As carrancas, muito comuns em feiras de artesanato ao longo do Rio São Francisco, são consideradas arte popular brasileira. Não se sabe ao certo a origem das carrancas, mas sabe-se que têm influências indígena e negra. Antes de haver um interesse artístico, as carrancas eram utilizadas na parte frontal dos barcos que navegavam ao longo do Rio São Francisco.
Carranca fotografada por Marcel Gautherot em 1946. Acervo Instituto Moreira-Salles Disponível em: https://www.historiadealagoas.com.br/carrancas-do-sao-francisco.html. Acesso: 22 jun de 2020.
1 —Pesquise sobre as Carrancas do Rio São Francisco e responda:
a) Quais são as características das carrancas?
b) Qual função possuíam na época em que eram utilizadas na frente dos barcos?
c) Na sua opinião, as carrancas são uma forma de arte? Justifique sua resposta.
Para saber mais assista ao vídeo do Memória Sertão: Carrancas da RTV Caatinga Univasf.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IDmTgcnnkmw. Acesso: 22 jun de 2020.
Caro(a) estudante! Chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima…
SEMANA 3 PET 2
AULA 9
“A arte é necessária para que o homem se torne capaz de conhecere mudar o mundo. Mas a arte também é
necessária em virtude da magia que lhe é inerente.” Ernst Ficher, A Necessidade da Arte.
Historicamente, as obras de
arte podiam servir para contar uma história ou para rememorar acontecimentos
importantes e instruir para valores religiosos e civis de uma sociedade. Mas no
período atual — na contemporaneidade — que vivemos as obras de artes também
podem ser feitas para fins de uma experiência estética apenas para apreciar.
Vamos distinguir três funções principais das obras de arte.
Função utilitária: uma obra de arte produzida para um objetivo específico não há umavalorização da técnica ou
criatividade, a obra é considerada apenas pelos resultados que é esperado dela.
Por exemplo, na Idade Média, as pinturas, decorações e arquiteturas das igrejas
eram planejadas para ensinar os preceitos da religião católica por meio das
imagens, pois a maioria da população não sabia ler nem escrever.
Função Naturalista: a obra tem a função de representar a realidade, não há uma história ou
umobjetivo a ser alcançado, apenas
retratar algo. Na Grécia Antiga foram criadas esculturas de deuses e deusas, de
imperadores e pessoas importante com o fim de presentados. Assim, a obra de
arte tinha objetivo de “imitar” a vida real, por isso, muitas das vezes, as
esculturas eram feitas em tamanho real.
Função Formalista: essa obra de arte tem finalidade estética, no qual a pessoa que à
apreciacriará uma interação com
seus sentimentos, percepções e intuições. Ao termos contato com “experiência
estética” o processo de criação é provocado quando, vemos uma imagem, uma
escultura, ouvimos um som, ao assistir uma coreografia ou uma encenação, por
exemplo. Ao analisar a obra de arte, as pessoas que a apreciam poderão refletir
sobre sua forma, conteúdo, sobre a temática envolvida e também sobre o contexto
social e histórico que a obra foi produzida, absorvendo toda a completude da
obra.
1 —Analise as imagens abaixo e
caracterize-as de acordo com as linguagens artísticas (artes visuais, dança,
música ou teatro); função (utilitária, naturalista ou formalista) e informe
qual o tema da obra de arte.
a)
Autoria Eduardo
Bretas
Linguagem:
Função:
Tema:
Os Passos da
Paixão de Cristo de Antônio Francisco Lisboa
(Aleijadinho) Congonhas/MG.
Foto: autoria
desconhecida.
Linguagem:
Função:
Tema:
Escultura de
Jorge dos Anjos. Lagoa da Pampulha BH/MG. Foto:
Glenio Campregher.
Na história da humanidade a
Arte assumiu diferentes funções. Essas funções foram mudando ao longo do tempo
de acordo com as necessidades da sociedade, que se atualiza de tempos em
tempos. Ou seja, a Arte e a sociedade estão ligadas e uma interfere na outra.
Por isso cada povo vivendo em sociedade produz e reproduz Arte de maneira
diferente, de acordo com a sua cultura. Isso nos faz pensar que, às vezes, o
que é Arte para uma sociedade pode não ser Arte para a outra.
