SEMANA 4 PET 2
AULA 10
Novo Circo
Novo Circo é um movimento artístico, iniciado no século XX, devido ao esvaziamento dos circos tradicio-nais devido o advento da televisão. É importante ressaltar que, antes da televisão, os meios de lazer eram ir ao teatro, um passeio na praça e parque e frequentar o circo quando o mesmo chegava à cidade. Afinal, a cultura do circo é uma cultura de fazer apresentações de cidade em cidade. Nesse sentido, os grupos interessados em continuar trabalhando com o circo pensaram maneiras de inovar as apresentações, agregando tecnologia e outras áreas artísticas para incrementar os espetáculos. Além disso, muitos pa-íses começaram a proibir a presença de animais nas apresentações devido às más condições a que os animais eram expostos, condições que não cumpriam às normativas de leis de proteção dos animais.
No circo tradicional era desenvolvido o espetáculo com atrações variadas, sem uma ligação que nar-rasse uma história ou algo do tipo. O Novo Circo é caracterizado por essa introdução dos elementos cênicos, tendo agora uma linha condutora ou um tema sendo abordado, dando uma sequência lógica à encenação. Os elementos de dança, som, figurino e cenografia ganharam mais destaque e coerência, o que fez o circo ter uma nova estética.
1 — Segundo o texto, responda:
Circo Tradicional Circo Novo – Circo Turma da Mônica
a) Quais elementos no Circo Tradicional não estão mais presentes nas apresentações?
a) Quais elementos foram introduzidos no Novo Circo?
2 — Pesquise quais são os principais circos que se enquadram no movimento artístico do Novo Circo.
3 — Escolha um espetáculo de um desses circos e descreva qual o tema é abordado neste espetáculo.
Caro(a) estudante, chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima...
SEMANA 3 PET 2
AULA 9
Os bastidores
da cena: os profissionais da arte
Uma produção de arte
envolve diferentes tipos de profissionais. Nas artes visuais, o artista pode
tra-balhar tanto individual como coletivamente, muito embora seja mais
recorrente a criação individual. Porém, para divulgar e vender as obras,
precisa de profissionais especializados nessas funções e que tenha contatos com
as instituições que podem receber essas obras. A dança, o teatro e as artes
circen-ses, por produzirem artes, cenas e espetáculos, necessitam do
envolvimento de outros profissionais, além dos bailarinos, atores e artistas do
circo para concretizar a obra. Como o bailarino irá iniciar a música sendo que
tem de estar no palco? E o ator, como vai acender a luz sendo que precisa estar
atrás das cortinas? Nos bastidores das artes cênicas são necessários
profissionais que são especialistas em cada detalhe da composição do espetáculo
para que os profissionais da dança, do teatro e do circo possam expressar toda
a concepção da cena.
Figura 1:By Жанна Маралева – Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.
wikimedia.org/w/index. php?curid=82139727
Figura 2:
|
|
Foto de Quinten Van
|
|
Kerrebroeck no Pexels
|
|
|
Figura 3:
|
|
|
Imagem de Ron Porter por Pixabay
|
|
|
Para um
espetáculo de dança, teatro ou artes circenses, na maioria das vezes (em
contextos profissionais), tem esses profissionais em comum: figurinista,
maquiador (a), sonoplasta e cenógrafo (a).
1 — Complete os espaços com as profissões
correspondentes:
O/A é
responsável por desenvolver, por meio de cosméticos, a alteração da aparência
ou do corpo do artista a fim de caracterizá-lo para o personagem.
0/A __________________ deve criar a roupa que irá identificar o personageme dar uma estética para o espetáculo como um todo. O/A _______________irá desenvolver o cenário que ambienta a cena, trazendo imagens e símbolos que vão dar coerência para a narrativa desenvolvida na cena.
O/A __________________ é responsável por escolher sons e trilhas sonoras para compor sonoramente a encenação e operá-lo durante o espetáculo.
2 — A partir de suas habilidades, qual dessas
profissões você acredita ter mais aptidão para exercer? Explique o motivo de
sua escolha.
SEMANA 2 PET 2
AULA 8
Artes circenses: o que pode o corpo?
