras técnicas (cestaria, pintura, colagem de tecidos).
Iremos focar esta semana nas artes visuais africanas, leia atentamente os textos abaixo e observe com muita atenção as imagens:
As "máscaras" são as formas mais conhecidas da plástica africana. Constituem síntese de elementos simbólicos mais variados se convertendo em expressões da vontade criadora do africano.
Foram os objetos que mais impressionaram os povos europeus desde as primeiras exposições em museus do Velho Mundo, através de milhares de peças saqueadas do patrimônio cultural da África, embora sem reconhecimento de seu significado simbólico. A máscara transforma o corpo do bailarino que conserva sua individualidade e, servindo-se dele como se fosse um suporte vivo e animado, encarna a outro ser; gênio, animal mítico que é representando assim momentaneamente. Uma máscara é um ser que protege quem a carrega. Está destinada a captar a força vital que escapa de um ser humano ou de um animal, no momento de sua morte. A energia captada na máscara é controlada e posteriormente redistribuída em benefício da coletividade. Como exemplo dessas máscaras destacamos as Epa e as Gueledeé ou Gelede.
Esculturas em madeira
Escultura da tribo Makonde, da África Oriental, c. 1974.
A escultura em madeira é a fabricação de múltiplas figuras que servem de atributo às divindades, podendo ser cabeças de animais, figuras alusivas a acontecimentos, fatos circunstanciais pessoais que o homem coloca frente às forças. Existem também objetos que denotam poder, como insígnias, espadas e lanças com ricas esculturas em madeira recoberta por lâminas de ouro sempre denotando um motivo alusivo à figura dos dignitários. Os utensílios de uso cotidiano, portas e portais para suas casas, cadeiras e utensílios diversos sempre repetindo os mesmos desenhos estilísticos.
A pintura corporal
Pintura rostos com diferentes padrões e símbolos tem sido parte da tradição de muitas culturas, incluindo as nações africanas. Pintura de rosto, que geralmente é complementada com pintura de corpo, é feito de acordo com os ritos tribais e atividades culturais de grupos tribais africanos específicos. Esta tradição também traz diferentes finalidades e significados para diferentes tribos, como caça, eventos específicos, rituais e estado tribal.
INFLUÊNCIA DA ARTE VISUAL AFRICANA
A diversidade existente na arte africana é objeto de inspiração para muitos movimentos artísticos contemporâneos da América e da Europa. Artistas do século XX, admiraram o abstracionismo e o naturalismo dessa arte. Pablo Picasso (1881 -1973) nunca foi á África, no entanto produziu obras como máscaras e esculturas com clara influência da arte africana. Picasso, por volta de 1905, tomou conhecimento da arte africana e aí surgiu nitidamente a inspiração para o movimento cubista.
Com o desenvolvimento das escolas de arte e arquitetura nas cidades africanas, os artistas contemporâneos são incentivados a trabalhar com novos meios, tais como cimento, óleo, pedras, alumínio.
Muito interessante, não é mesmo? Agora vamos praticar!
Com base nos textos e imagens acima responda.
01 – Qual a importância da cultura africana para o nosso país?
02- Quais as principais expressões artísticas do povo africano?
03- Você acredita que atualmente a arte brasileira sofre influência a cultura africana? Porque? Cite exemplos:
04 – Qual a finalidade das máscaras para a cultura africana?
05 - Hora de Criar!!! Utilizando toda a sua criatividade crie uma máscara africana nos tempos da pandemia. Seguindo as características mencionadas tanto das máscaras quanto da cultura africana como ficaria esta nova máscara africana? Use e abuse a sua criatividade. OBS: Faça em uma folha branca ou no caderno de arte para destacar o seu trabalho.
Bom trabalho e boa semana!
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SEMANA 1
AULA 1
OS CONTOS E A ARTE
As obras literárias são muito adaptáveis as outras formas de expressões artísticas. O Conto “A Cartomante” de Machado de Assis é uma delas. Ela é uma obra tão famosa e versátil que conseguimos encontrá-la em diversos formatos e linguagens artísticas como: Livro, Cinema, Teatro, Óperas, e até Revista em Quadrinhos.
A seguir você conhecerá um pouco sobre este conto e suas adaptações.
“ A CARTOMANTE ”
RESUMO: A CARTOMANTE
Tudo começa com a apresentação do casal Vilela e Rita. Vilela é um advogado bem renomado que, já no início da trama, reencontra um amigo de infância: Camilo.
Camilo pede sua ajuda para assumir um processo judicial envolvendo a morte da própria mãe. Neste meio tempo, Rita começa a se envolver com Camilo e um triângulo amoroso é criado na história.
De modo misterioso, cartas anônimas começam a ser endereçadas para Camilo. Nesses bilhetes ele é julgado como adúltero, o que faz com que ele mantenha um pé atrás quando em relação à mulher de seu amigo.
Camilo começa a evitar Rita após receber as cartas, apesar de não conseguir negar os sentimentos de desejo por ela.
Rita também está cautelosa, não sabe ao certo o que sente por Camilo e também teme perdê-lo. Por isso, ela passa a encontrar periodicamente uma cartomante.
A cartomante, por sua vez, é uma mulher cheia de mistérios e que gostava de dizer – apenas – aquilo que seus clientes gostariam de ouvir. Não à toa, mentir de modo descarado era sua principal característica.