Agora responda:
1 —O que é Arte para você?
2 —Em sua cidade, tem alguma
manifestação artística que é importante para a identidade da região? (Igrejas,
festas, casas de cultura, artesanatos, comidas típicas, etc.)
Na antiguidade, a definição
de Arte está ligada a tudo aquilo que é belo, perfeição e verdade, o que traz a
ideia de modos específicos do fazer artístico, algo que depende de uma
rigorosidade técnica. Na Grécia Antiga a Arte assumiu a função de comunicação e
transmissão da cultura grega utilizando-se de pinturas, arquiteturas, cerâmicas,
músicas e teatros para ensinar os conhecimentos daquele povo. Por isso, ainda
temos a ideia de que arte necessita ser algo belo, atingir a perfeição e deve
comunicar uma verdade. Porém, na atualidade, a Arte adquire conotações
diferentes para cada cultura e região, além de ter diferentes funções para cada
uma dessas sociedades.
3 —Pesquise sobre uma das
manifestações artísticas que você indicou no exercício anterior, indicando suas
características principais e sua função (ou motivo). Comece essa atividade
conversando com parentes e complemente com consultas em livros, panfletos,
jornais e revistas, se for necessário.
___________________________________________
SEMANA 1 (PET 2) Pág 94.
AULA 7
Artes e suas funções nas sociedades
1 —Leia o texto sobre alguns aspectos e funções da Arte e responda as
questões
A Arte está presente em
vários momentos da nossa vida. Se você observar ao seu redor poderá analisar os
móveis, a decoração, a pintura e perceber o que há neles que pode ser arte. A
Arte éum modo de expressão e de
criar relação com outros. A Arte é uma necessidade humana de comunicação e
tradução dos sentimentos por meio da criatividade. Ou seja, ao criar algo estou
estabelecendo uma relação com os outros ao mesmo tempo que tem-se a intenção de
expressar algo, seja um sentimento, um fato ou uma reflexão de algum tema,
dentre outras coisas. A música, as artes visuais, o teatro e a dança são
algumas das linguagens que utilizamos para criar artisticamente.
a) Após
ler o texto e conversar sobre o tema com seus pais/responsáveis, observe o que
tem em sua casa e escolha 05 (cinco) itens que na sua opinião é Arte e
caracterize como sendo artes visuais, música, teatro ou dança.
Exemplo:
1.Quadro
com uma pintura — Artes visuais
2.Tapete —
Artes visuais
3.Violão —
Música
4.Mesa —
Artes visuais
Agora, é a sua vez!
1.
2.
3.
4.
5.
2 —Observe as imagens abaixo e classifique-
as como artes visuais, dança,
música ou teatro.
Figura1__________________
Figura 2 _________________
Figura 3_________________
Figura 4 _________________
SEMANA 6
AULA 6
Tipos dearteindígenas
Atualmente existem cerca de 3 centenas de etnias de índios no Brasil.
Embora cada uma delas seja detentora de costumes diferenciados, em virtude do
desenvolvimento de características próprias, muitos desses costumes são
encontrados em várias tribos. Desta forma, cerâmica, máscaras, pintura
corporal, cestaria, culinária e plumagens resultam em uma arte tradicional
comum: a arte indígena. Vale lembrar que a utilização de partes de animais no
artesanato é exclusiva dos povos indígenas, mas sua comercialização é proibida.
Arte Plumária:
Objetos confeccionados com penas e plumas de aves e são utilizados
por muitos índios brasileiros, durante rituais ou como ornamentos. Representa
uma técnica muito antiga, repleta de significados, sendo um artesanato
essencialmente feito depenas.
·Penas:
Retiradas das asas e da calda das aves, considerada asmaiores.
·Plumas:
Retirada das costas e peito das aves, sendo arredondadas, menores e maislargas.
·Plumagens: Retiradas dos pescoços, costas e
abdômen aves menores e de diversos tamanhos. Essa técnica é específica de
determinadas tradições.