O corpo é a chave fundamental da existência humana. Por meio do corpo, criamos relações, sentidos e expressões. O corpo é visto de diferentes maneiras nas diferentes sociedades ao longo dos tempos. Na Antiguidade, o corpo era cultivado por meio do esporte, a Idade Média ou o corpo foi compreendido como o lugar do pecado, no período Moderno ou o corpo foi observado como a unidade biológica e social e, na Contemporaneidade, o corpo é valorizado pela individualidade da pessoa e a diversidade. Nesse sentido, o corpo na Arte foi representado de diversas maneiras, de acordo com os ideais de cada época. A dança, o teatro, o circo e a música tocam a ação do corpo para a arte se concretizar. Cada uma dessas linguagens artísticas (circo, dança, música e teatro), a seu modo, pesquisam e exploram como possibilidades do corpo para criar expressões estéticas.
1 - Pesquise em dicionários ou em outros meios e anotações sobre algumas das artes circenses:
a) Malabarismo
a) Acrobacia
b) Contorcionismo
c) Equilibrismo
d) Equilibrismo
e)Ilusionismo
f) Palhaçaria
2 - Você já assistiu alguma apresentação de artes circenses? Onde você assistiu? Quais foram suas impressões?
SEMANA 1 (PET 2)
AULA 7
A Arte e eu: as
artes em minha vida
A Arte
pode estar presente em nosso cotidiano de diferentes maneiras, de acordo com o
nosso olhar e percepção do que é Arte. O que é Arte para você? Se olhar à sua
volta, poderá examinar diferentes objetos. Quais deles você classifica como
sendo Arte e quais você não classifica como Arte? E quando um desses objetos se
torna Arte?
A fonte (1917), de Marcel Duchamp (Photoshop (me),
original photo GNU from Gtanguy –
http://fr.wikipedia.org/wiki/Image:Urinoir-duchamp.jpg, Domínio público,
https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1842050”. Acesso em:
17/06/2020.
Você
conhece essa obra? Já ouviu falar desse artista? O que você vê na imagem? Que
objeto é esse? Esse objeto é utilizado em qual circunstâncias no cotidiano? Por
qual motivo ele foi exposto em uma galeria de Arte? — Dica: fique à vontade
para fazer pesquisas sobre a obra e o artista.
A objeto
de arte “A fonte” quebrou paradigmas na produção de arte no início do século
XX, abrindo cami-nhos para refletir sobre a produção de arte da época e
ampliando as possibilidades de criação artística. Com isso, mais do que tentar
definir o que é arte, o importante é compreender quando algo é para cada
contexto, pois aquilo que pode ser artístico para uma pessoa ou um grupo pode
não ser para outros conjuntos de pessoas.
Agora responda:
1 — Para você, “A fonte” é uma obra de arte? Por quê?
2 — Quais sensações essa imagem te provocou?
3 — Se você fosse em uma exposição e se deparasse com a “A fonte”, qual
seria sua reação?
SEMANA 6
AULA 6
ANALISE DE UMA OBRA DE ARTE
A análise pode ser objetiva (ou visual), em que se descreve os elementos como são vistos, ou subjetiva (ou simbólica), que descreve os nossos sentimentos aquando da visualização da obra.
Podemos ainda analisar uma obra segundo um ponto de vista formal(ou estético)que analisa toda a sintaxe visual(composição) com contexto histórico, temática, organização de elementos – o que envolve uma pesquisa mais abrangente.
Nesta aula vamos unir todos os conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores para analisarmos algumas obras de arte. Vamos lá! Lembre-se de observar os elementos e características dos movimentos artísticos.
“O Nascimento de Vênus” Sandro Botticelli – 1485.têmpera sobre tela - 280 x 180 cm -
Galleria degli Uffizi, Florença, Itália
01- De acordo com a imagem responda:
Autor: Nome da obra: Data: Qual movimento artístico:
O que você vê na obra?
Quais sensações ela transmite?
Quais as cores predominantes?
“Balão Vermelho”, 1922, Paul Klee,: Óleo sobre gaze com base de gesso, montada em madeira ,31,7cm x 31,5cm ,Guggenheim Museum, Nova York, Estados Unidos
02- De acordo com a imagem responda:
Autor: Nome da obra:
Data: Qual movimento artístico:
O que você vê na obra?
Quais sensações ela transmite?
Quais as cores predominantes?
Banhistas em Asnières, 1884, óleo sobre tela,201 x 300 cm, Georges Seurat,
National Gallery, Londres.
