AULA 8º2

SEMANA 4 PET 2
AULA 10


Design

 

Design refere-se a concepção de um objeto, utensílio, móveis, embalagens, publicidade, dentre outras, planejando-o sua forma e funcionalidade. Tudo que está ao nosso redor tem um designer, que pode ser mais simples ou mais arrojado. O design pode ser utilizado de maneira artística, tanto no cotidiano, como peças de decoração, quanto produto artístico para apreciação. Por isso, em algumas situações, os designers dos produtos estão ligados a algum conceito ou ideia que o artista idealizou.

Escada Santos Dumont


Santos Dumont, o brasileiro inventor do avião, era muito supersticioso e criou uma escada que  é possível começar a subir ou descer com o  direito. Você conhece a expressão “começar com o  direito”? Essa expressão quer dizer que se começar com o  direito tudo irá dar certo, por isso ele criou essa escada para nunca começar com o  que “dá azar” (O PÉ ESQUERDO)


Copo Coca-Cola

 A marca de refrigerantes durante alguns anos foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo de Futebol da FIFA. Em uma das edições, foi criado um copo cujo designer possuía formato similar à da taça recebida pelo vencedores da competição.

Cadeira Salsa de Pedro Paulo Franco

 

O artista recriou um par de cadeiras clássicas dando a elas um conceito inspirado em contos de fadas: cadeiras dançantes. As cadeiras podem ser usadas normalmente, mas tem essa concepção artística-conceitual.



1 —Pense em um objeto que você usa com frequência:  ______________
2   —   Imagine mudanças que você faria para que ele expresse uma ideia ou um conceito. Não se preocupe se essa mudança alterar totalmente o objeto; lembre-se que o design de um produto pode ser para decoração ou um objeto de arte.

3 —   Desenhe o objeto com as mudanças idealizadas no espaço abaixo e  um título para sua criação.

—   Quais são as ideias e/ou conceitos presentes em sua criação?


Caro(a) estudante! Chegamos ao fim de uma trilha de aprendizagens composta por quatro semanas. Espero que você tenha aprendido muito. Guarde suas anotações e atividades para compartilhá-las com seu professor e colegas no retorno às aulas. Até a próxima...


SEMANA 3 PET 2
AULA 9

Cerâmica do Povo Xakriabá

 

A cerâmica é uma técnica utilizada por diversos povos em todo mundo desde a antiguidade. As cerâmicas são produzidas com diferentes tipos de barros, sendo a argila a mais predominante. Após a modelagem do barro com o formato desejado, o objeto é queimado em fornos específicos para assar cerâmicas, em altíssima temperatura. Após passar pelo fogo, o barro fica resistente

e pronto para ser usado. As cerâmicas podem ser feitas tanto para serem usadas no cotidiano (copos, pratos, bules, etc.), quanto para decoração.

 

Em Minas Gerais, o Povo Xakriabá tem em sua cultura a prática de produção de cerâmicas. Trata-se de uma etnia indígena localizada no Norte de Minas Gerais, do lado esquerdo do rio São Francisco, próximo à Bahia. A comunidade tem resgatado a prática ceramista, demonstrando quanto ela é importante. Desse modo, os ensinamentos da produção de cerâmica estão presentes na escola tanto para crianças, quanto para adolescentes. Os adultos têm à disposição espaços culturais dentro do território Xacriabá para produzir cerâmicas.


1    —    Pesquise quais são os tipos de cerâmica existentes.

2      —   Algum desses tipos é produzido em sua cidade ou região? Se sim, quem as produz?

3 - Com ajuda de seus pais/responsáveis, observe se em sua casa tem alguma cerâmica. Escreva abaixo qual é o objeto, qual o tipo de cerâmica e se é utilizada no cotidiano ou decorativa.

OBJETO

TIPO DE CERÂMICA

UTILIDADE

1.
2.
3.
4.


SEMANA 2 PET 2
AULA 8
 

Em algumas técnicas das Artes Visuais se faz o uso da materialidade para concretizar obras. Ou seja, recorre-se a materiais diversos (pedra, madeira, papel, tinta, ferro, barro, folhas, vidro, etc.) para compô-las. As obras podem ser classificadas como bidimensional ou tridimensional.