O Cocar: A disposição e as cores das penas do cocar são
aleatórias. Além de bonito, ele indica a posição de chefe dentro do grupo e
simboliza a própria ordenação da vida em uma aldeia indígena. Em forma de arco,
uma grande roda a girar entre o passado e o presente. É uma lógica de
manutenção e não de progresso. A aldeia também é disposta assim. Cada um tem
seu lugar e sua função determinada.
·Vermelho: Representa oshomens.
·Amarelo: Representa asmulheres.
·Verde: Asmatas.
·Azul: Osrios.
3.3A Cestaria: A cestaria é uma arte milenar. Cada grupo
indígena expressa, por meio dos mais diferentes materiais, suas diferenças
culturais, nas múltiplas formas e técnicas detrançado.
A Arte do trançado: Técnica de interpor alternadamente, elementos vegetais previamente preparados, para
construir manufaturas planas ou recipientes. A composição desses elementos
(palha, tala), a maneira pela qual interceptam um ao outro, e o seu
espaçamento, provém a chave das técnicas do trançado. Os cestos são utilizados
para uso doméstico, na manutenção e transporte de alimentos. É mais praticado
pelas mulheres, que desenvolvem variadas formas de trançado e em diferentesformatos.
Os tipos mais comuns de objetos que são
produzidos através do trançado são:
·Trançado
para uso e conforto doméstico: Abano, apá, balavo, cesto, defumador,
esteiras, redes, paneirosetc.
·Trançado para caça e pesca: Arapuca,
caniçada, covo, nassa, socó,etc.
·Trançado
para processamento da mandioca: cumatá, peneira, tipiti, tipiti de torção,
tuavi,etc.
·Trançado
como meio de transporte de carga: aturá, cesto-cargueiro, gaiolas, jamaxim,
tipóia,etc.
tribos
indígenas. Os índios que a desenvolveram fizeram com tal experiência que suas
formas e pinturas são o resultado dessa qualidade. Importa referir que os
índios não utilizam a roda do oleiro e, mesmo assim, conseguem desenvolver
belas peças. A cerâmica é praticada principalmente pelas mulheres, que criam
recipientes, bem como esculturas. E para tornar mais bonitas, costumampintá-las.
3.6A arte das máscaras: Elas são utilizadas em cerimônias, no
momento das danças, com o objetivo de afastar espíritos. Diz a lenda que as
máscaras representam as entidades que conflitavam com os índios no passado.
Deste modo, as festas e danças são feitas para alegrar ou acalmar essas mesmas
entidades.
3.7A Pintura corporal: A pintura corporal é usada em certos
rituais e, de acordo com o gênero e a idade. Sua finalidade é indicar os grupos
sociais, ou a função de cada individuo na tribo. As tintas utilizadas nessa
arte são geralmente naturais, ou seja, são feitas de plantas e frutos. O
jenipapo é o fruto mais utilizado para fazer tinta. Os índios a utilizam para
escurecer a pele, enquanto o urucum, por sua vez, da o tom vermelho. São as
mulheres que pintam os corpos, cujos desenhos carregam valor simbólico, visando
retratar um momento ou sentimentoespecífico.
3.8A Culinária indígena: Frutas, verduras, legumes, raízes,
carnes de animais caçados na floresta e cereais. Entre os pratos típicostemos:
·Tapioca: Espécie de pão fino
feito com a fécula demandioca.
·Pirão: Caldo grosso feito de
farinha de mandioca e caldo depeixe.
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, o território brasileiro era habitado por indígenas. Com o processo de colonização, buscou-seimpor aarteea cultura europeia. Isso impediu a manifestação de outras culturasancestrais,como aindígenaea africana, queestão enraizadasemnossaformação cultural. No Brasil, algumas regiões apresentam maior presença de culturaindígena,outras,dacultura africana no cotidiano daspessoas. É importante destacar que não há uma cultura indígena, mas várias, e cada povo desenvolveu suasprópriastradições
religiosas, musicais, de festas, artesanatos, entre outras. A arte indígena se confunde com a cultura brasileira, que é resultado da miscigenação devários
grupos, dentre eles os índios. A arte indígena está presente na essência do povo brasileiro, sendo um dos pilares para a cultura do país, que é resultado da miscigenação de vários grupos, dentre elesospovos indígenas -os primeiroshabitantesdo território nacional. Atualmente, existem cerca de 3 centenas de etnias de índios no Brasil. Cada uma delas é detentora de comportamentos diferentes,por contado desenvolvimento de costumespróprios. Entretanto, existem várias características comuns encontradas em diversas tribos.