3. De acordo com a imagem responda:
Autor: Nome da obra:
Data: Qual movimento artístico:
O que você vê na obra?
Quais sensações ela transmite?
Quais as cores predominantes?
Os Construtores, 1950, óleo sobre tela, 299,8 x 200 cm, Fernand Léger, Musée National Fernand Léger, Biot, França.
4. De acordo com a imagem responda:
Autor: Nome da obra:
Data: Qual movimento artístico:
O que você vê na obra?
Quais sensações ela transmite?
Quais as cores predominantes?
A cuca, 1924 - Tarsila do Amaral, atualmente se encontra no Museu de Grenoble, na França,
e tem 73cm por 100cm.
5. De acordo com a imagem responda:
Autor: Nome da obra:
Data: Qual movimento artístico:
O que você vê na obra?
Quais sensações ela transmite?
Quais as cores predominantes?
________________________________________________________________
SEMANA 5
AULA 5
A HISTÓRIA DA ARTE – PERÍODOS NA LINHA DO TEMPO (continuação)
PÓS
SEC.XX
Fauvismo (Século 20)
Corrente artística
famosa em 1905 pela liberdade com que os artistas usavam tons puros, nunca
mesclados, manipulando – os arbitrariamente, e que deram origem a superfícies
planas. As pinceladas nítidas construíram bases lisas, iluminadas por
vermelhos, azuis e alaranjados.
Expressionismo (Século 20)
Movimento cultural de vanguarda
surgido na Alemanha, focado na interiorização da criação artística, projetando
na obra uma reflexão individual e subjetiva.
Cubismo (Século 20)
Período que remonta
ao ano de 1912, conhecido por tratar as formas da natureza por meio de figuras
geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. Para
complementar, elementos heterogêneos – como recortes de jornais, pedaços de madeira
e cartas de baralho -, foram agregados a superfície de telas, dando origem ás
famosas colagens.
Futurismo (Século 20)
Conhecido como
concretização da pesquisa no espaço bidimensional.
Procurou-se neste estilo
expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço.
Dadaísmo (Século 20)
Sua proposta era de
que a arte ficasse solta das amarras racionalistas e fosse apenas o resultado
do automatismo psíquico, selecionado e combinado elementos por acaso. Sendo a
negação total da cultura, o movimento defendeu o absurdo, incoerência, e desordem e o caos.
Abstracionismo (Século 20)
Esta arte suprimiu a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e
os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao
espírito. As formas e cores são organizadas da tal maneira que a composição
expressa uma concepção geométrica.
Surrealismo (Século 20)
Corrente artística moderna de representação do irracional
e do subconsciente, que surge todas as vezes que a imaginação se manifesta
livremente. Por meio de qualquer
forma de expressão em que a mente
não exercesse qualquer controle, pintores tentavam recriar as imagens do subconsciente.
Op–art (Século 20)
A expressão vem do inglês opticalarte e significa “arte óptica”, que defendia menos
expressão e mais visualização. Apesar do rigor com qual é construída, surgiu em
1950 e simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante,
porém excessivamente cerebral e sistemático mais próximo das ciências do que
das humanidades.
Pop-art (Século 20)
Movimento criado em 1954, representa os produtos da cultura popular da
civilização ocidental, sobretudo dos Estados Unidos, que têm poderosa
influência na vida cotidiana na segunda metade século 20. Uma arte figurativa, em oposição ao
expressionismo abstrato. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos
quadrinhos, do cinema e da publicidade.
Muito bem! Este foi apenas um resumo bem simplificado de cada
movimento/período artístico, posteriormente aprofundaremos em cada movimento.
01-
Assim como os movimentos anteriores ao Séc. 20, vamos analisar com calma cada uma das imagens e relacioná-las aos seus
períodos/movimentos artísticos. Peço então que resumam em 2 linhas cada um dos movimentos acima, para que memorizem o
que é mais importante.
02-
Agora faça uma análise crítica de
como a arte vem evoluindo ao longo dos séculos.
Bom
trabalho e boa semana!
SEMANA 4
AULA 4
A HISTÓRIA DA ARTE – PERÍODOS NA LINHA DO
TEMPO – BREVE RESUMO
A gênese da pintura
vem dos homens das cavernas e se manifestou por meio dos movimentos artísticos ao longo do tempo, com referências marcantes
e diferenciadas. Por intermédio da luz,
das cores e das formas e possível
expressar a concepção
do mundo, afinal,
a pintura nada mais é do que a manifestação artística mais
conhecida de público.