 

Bidimensional: Uma pintura ou desenho é considerado bidimensional quando ocupa duas dimensões no espaço, isto é, altura e largura. Essa técnica pode ser utilizada em desenhos, recortes e colagens planas, montagens planas e pinturas.

 

Tridimensional: Uma pintura ou desenho é considerado triidimensional quando ocupa três dimensões no espaço ou seja, altura, largura e profundidade. Essa técnica pode ser utilizadas As esculturas, a elaboração de modelagens, armações, papelagens e pietagens.

 

1    —    Analise as imagens e classifique-as como bidimensional ou tridimensional. Indique qual técnica utilizada.

 

DESENHO — CERÂMICA — ESCULTURA — ANIMAÇÃO

FIGURA 1

FIGURA 2
FIGURA 3

FIGURA 4


FIGURA 1_____________ TÉCNICA__________

FIGURA 2_____________ TÉCNICA__________
FIGURA 3_____________ TÉCNICA__________
FIGURA 4_____________ TÉCNICA__________

2. Em sua opinião, quais materiais são utilizados em cada obra?

FIGURA 1 ___________________________

FIGURA 2 ___________________________

FIGURA 3____________________________

FIGURA 4____________________________




SEMANA 7 (PET2)
AULA 7
1    —    Leia as definições 
abaixo. Relacione as 
definições às imagens e depois coloque os nomes das imagens a técnica ao nome das  obras.

a. Técnica de aplicar pigmento em forma pastosa, líquida ou em pó a uma superfície, a fim de colori-la.
b. É uma técnica que utiliza uma matriz para produzir a imagem. Essa técnica é muito semelhante ao carimbo
c. Arte que se expressa pela criação de formas plásticas em volumes ou relevos, seja pela modelagem de substâncias maleáveis e/ou moldáveis, seja pelo desbaste de sólidos.
d. Fotogramas desenhados ou de computação gráfica que são repetidos com pequenas modificações, gerando uma sequência de imagens em movimento.




ANIMAÇÃO
Filme Moana (Disney)
GRAVURA
Xilogravura de Cordel
PINTURA
Abaporu – Tarsila do Amaral
ESCULTURA
Carranca

2 —   Escolha uma das técnicas acima e realize uma pesquisa sobre outras informações sobre essa técnica. Você pode utilizar seu livro didático, dicionários, conversar com pais/responsáveis, amigos, vizinhos, parentes e, se possível, 
consultar a internet.
     3 
Indique alguns exemplos de obras importantes que 
foram feitas com a técnica de pintura que você 
escolheu.



SEMANA 6
AULA 6

A Origem do Teatro no Brasil

O teatro brasileiro teve sua origem no século XVI, em 1564, quando o Brasil passou a ser colônia de Portugal. Os padres da chamada companhia de Jesus, os Jesuítas, vieram para catequizar os índios, e com isso trouxeram suas influências culturais como a literatura e o teatro. Este então foi usado como instrumento pedagógico, em princípio para a educação religiosa, já que os índios tinham uma tendência natural para a música e a dança, e sendo assim os Jesuítas se utilizaram de elementos da cultura indígena e perceberam no teatro o método mais eficaz como instrumento de "civilização". Pelo fascínio da imagem representativa, o teatro era muito mais eficaz do que um sermão, por exemplo. Nota-se, portanto, que a origem do teatro no Brasil é religiosa, assim como boa parte das manifestações culturais. Nessa época o Padre Anchieta era o responsável pela autoria das peças, ele escreveu alguns Autos como "Na festa de São Lourenço", também conhecido como "Mistério de Jesus", e o "Auto da Pregação Universal", escrito entre 1567 e 1570, e representado em várias regiões do Brasil, por vários anos. No entanto, o principal objetivo era a catequese, por isso com esses elementos também estavam os dogmas da Igreja Católica. Sendo assim, as comédias e tragédias eram pouco representadas. A opção ficava com os autos sacramentais, que tinham caráter dramático, e, portanto, estavam impregnadas de características religiosas. Até 1584 as peças eram escritas em tupi, português ou espanhol, quando então surgiu o latim. Os autos tinham sempre um fundo religioso, moral e didático, representados por personagens de demônios, santos, imperadores e algumas vezes apenas simbolismos, como o amor ou o temor a Deus. Os atores eram os índios domesticados, os futuros padres, os brancos e os mamelucos. Todos amadores, que atuavam de improviso nas peças apresentadas nas Igrejas, nas praças e nos colégios.