Leia com atenção o conteúdo apresentado sobre Arte Indígena e responda as seguintes
Copie as perguntas e responda cada uma delas em seu caderno.
1. Como o processo de colonização do Brasil impediu a manifestação das culturas ancestrais?
2. Segundo o texto, podemos afirmar que existe uma só cultura indígena? Justifique sua resposta.
3. Qual é a importância da arte indígena para o povo brasileiro?
4. Observe e copie o desenho do cocar em seu caderno. Depois de desenhado, aplique ascores vermelho (representa os homens), amarelo(representa as mulheres), azul (os rios e lagos) e verde (a floresta) nas penas.
A dança indígena tem o objetivo de realizar rituais que podem ser por
várias razões, como: fazer homenagem às pessoas mortas, agradecer pela
colheita, pesca, além de outros motivos.
Dessa maneira, entende-se
que a dança indígena possui intenções diferentes de outras danças porque é uma
prática que abrange rituais e costumes.
A singularidade da dança indígena
Adançaéumaatoartísticoqueenvolveaexpressãocorporal,realizadapordiversosmovimentos. Essaaçãopodeseracompanhadapormúsicadediferentesritmos.Dançarinosusamesseartifício
para, na maioria das vezes, executarem apresentações sejam em teatros, ruas, ou
em outros lugares.
Ao tratar da
dança indígena entende-se que ela possui
uma singularidade comparada
a outras danças brasileiras ou qualquer outro estilo. Os
índios realizam esse ato com o objetivo de praticar um ritual. Os intuitos são
os mais variados, como: espantar maus espíritos, expulsar doenças, agradecer a
colheita, a caça, marcar mudança de fase do jovem para a idade adulta, dentre
outrosmotivos.
A dança indígena é realizada
tanto pelos homens, quanto pelas mulheres. É comum que eles utilizem adereços
para praticar os rituais. Os mais conhecidos são: amuletos, símbolos,
instrumentos musicais, além de outros itens. A depender do objetivo do ritual,
as peças podem variar.
As danças mais conhecidas
Existem diversas danças praticadas pelos indígenas no Brasil. No entanto,
algumas tornaram-se mais conhecidas. Duas delas são: toré e o Kuarup.
Kuarup
No Brasil, uma das danças mais conhecidas e
praticadas pelos índios é o Kuarup. Ele foi é um ritual celebrado pelos
indígenas do Alto do Xingu, com a
finalidade de fazer homenagens às pessoas mortas. Essa prática é fundamentada a
partir da imagem de um deus chamado de Mawutzinin.
O Kuarup, em resumo, é uma dança que tem a
finalidade de trazer aqueles que morreram à vida. No começo da celebração, os
índios recebem com danças outros indígenas de outras aldeias. Após isso, eles
cortam um troco chamado de Kuarup e nele são feitas decorações específicas.
Obs.: a dança
indígena Kuarup tem vários estágios. Mas o final é marcado pela ação dos índios
laçarem o tronco às águas.
Toré
Não apenas o Kuarup, mas o toré também é visto como
um dos rituais mais conhecidos. Essa dança está associada a união entre os
índios da região nordeste do país e a cultura de diversos povos
indígenas.
Agora que você conheceu um pouco sobre a dança indígena responda as seguintes questões:
01 - Qual o objetivo
das danças indígenas?
02– O que é essadança?
03-
Quais são as mais conhecidas e quais as suasfinalidades?
Você já viu alguma dança indígena, nos novelas,
filmes ou desenhos? Se ainda não viu ou quer ver novamente acesse o link abaixo:
Muitos artistas do Movimento
Impressionista no final do século XIX utilizaram a técnica do Pontilhismo para
construírem as suas imagens. Exemplos são Georges Seurat e Paul Signac. Observe
as imagens abaixo, veja como os artistas exploraram os elementos da linguagem
visual e faça os seguintes exercícios:
1 - Uma Tarde de Domingo na Ilha deGrandeJatte 2
- Place des Lices, 1893, Carnegie GeorgesSeurat PaulSignac
01 - Descreva a
imagem 1. Escreva o que você vê e destaque os elementos da linguagem visual que
foram usados pelo artista:
02 - Descreva a
imagem 2. Escreva o que você vê e destaque os elementos da linguagem visual que
foram usados pelo artista:
03 - De qual imagem
você mais gostou? Por quê?