Depois de algum tempo, quem envia uma carta para Camilo é seu melhor amigo, chamando-o para visitá-lo urgentemente – mas sem especificar a razão da visita.
Camilo fica preocupado com o bilhete e visita a cartomante. Ela, por sua vez, traz a ele uma enorme revelação, com potencial para provocar uma grande mudança em sua vida. A cartomante diz a Camilo que seu futuro será regado muito amor.
O relacionamento entre Camilo e Rita chega ao fim, com ele mais feliz do que ela. Rita tinha certeza de que era amada – assim como Camilo, tanto por saber que ela arriscava seu casamento com ele, como também pela descoberta de suas visitas à cartomante para se certificar que ficariam juntos.
Com a certeza de que no final as coisas dariam certo – e de que seu amigo nem se quer desconfiava do romance entre ele e sua mulher – Camilo vai ao encontro de Vilela. Chegando lá, logo reconhece o corpo de sua amante morto e o olhar de raiva praticamente irreconhecível de seu amigo de infância. O jovem fica sem reação e em seguida se torna a próxima vítima do advogado, que lhe elimina com um tiro no estilo “à queima roupa”.
Vilela, todo esse tempo, (desde o envio das primeiras cartas) estava apenas aguardando para vingar a traição de sua mulher e de seu melhor amigo.
O conto ocorre no ano de 1869 no Rio de Janeiro. Machado de Assis, em duas situações, discorre até sobre nomes de ruas na capital – como a Rua dos Barbonos (onde os encontros entre Rita e Camilo aconteciam) e a Rua da Guarda Velha.
ADAPTAÇÕES:
Filme A Cartomante
Dirigido por Marcos Farias, o filme baseado na história do conto A cartomante foi lançado no ano de 1974. A história se divide em duas partes, a primeira se passa no ano de 1871 (assim como o conto), a segunda já conta com o cenário moderno, da década de 1970. O elenco é composto por Mauricio do Valle, Itala Nandi, Ivan Cândido, Célia Maracajá e Paulo Cesar Pereio.
A Cartomante em quadrinhos
A adaptação do conto de Machado para HQ- história em quadrinhos foi feita por Flávio Pessoa e Maurício Dias através de pinturas em aquarela. Os cenários exteriores não são desenhados, ao invés de pinturas vemos fotografias que servem como ambientação do Rio de Janeiro do final do século XIX. As imagens são de Marc Ferrez e Augusto Malta.
A Cartomante vira ópera
No dia 31 de julho de 2014, em Brasília, o maestro Jorge Antunes apresentou a sua adaptação do breve conto Machadiano para ópera.
*Caso tenha interesse em assistir e ouvir a ópera segue o link:
PERSONAGENS PRINCIPAIS
Rita
Aos trinta anos, é descrita como uma dama formosa, tonta, graciosa, viva nos gestos, olhos cálidos, boca fina e interrogativa. Rita é casada com Vilela e amante de Camilo, amigo de infância do marido. Trata-se de uma típica mulher da sociedade burguesa, que mantém um casamento de aparências e cumpre o seu papel social de esposa apesar de estar em um casamento que não a faz feliz.
Vilela
Magistrado, abre um escritório de advocacia no Rio de Janeiro. Tem vinte e nove anos e vive em uma casa em Botafogo. É casado com Rita e cumpre aquilo que é esperado de um homem burguês: provedor, Vilela tem um bom emprego e ostenta uma bela mulher.
Camilo
Funcionário público de vinte e seis anos, Camilo não seguiu o desejo do pai, que queria vê-lo médico. Tem como amigo de infância o advogado Vilela e acaba se apaixonando por Rita, a mulher do melhor amigo, com quem desenvolve um amor clandestino.
A cartomante
Uma mulher com cerca de quarenta anos, italiana, morena e magra, com grandes olhos, descritos como sonsos e agudos. A cartomante era tida por Rita - e depois por Camilo - como uma espécie de oráculo capaz de adivinhar o futuro, mas na prática não conseguiu prever os acontecimentos trágicos que resultariam do caso extraconjugal.
Muito bem! Agora você já conhece um pouco Com base nos textos e nas imagens responda:
01 – Você já conhecia a obra “ A Cartomante”? Qual a linguagem artística da obra você gostaria de ter acesso e conhecer - teatro, livro, filme, ópera ou revista em quadrinhos? Porquê?
02– “ A Cartomante” é um importante conto literário. Ele permite apenas uma forma de linguagem? Porquê?
03 - Com relação aos personagens, qual mais te chamou a atenção e porquê?.
04 - Analise quais as diferenças com relação as formas de adaptação do conto no cinema e na história em quadrinhos. Aponte quais as semelhanças, possibilidades e recursos usada em cada uma das propostas.
05 - Vamos criar? Agora que você já conhece a obra e tem referências através de imagens, crie uma nova cena para a história usando os personagens do conto. Use a linguagem do teatro para criar sua cena - ou seja crie diálogos entre os personagens. Descreva o cenário, a trilha sonora, as vestimentas( figurino) e outras informações que você considere necessário.
Use e Abuse da sua criatividade você pode usar imagens, desenhos,etc.
Bom trabalho e boa semana!
Alguém fez a 5?
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