Elementos do teatro:
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
Cenografia: Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação.
Figurino: É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com o que o diretor queira.
Maquiagem: A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores.
Sonoplastia: A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena.
Iluminação: A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas.
ATIVIDADES
Depois de ter feito a leitura atenta dos textos e observado as imagens ilustrativas responda em seu caderno às seguintes perguntas. Lembre-se de que você pode consultar também o assunto em sites de pesquisa na internet. Cada pergunta possui, no início, o texto no qual ela foi tirada. Copie as perguntas e responda-as no caderno.
1.     Como o teatro no Brasil foi utilizado quando chegou ao Brasil?
2.     Quem era o principal autor da epóca?
3.    Quais são os elementos do teatro.
4.    Cite as características da cenografia e do figurino.

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SEMANA5
AULA 5

A Origem do Teatro:

A origem do teatro remonta ao homem primitivo e a todas as suas formas rituais. O teatro surgiu na Grécia, em Atenas, por volta de 650 a.C., e surgiu a partir das celebrações realizadas sobretudo, para o deus Dionísio, divindade das festas, fertilidade e vinho. O teatro, enquanto evento é um termo de origem grega que designa, simultaneamente, o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história, que desperta, na plateia, sentimentos variados. O teatro enquanto espaço, além de designar “a arte do espetáculo”, também se refere ao prédio onde podem se apresentar várias formas de arte.

Elementos teatrais:

Texto teatral: É a obra de ficção que deve conter no seu interior o seguinte esquema:
·    Apresentação.
·    Desenvolvimento.
·    Solução do conflito.
Esse processo construtivo sugere a ideia de unidade da ação, tempo e lugar. Estimulando o interesse do público.
A dramaturgia: Dramaturgia é a arte de escrever peças de teatro, sendo o dramaturgo a pessoa responsável pela composição dos textos.
Atores: São aqueles que materializam o texto através da ação, emprestando ao personagem fictício, sua voa e expressão.
Público: É o que assiste ao espetáculo. É o que vê a obra de arte.

EXERCICIO INTERPRETATIVO

Leia o resumo a seguir da peça teatral “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare: Supostamente criada entre 1593 e 1594, a clássica peça Romeu e Julieta, de Shakespeare, atravessou gerações e gerações e tornou-se uma obra-prima da literatura ocidental. A história, passada em Verona, interior da Itália, tem como protagonistas os apaixonados Romeu Montecchio e Julieta Capuleto.
Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente. Romeu já estava enamorado de Rosalina quando conheceu a filha da família rival. Encantado pela moça desmanchou o compromisso que tinha com Rosalina e fez de tudo para ficar com a sua alma gêmea. Julieta também tinha planos futuros com Páris, um rapaz de nome em Verona, no entanto, abandona todos os desejos da família para seguir o seu coração. A passagem mais lembrada da peça é aquela presente na cena II do Ato II. Romeu vai até o jardim dos Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada:
ROMEU: “_Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido...” (Julieta aparece na sacada de uma janela) “_Silêncio! Que luz é aquela na janela? É o sol nascente, é Julieta que surge! Desperte, sol, e mate a lua ciumenta, que está pálida e doente de tristeza, pois vê que você é mais perfeita que ela! Deixe de servi-la, já que ela é tão invejosa! Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala. Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e os astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apoia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!
JULIETA: “_ Ai de mim!”.

ROMEU: “_Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite, que faz os mortais arregalarem os olhos e torcerem o pescoço para vê-lo, quando cavalga as nuvens preguiçosas e veleja pelo ar sereno.
JULIETA: “_Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto”.
Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido e idealizado, condenado pela família de
ambos. Casam-se às escondidas, a celebração é realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu. Por uma briga que acaba gerando a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu), o príncipe de Verona resolve exilar Romeu. Desesperada com a partida do amado, Julieta pede auxílio ao frade franciscano que realizou o casamento.
A ideia do frade é que Julieta tome uma poção que faça com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte. Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido. Julieta, ao acordar, descobre que o amado está morto e, com um punhal, também dá cabo da própria vida.
A história de amor é trágica, o único consolo que resta ao leitor é saber que, após as catastróficas mortes dos protagonistas, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.
1. Depois de ter lido o resumo da peça teatral de William Shakespeare e conhecido o seu final trágico, reescreva em seu caderno um final feliz para o casal Romeu e Julieta. Seja criativo. Escreva, no máximo, 10 linhas contado como seria se Romeu e Julieta não tivessem se matado no fim da história.

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SEMANA 4
AULA 4

A ARTE EM 
“ O MÁGICO DE OZ”


“O Mágico de Oz” é um obra ficcional da literatura infantil que apresenta a história de Dorothy, uma garota órfã que mora com os tios em uma fazenda.
Devido a um forte ciclone, a jovem foi parar em uma terra encantada e sua tentativa de voltar para casa envolve uma série de aventuras ao passo em que ela faz novos amigos um tanto diferentes, como o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão Covarde e o grande Mágico de Oz.

Análise da obra “O Mágico de Oz”

Publicado em 1900, “O Mágico de Oz” foi escrito por L. Frank Baum e é o primeiro de uma série de catorze livros que relata as aventuras da menina Dorothy na fantástica Terra de Oz, tornando-se um clássico da literatura entre crianças, jovens e adultos.

Oz foi originalmente uma criação de Baum. Depois de seu falecimento outros escritores escreveram mais 26 outros livros sobre a Terra de Oz, acrescentando suas próprias criações e aventuras.
Considerada um best-seller ao longo de todo o século XX, traduzido para praticamente todos os idiomas, o livro sempre foi comparado a obra de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas”.

L. Frank Baum sempre defendeu que a leitura de livros infantis não deveria despertar tristeza ou sentimento ruim no leitor. Apesar da existência de bruxas más e enrascadas na sua história, ele não estimula a maldade, a vingança e o sofrimento.

Mesmo com enredo fantasioso, é possível detectar representações sociais na obra. Os amigos de Dorothy podem ser apenas um Espantalho, um Lenhador de Lata e o Leão Covarde para as crianças, porém para os adultos podem representar a inteligência, a bondade e a coragem. Além disso, indicam os três reinos da natureza: animal, vegetal e mineral.

Esta obra é tão famosa que conseguimos encontrá-la em diversos formatos e linguagens artísticas como : Livro, Cimena, Teatro, Espetáculos de Dança, pinturas e até Revista em Quadrinhos.





Com base nos textos e nas imagens responda:


01 – Você já conhecia a obra “ O Mágico de OZ”? O que mais lhe chama a atenção nas imagens acima?





02– O Mágico de OZ é uma importante obra literária. Ela permite apenas uma forma de linguagem? Porquê?




03  - Cite algumas das possibilidades de manifestação artística que podem ser executadas através da obra “O Mágico de OZ”.




04  - Vamos criar? Agora que você já conhece a obra e tem referências através de imagens, crie uma nova história em quadrinhos contando um pouco sobre possíveis aventuras da Dorothy e seus amigos em tempos de pandemia. Seja criativo, busque outras referências e tenha bastate capricho!



Saiba mais! Caso tenha interesse em ler o livro acesse o link abaixo:


Bom trabalho e boa semana!

SEMANA 3
AULA 3

A ARTE NA SOCIEDADE INDUSTRIAL


Arte & Sociedade

A arte deste século entrou em contato com fatos novos, muitos diferentes das transformações culturais que as sociedades vinham realizando ao longo do tempo.

· Revolução  industrial  (séc.  XVIII)  -    surgimento de maquinas possibilitando um amplo conhecimento ao homem;
·   Utilizar melhor o tempo – fazer mais em menos tempo;
·  Objetos produzidos industrialmente X Obras de arte;

· A obra de arte considerada “sagrada”, apenas utilizada em museus.