04 - As imagens 1 e 2
pertencem a um estilo chamado Impressionista que utiliza a técnica do
Pontilhismo. Faça uma pesquisa sobre a técnica do pontilhismo e anote as suas
principais características:
05 - Muito bem agora
que você ja teve o oportunidade de conhecer esta técnica, que tal praticar um
pouco? Faça uma ilustração bem bacana usando muito capricho e dedicação.
**TODA ATIVIDADE DEVE SER REALIZADA NO CADERNO
BOM TRABALHO E BOA SEMANA!!!
SEMANA 2
AULA 2
Como vimos anteriormente a arte é dividida em quatro partes, artes visuais, dança, música e teatro. Veremos agora alguns pontos da arte visual.
A arte visual pode ser entendida como qualquer tipo de arte que podemos ver, ela está intimamente relacionado ao conceito de visualizar – “ver”. Observe alguns exemplos:
Se observarmos as obras e os objetos criados pelos artistas veremos queeles são compostos por diferentes elementos da linguagem visual, tais como pontos, linhas, formas, cores e entreoutros.
ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
Ponto – é o elemento mais simples da linguagem visual.
Ele é o primeiro elemento importante para a produção artística. Todo artista usa o ponto na realização de suas obras, assim como a linha, a forma e a cor. Muitas vezes, não damos a devida importância a esses recursos, até percebermos o quanto são indispensáveis para que a obra produzida tenha um significado estético. Vamos estudar esses elementos um a um, começando pelo ponto.
Quando citamos essa palavra “ponto”, você poderá pensar em um ponto final ( . ) ou de interrogação ( ? ) ou de exclamação ( ! ) que fazem parte da pontuação na escrita. Ou você ainda pensará em um ponto de ônibus, em um ponto de chegada ou de partida, em um ponto de encontro... Esses pontos, que determinam um lugar, também são significativos.
Mas, vamos pensar no ponto ou nos pontos que usamos para realizar um desenho, uma pintura, enfim uma composição artística.
Os pontos na composição artística não têm dimensões definidas, pois se apresentam de diferentes formas. Eles podem ser redondos, ovais, quadrados, pequenos ou grandes. Se você usar esses recursos, conseguirá efeitos interessantes na sua produção artística. Sendo assim, podemos afirmar que um simples toque da ponta do lápis no papel forma um ponto, que pode, como falamos, variar de forma e de tamanho.
Então, chamamos de ponto gráfico aquele em que sua forma e dimensão são definidas pelo artista.
Existe ainda o ponto geométrico que não tem definição, ele é usado na Geometria para determinar um lugar no plano ou no espaço.
Quanto à utilização:
Em seus trabalhos, você pode utilizar o ponto para conseguir diversos efeitos. Por exemplo:
1 - Contornar: é pontilhar o contorno da figura.
2 - Delinear: é pontilhar o contorno e os detalhes da forma.
3 - Sombrear: é preencher o espaço interno, dando a noção de volume.
Observação: Este exercício pode ser feito com lápis de cor, caneta hidrográfica e caso queira usar o computador, copie esta imagem e trabalhe em algum programa gráfico (como paint).
Use a ferramenta de pincel para criar pontos e varie o tamanho nos outros espaços.
Desde
a pré-história a arte é um importante passo para o ser humano compor a
história da sociedade. Através dela o ser humano cria objetos que ajuda a
superar as suas necessidades e vencer desafios. Abaixo vemos alguns
exemplos de arte criados ao longo do tempo pelo ser humano.
A arte pode ser compreendida como uma forma do ser humano expressar sua
cultura, suas histórias e suas emoções. Podemos observar a arte expressada pelo
ser humano em desenhos, pinturas, esculturas, jogos, danças, músicas, cinemas,
teatros, escritas entre outros.
Para uma melhor compreensão e facilitar os estudos a arte pode ser dividida em quatro partes:
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