Este segmento vive
hoje um momento assinalado por grande liberdade estilística e cultural, chamado
por muitos de período pós-moderno, no qual é possível coexistirem diversas
tendências do passado. Para retratar esse fenômeno, estão relacionadas a seguir
os principais movimentos artísticos, de forma concisa, complementadas por datas
que assinalam as épocas nas quais foram feitos seus primeiros registros na
história.
A seguir vamos
conhecer resumidamente dos períodos e movimentos artísticas ao longo da nossa
história até o Século 19.
Arte Rupestre (20.000 a.C.)
Considerada a
expressão artística mais antiga da humanidade, foi realizada em cavernas,
grutas ao ar livre. Para criar figuras foram usados corantes naturais, foram
usados corantes naturais, fabricados a partir da terra, e a tonalidade preta
era obtida do carvão vegetal. Acredita-se que esses símbolos são de profunda
importância para sociedade pré-histórica,desempenhando talvez uma função
mágica ou até mesmo ritualística.
Arte Egípcia (3.000 a.C.)
Os artistas estavam
mais interessados na arquitetura e na escultura, por isso muitas pinturas que
ainda permanecem são decorações de tumbas – motivo de conservação. As figuras
são essencialmente simbólicas e seguem rígidos padrões de representação,
mostradas de ângulos que as identificam facilmente em uma escala que se baseava
na hierarquia.
Arte Grega (Século 9 a.C.)
Poucos exemplares
resistiram à ação do tempo, pois os gregos pintavam diretamente sobre painéis
de madeira. Para se ter uma ideia de suas propriedades, e imprescindível
estudar a pintura decorativa de vasos, na qual a preocupação com a anatomia e o
homem são as principais temáticas.
Arte Romana (Século 8 a.C.)
Com influência da
arte grega, entre os gêneros populares estavam o retrato, a paisagem e as
pinturas triunfais e populares que expressavam a realidade vivida. Os suportes
eram a madeira, o tecido (linho) e o marfim para painéis portáteis, e a pedra e
o estuque para a pintura mural.
Arte Gótica (Século 13)
A pintura durante esse movimento
era praticada em quatro principais ofícios: iluminura de manuscritos, afrescos,
painéis e vitrais, ganhando destaque nos últimos três séculos da Idade Média.
Na verdade, a arte era vista como um recurso
didático para difundir o Cristianismo, exposta como ícone, para intensificar a
contemplação e a prece.
Renascimento (Século 14)
Período que marcou o
final da Idade Média e começo da Idade Moderna, no qual as telas conquistaram
um espaço cênico, suportado por princípios matemáticos e pelas perspectivas
linear, rigorosa e científica que permitiram um tratamento real do espaço e da
luz.
Barroco (Século 16)
Este estilo remete a
uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas
paisagens e na natureza morta. Composição assimétrica, em diagonal, acentuado
contraste de claro – escuro e escolha de cenas no seu momento de maior
intensidade dramática são as principais características.
Rococó (Século 17)
Este estilo remete a
uma pintura realista, concentrada nos retratos no interior das casas, nas
paisagens e na natureza morta.
Composição assimétrica, em diagonal, acentuado contraste de claro-escuro e
escolha de cenas no seu momento de maior intensidade dramática são principais
características.
Neoclassicismo (Século 18)
Período caracterizado por
pinturas de forte realismo, em que o traço linear assume maior importância que a aplicação da cor. As figuras
assumiriam uma postura rígida, na qual a luz artificial direcionada ajudou na
criação de imagens solidas e
monumentais.
Romantismo (Século 18)
Este não foi um
estilo unificado em termos de técnica ou temática, pois o principal objetivo deste
movimento foram os ideias individuais de cada pintor, que favoreceram o
nascimento de liberdade de escolha, de um senso de integridade e independência,
e de um espírito avesso ás convenções estilísticas de sistemas de valores
genéricos e impessoais.
Realismo (Século 19)
Datado em 1850, foi
utilizado para designar formas de representação objetiva da realidade. Como
doutrina estética, o realismo surgiu na França. O enfrentamento direto e
imediato da realidade, com o auxílio das técnicas pictóricas, descartou o ilusionismo
por parte dos artistas.