O “fazer mecânico” atinge o “fazer artístico”

A medida em que a tecnologia invadiu os meios de produção, acabou provocando o surgimento de novas formas artísticas nas quais foi ultrapassada a rígida separação entre objetos industrializados e obras de arte.
O progresso tecnológico que se verificou nesse período bem como o desenvolvimento dessas duas atividades em nossa época mostram que a nova paixão do homem – A máquina que foi alterando profundamente a sociedade, modificando a maneira de entender a arte e alterando o verdadeiro relacionamento com tal.
A primeira alteração que se percebe dentre desde momento artístico atual é a troca de academicismos pelas vanguardistas:
·Deixa de ser resultado “exclusivo” dos trabalhos da “mão do artista”;
·A fotografia substitui a pintura, assim o artista já não mais precisa usar as mãos.
·A fotografia é substituída pela cinematografia e todo o conjunto de procedimentos químicos e mecânicos.
O produto final dessas novas artes, portanto, está relacionado ao “fazer mecânico”, e a arte parece então ligada a maquina, não só para ser exibida, como é caso do cinema. Assim o artista perde completamente o contato com o receptor de sua obra.

Filme Tempos Modernos

O filme “tempos modernos (1936)”, protagonizado pelo o eterno Charlie Chaplin, mostra um verdadeira sociedade de consumo extinguindo a arte manual, onde velocidade e movimento são indissociáveis a vida moderna. Ser uma arte capaz de reproduzi-los é talvez um aspecto mais contemporâneo ao cinema e a maior fonte de seu encanto.


Resumo do filme: Tempos Modernos

O filme tempos modernos, mostra a vida de operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da produção artesanal, para a produção em série. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores.

Chaplin vivia o personagem Carlitos, em que era trabalhador em uma grande indústria, fazia em seu trabalho sempre a mesma coisa, diferenciando dos dias de hoje em que o mercado de trabalho quer profissionais polivalentes, mesmo realizando sempre a mesma atividade, o mercado exige que essa profissional conheça o produto final e outras diversas atividades dentro da indústria.

Não só Carlitos, como muitos outros operários viviam a exploração dentro das fábricas devido à busca do lucro pelos proprietários, fazendo com que eles fizessem suas atividades muito mais rápidas para obter um produto final em menos tempo, fazendo seu trabalho de acordo com a máquina.

Na realização de sempre a mesma atividade, Carlitos teve um colapso nervoso, não conseguindo mais parar de fazer os movimentos que fazia muito rapidamente dentro da fabrica, sendo levado a um hospital. Após Carlitos sair do hospital curado, encontra a fábrica fechada, e ao buscar outro emprego é confundido com líder comunista e vai para cadeia. Na cadeia ele frustra uma tentativa de fuga de outros presos e é liberado da prisão conseguindo uma carta de recomendação por uma autoridade. Porém, mesmo com uma boa recomendação, Carlitos não conseguia se manter em outro emprego, pois na fábrica em que trabalhava, era alienado fazendo sempre o mesmo trabalho, desta forma não sabia fazer mais nada além de apertar parafusos.

Carlitos ao conseguir outro emprego, ao realizar uma tarefa fácil de encontrar um pedaço de madeira parecido com o que possuía em mãos, tarefa tão fácil quanto apertar parafusos, mas não usando raciocínio, essa tarefa trouxe consequências desastrosas. Não conseguindo assim outro emprego, Carlitos fazia de tudo para voltar para a prisão.

Retratado no filme, uma sociedade em caos, Carlitos conheceu uma moça que vivia grande miséria, roubando comida para sobreviver, não tinha mãe e seu pai estava desempregado, seu pai foi morto, mostrando também a violência nas ruas na época. Para não ir para um abrigo, ou adoção ela foge.

Carlitos ao conseguir emprego de volta na fabrica, logo depois os funcionários entram em greve novamente, e em meio à confusão ao jogar sem querer uma pedra em um policial, Carlitos é preso novamente.

Ao sair da prisão, Carlitos se encontra novamente com a jovem, que havia conseguido emprego como dançarina em um restaurante mostrando o trabalho infantil até mesmo noturno em que hoje existem leis a serem seguidas mediante contratação de menor. Retratando também nessa parte do filme a inserção da mulher no mercado de trabalho. A jovem consegue também um emprego no restaurante para Carlitos, porém a jovem tida como vagabunda, foi procurada pela policia, mas conseguiu fugir com Carlitos.

As greves e manifestações dos empregados eram agressivamente reprimidas pelas autoridades, defendendo dessa forma os interesses capitalistas. Mas a partir de greves hoje existem melhores remunerações, diminuição da jornada de trabalho e melhores condições para o trabalhador.

 Saiba mais: Caso tenha interesse em assistir ao filme acesse este link:https://www.youtube.com/watch?v=ol9j8tFVOO8


Leia, analise criticamente os textos e imagens acima e responda:

01 – Quais as mudanças ocorreram na arte após o processo de evolução industrial?
02- O que você percebe de positivo e negativo neste processo de industrialização das artes?
03- Você já tinha conhecimento do filme “ Tempos Modernos”? Após ler o resumo ou assistir ao filme qual a mensagem você conseguiu perceber?
04 - Para você a linguagem do Cinema pode ser usada como uma ferramenta de questionamentos e de reivindicação? Porquê?
 05 - Muito bem! Agora proponho a vocês, assistirem filmes variados e tentarem entender quais as mensagens, questionamentos e ideais eles querem transmitir. Anote e guarde no caderno!




SEMANA 2
AULA 2

FOTOGRAFIA


A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam? Nesta aula vamos conhecer um pouco mais sobre a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.

O QUE É FOTOGRAFIA?
Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia.
Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.
Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno.

ALGUNS TIPOS DE FOTOGRAFIAS

Fotografia Investigativa
A fotografia já foi e ainda é muito utilizada para ajudar em casos policiais, militares e de outros tipos de segurança em geral. Com essas fotografias era possível planejar ataques, preveni-los e armazenar dados para formar uma informação relevante.
Você já deve ter assistido uma série investigativa, não é mesmo? É bem comum, nessas séries, aparecer legistas ou demais profissionais tirando fotos do local do crime. Isso porque serve como forma de armazenar aquela informação ou utilizar para estudar posteriormente. Nesse estudo, é possível notar em algumas informações não notadas na hora da apuração do crime, por exemplo.
Conhecendo o Fotojornalismo
Você já reparou que quando vai ler um noticiário tem algumas fotos impactantes que demonstram qual o teor da matéria? Sim, no caso do fotojornalismo a imagem deve dizer mais que as palavras e os fotógrafos dele utilizar de vários recursos (como o enquadramento, por exemplo), para contar ao leitor sobre o que se trata o assunto, antes mesmo de ler.
A fotojornalismo possui 4 gêneros, veja quais são eles:
Fotojornalismo Social: fotografias de políticas, tragédias, economia, acontecimentos regionais, estaduais ou nacionais e fotografias de tragédias.
Fotojornalismo Esportivo: fotografias de diversos esportes. Nesse caso utilize o máximo de informações para compor a fotografia, em alguns casos, quanto mais, melhor.
Fotojornalismo Policial: são, em maioria, fotografias sensacionalistas com flagrantes e imagens chocantes onde o policial prende o bandido ou houve um assassinato e por aí vai.
Fotojornalismo Cultural: Envolve os outros gêneros. Nesse estilo se utiliza de todos os recursos para deixar a foto mais chamativa ainda do que o texto para o leitor, trazendo os aspectos culturais a quem vai ler.

Fotografias de Estúdio
Esse estilo é muito conhecido, pois se trata de utilizar fundos de uma determinada cor (geralmente brancos) para conseguir editar as fotos com melhores recursos e trabalhar melhor em suas fotografias.
Normalmente, quando alguém deseja fazer um álbum fotográfico de gravidez, aniversário, fotografias anteriores ao casamento, books e outros, utilizam o espaço de um estúdio para que as fotos possam sair com uma qualidade melhor e com recursos que os fotógrafos dispõem para os seus clientes.

Selfie
Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais.
Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus recursos iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para registrar suas imagens e compartilhar com amigos.
Além das redes sociais, existem diversas outras formas de guardar as fotografias. Quem diria que, um dia, as pessoas não precisariam mais de álbuns fotográficos e não precisariam mais gastar dinheiro com revelações!

ATIVIDADE
Com base nos textos acima responda.
01 – Quais as diferenças entre os tipos de fotografias citadas nos textos (faça um pequeno resumo)?
02 - Você tem o hábito de fotografar? E o que você mais gosta de registrar?
03 – Para você qual a importância da fotografia?
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04 – O autorretrato é uma imagem que a pessoa faz dela mesma, seja através de um desenho, pintura ou fotografia. Para você a Selfie seria um autorretrato? Porquê?

05 - Muito bem, agora que você ja teve a oportunidade de conhecer os tipos de fotografias, vamos praticar. O objetivo é fotografar o seu coditiano nos tempos de pandemia, faça selfies criativas e interessantes. 
#MARQUEM O PROFESSOR E A ESCOLA NAS REDES SOCIAIS
OBS: Separe a que você mais gostar, pois iremos usá-la posteriormente!


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Semana 1
Aula 1

O QUE É UMA CHARGE???

Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social.

É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas. A charge pode vir com um ou mais personagens, geralmente personalidades públicas. Mas também costuma apresentar pessoas envolvidos na política, devido ao seu teor crítico. Podendo conter ou não legendas e balão de fala, faz uso do humor.

De origem francesa, “charger” quer dizer “carga”, ou seja, o uso do exagerado para representar alguma situação ou alguém de forma cômica. A primeira charge publicada no Brasil tinha o título “A Campanha e o Cujo", criada por Manuel José de Araújo, em 1837, em Porto Alegre.

Surgiram no século XIX e trouxeram à tona a necessidade do público de expressar indignação e insatisfação com o governo vigente. O leitor, através da charge, encontra caminhos para entender os acontecimentos ocorridos no mundo todo. O profissional que as desenha, chargista, precisa ter conhecimento dos assuntos em pauta para poder retratá-los e transmiti-los de forma objetiva.

Características da Charge

   Representa a atualidade: para entendimento da piada contida no desenho, é necessário um contexto histórico. Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida;
Linguagem verbal e não verbal: o desenho pode ser verbalizado ou não, através das legendas ou balões de textos.
  Fator social ou político: tem como tema especialmente questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou internacionais. E está em volta da satirizarão de um fato político e/ou social de relevância.
      Posicionamento editorial: normalmente pode retratar o ponto de vista do veículo comunicacional no qual a charge está sendo veiculada;
  Circulação: é considerado um gênero jornalístico, então é bastante usado pelo meio. Ou seja, sua circulação será em jornais e revistas;
  Efemeridade: retrata acontecimentos contemporâneos. A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;
  Exagero: aponta o exagero para provocar a vertente humorística; o riso. No exagero, o chargista enfatiza pontos tidos como principais. O profissional faz distorções da realidade, mas não tira a veracidade;
  Caráter: humorístico, cômico, irônico e satírico;
  Ruptura discursiva: o final inesperado trata-se de uma quebra do discurso construído na charge;
  Intertemporalidade: a charge nunca irá explicar a sua própria piada.


Abaixo veja algumas charges feitas com base no tema Iluminismo:
O Iluminismo foi uma corrente filosófica que propunha uma mudança social, política, cultural e estrutural na Europa do século XVIII e
XIX. Tinha por finalidade esclarecer o homem através do uso da razão e da valorização da ciência, pregava a liberdade de pensamento, política e econômica.


 Montesquieu (1689- 1755). Propôs a divisão dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário, cada qual com suas próprias funções, sendo independentes e harmônicos entre si; modelo este usado atualmente em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.










A monarquia não permitia nenhum tipo de contestação, impedindo a difusão do liberalismo, que de uma forma ampla pode ser entendido como a liberdade de expressão, liberdade política, liberdade econômica e religiosa.










Agora mãos na massa!!! Vamos aproveitar da nossa Liberdade de expressão e criação para produzirmos uma charge bem interessante sobre a realidade vivida em nosso país e no mundo. Analise a situação da Pandemia e faça uma charge com base nas características citadas nos texto acima.

**A ATIVIDADE DEVE SER FEITA NO CADERNO

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