Impressionismo (Século 19)
Corrente pictórica
inaugural da arte moderna iniciada em 1860, caracterizada pelo registro da
experiência contemporânea: observação da natureza com base em impressões
pessoais e sensações visuais, suspensão dos contornos dos claro–escuras
pinceladas fragmentadas; aproveitamento da luminosidade e uso de cores
complementares, favorecidos pela pintura ao ar livre.
Muito bem! Este foi apenas um resumo bem simplificado de cada movimento/período artístico, posteriormente aprofundaremos em cada movimento.
ATIVIDADE
01- Agora é hora de
analisar com calma cada uma das imagens e relacioná-las aos seus
períodos/movimentos artísticos.
02- Peço então que resumam
em 2 linhas cada um dos movimentos acima, para que memorizem
o que é mais importante.
Bom trabalho e boa semana!
_________________________________________________________________
SEMANA 3
AULA 3
SEMANA 3
AULA 3
Nesta semana iremos introduzir os movimentos artísticos par isto você precisa saber o que é um movimento artísticos. Então vamos lá!
MOVIMENTOS ARTÍSTICOS
Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou
objetivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um restrito período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).
Os movimentos artísticos foram especialmente importantes na arte moderna, onde cada movimento consecutivo era considerado como vanguardista.
Os movimentos quase que desapareceram completamente na arte contemporânea, onde prevalecem o individualismo e a diversidade.
Os historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas. Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Contemporânea e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna.
Apresenta-se a arte por meio da linha do tempo histórica, por considerar ser mais didática.
Considera-se o impressionismo como o primeiro movimento a incorporar a maioria dessas características. No passado, sobretudo desde a constituição da chamada arte autónoma - quando o fazer artístico se desprende da sua função religiosa, seguindo "em direção a formas cada vez mais independentes, como o mecenato secular e finalmente a produção para o mercado” - a História da Arte tratava de períodos, escolas, tendências ou estilos (o período renascentista, a escola flamenga", o gótico" e a tendência romântica, por exemplo).
A constituição de movimentos artísticos ocorre a partir do final do século XIX, com o impressionismo e será a marca da arte moderna da primeira metade do século XX, quando cada movimento era considerado como uma nova vanguarda artística.
Um movimento artístico é caracterizado por ideias comuns, data de criação, local, participantes e, em alguns casos, por um manifesto.
Agora que você já entende o conceito de Movimentos artísticos vamos revisar!
01- O que é um movimento artístico?
02- Como podemos caracterizar um movimento artístico e diferenciá-lo um do outro?
03- Analisando as informações do texto vamos analisar: qual a importância de se estudar e conhecer os movimentos artísticos? E o que este conhecimento influência no mundo artístico contemporâneo?
SEMANA 2
AULA 2
A primeira fotografia colorida seria criada alguns anos depois, em 1861, pelo físico escocês James Clerk Maxwell (1831-1879). Contribuíram nesta empreitada Gabriel Lippman (1845-1921), os irmãos Auguste (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948). Mais tarde, os irmãos conseguiriam colocar as imagens em movimento, fato que daria origem ao cinema.
1) Organize com seus amigos ou familiares um momento para elas serem fotografados. Use o seu celular e monte um cenário dentro de casa ou pode ser ao ar livre.
2) Após tirar a fotografia, reproduza ela em dois filtros ( preto e branco) e o (colorido) normal. Faça uma análise dessas duas imagens e descreva de qual mais gostou e porque.
**Guardem a fotografia para uma avaliação futura e montagem de uma exposição.
________________________________________________________________
SEMANA 1
AULA 1
FOTOGRAFIA
As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350 a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar. Muitos foram os pioneiros que pesquisaram como fixar uma imagem no papel. "Tirar fotografia", "fazer um retrato" tornou-se moda entre todas as classes sociais na segunda metade do século XIX. A primeira fotografia propriamente dita foi obra do francês Joseph Niépce (1763-1828). Ele estudava as propriedades do cloreto de prata sobre papel desde 1817 e obteve sua grande obra no verão de 1826.
Vamos treinar!
Observe uma paisagem, fotografe essa paisagem e reproduza um desenho a partir dessa imagem fotográfica.
Fotografe uma paisagem vista da sua casa. Observe pela janela ou saia no quintal.
é importante frisar que devemos ficar em casa neste momento.
** Toda atividade deve ser realizada no caderno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário